9 de dez. de 2012

Importância da Fotografia na Publicidade

.........A importância da fotografia nas peças publicitárias é de longa data conhecida por criativos e empresas anunciantes. Quando falamos em fotografia publicitária devemos ter a consciência de que 90% do trabalho de encantamento em uma peça de marketing é conseqüência pela imagem criativa e de excelente qualidade. Para apresentar produtos pela Internet a importância da fotografia é ainda maior, o cliente não consegue tocar o produto então as fotos devem permitir que o cliente tenha a experiência mais real possível. Essa experiência faz com que o cliente crie empatia por sua empresa e produtos.
.........No seu livro “Publicidade: A linguagem da Sedução” Nelly de Carvalho explica que para cada tipo de público alvo deve ser usado um personagem. Na publicidade voltada ao público feminino, como produtos de beleza, o ideal é colocar mulheres com cabelos brilhosos e peles perfeitas. Geralmente, são atrizes famosas para demonstrar que elas são lindas assim devido ao tal produto.
.........Para produtos de limpeza da casa, é interessante colocar um homem como se fosse o parceiro apoiando a compra, é a ordem paterna. Para propagandas de cerveja, o ideal, digo, a regra é colocar mulheres lindas sempre com o corpo impecável, com pouca roupa, na maioria das vezes de biquíni vermelho, que possui vários sentidos como desejo, glamour, sensualidade etc.
.........As pessoas lidam muito com a aparência, principalmente em fotografias publicitárias. Um produto que tenha uma foto com pessoas sorridentes em um ambiente claro com cores alegres, o consumidor vai passar o olho e sentir vontade de comprar mesmo que ele não precise daquele produto no momento. A imagem irá satisfazer uma necessidade inconsciente de ser como as pessoas da foto, ou querer viver aquele momento. As fotos também instigam a fome e o desejo de comer, mesmo que a pessoa não esteja com fome.
.........No universo da publicidade o trabalho fotográfico está inserido em quase todos os segmentos. É uma ferramenta com tamanha capacidade de prender a atenção das pessoas com os seus recursos. Pensar em publicidade sem levar em conta a fotografia é praticamente impossível, o resto é criatividade como peças somente com desenhos, tipologia textual etc.
.........Veja os exemplos abaixo de fotos usadas conforme a necessidade da mensagem utilizada para buscar interesse visual dos consumidores.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionado: Sommelier.de.Ideias / Grupo Notícia (Samara Nogueira)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage