14 de jan. de 2010

Zilda Arns Neumann

Zilda Arns é um exemplo de liderança e determinação. Ela é fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, e suas ações ajudam a salvar milhares de crianças todos os anos, até mesmo fora do Brasil.
Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25/08/1934 - Porto Príncipe, 12/01/2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação.
Atualmente, Zilda coordenava aproximadamente 155 mil voluntários, presentes em 32.743 comunidades dentro de bolsões de pobreza e miséria de 3.555 municípios brasileiros. Em 2001, a Pastoral registrou uma taxa de mortalidade infantil inferior a 13 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. Só para se ter uma idéia da importância desse índice, a média nacional de mortalidade infantil no país é de 34,6 óbitos por mil crianças nascidas vivas, segundo o Unicef.Com pesar, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, informou esta semana o falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann – Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança. Dra. Zilda estava em uma missão humanitária no Haiti e o Gabinete da Presidência da República confirmou que ela encontra-se entre em as vítimas do forte terremoto que abalou o Haiti na última terça-feira, 12 de janeiro.
Dra. Zilda estava no Haiti participando da Conferência dos Religiosos daqueles país e também para motivar os líderes e voluntários da Pastoral da Criança no Haiti que trabalham com crianças, gestantes e famílias.
O velório da médica e sanitarista Dra. Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa, que morreu na última terça-feira (12), aos 75 anos, vítima do terremoto ocorrido no Haiti, será no Palácio das Araucárias , sede oficial do governo do Paraná.O corpo da médica ainda está na base do Exército em Porto Príncipe, capital do Haiti. De acordo com familiares, o corpo deve chegar ao Brasil provavelmente amanhã, dia 15.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage