.........Em meados dos anos 50, David Ogilvy, renomado publicitário, pregava uma metodologia de aplicação para anúncios fotográficos. Em seu manual, deixava claro a divisão entre texto e fotografia, onde o último ocuparia boa parte do anúncio (3/4) e o texto, diagramado geralmente em colunas assim como matérias num jornal ou revista, acompanhava o rodapé da mensagem publicitária. Ainda que esta formatação sofresse variações, a composição proporcional entre texto e imagem sempre se mantinha.
.........Com o passar do tempo, e com o desenvolvimento de novas tecnologias midiáticas, a fotografia passou a ocupar um papel cada vez mais importante. Concomitante com o avanço da arte moderna e contemporânea, a fotografia na publicidade foi ganhando uma linguagem cada vez menos icônica e mais simbólica. A velocidade dos processos sociais de comunicação, neste tempo, começaram a ser refletir no tempo de leitura dos anúncios, obrigando os publicitários e fotógrafos a desenvolverem mensagens sempre menos literais, que valorizassem a interação empática da mensagem com o consumidor.
.........Não somente em anúncios impressos, vemos também uma grande importância da fotografia nos comerciais audiovisuais. Com sequências mais incrementadas e com menos tempo de veiculação, os comerciais necessitavam de muitos cortes e de uma narrativa muito bem entrelaçada, na qual a fotografia (ou o diretor de fotografia propriamente dito) precisa garantir uma disposição ideal de elementos em cada plano, se utilizando de recursos mais e mais sofisticados de iluminação, entre outros efeitos visuais.
.........Veja os exemplos abaixo de fotos usadas conforme a necessidade da mensagem utilizada para buscar interesse visual dos consumidores.
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