31 de jan. de 2011

Agência de Publicidade - Criação Publicitária

.........................Uma Agência de Publicidade é geralmente composta por 5 setores básicos: atendimento, planejamento, criação, mídia e produção. A sessão responsável por dar vida e forma aos anúncios, requeridos pelo planejamento e baseados nas informações transmitidas pelo atendimento através do briefing, é a criação.
..........................A própria palavra criação induz qualquer mortal a pensar que os criativos das agências são seres dotados de uma capacidade imaginária sem precedentes, como se suas idéias geniais nascessem a todo instante, a cada suspiro. Mero engano. Afinal, estes seres são pessoas normais, como eu, você, o porteiro e o padeiro. Além disso, nem tudo que é criado é, de fato, criativo. Então, o que é criatividade?
.........................A ótica publicitária, segundo Roberto Menna Barreto diz que “criatividade é sinônimo de solução de problema” e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos – público, mercado - sobre os valores de um produto, um serviço, ou meramente um ponto de vista” (BARRETO, 1982 p. 69 e 149). Para Armando Sant’anna criatividade é “dar existência a algo novo, único e original” (2005, p.147), devendo ser útil e objetivar algo. Assim, em termos de publicidade, a criatividade está relacionada à solução original de um problema. Neste caso, o problema é relatado pelo cliente ao atendimento, e a solução depende do trabalho de todos os setores da agência e, em especial, da criação.
.........................As palavras de Barreto e de Sant’anna deixam claro que a raiz da criatividade na publicidade está numa boa idéia. E uma boa idéia é aquela capaz de transmitir, na medida e no tom certo, a mensagem ao consumidor, conquistando-o. Embora muitas vezes a criatividade na propaganda seja confundida com beleza gráfica ou humor gratuitos, a verdadeira criatividade deve seguir um propósito e despertar o interesse.
.........................Neste sentido, um anúncio criativo é, antes de tudo, um anúncio persuasivo e condizente com a proposta do briefing, ou seja, é eficiente. Do mesmo modo, segundo Sant’anna, é original, oportuno, persistente e motivador. Logo, um anúncio criativo é aquele que se destaca entre os demais (seja pela forma, apelo ou apresentação), é atual, conveniente, envolvente, tem credibilidade e atende aos desejos e necessidades dos consumidores.
.........................Abaixo alguns exemplos de peças publicitárias onde a criatividade está aliada uma boa produção fotográfica e os efeitos dos aplicativos de edição e composição de imagem, principalmente o photoshop.
(Clique na Imagem para Ampliar)

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