11 de mai. de 2009

O que é Cross Merchandising?

Cross Merchandising é uma técnica que tem por finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais (merchandising). Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto (gerar interesse de compra) quando estiver comprando outro item.
Objetivos: O objetivo do cross merchandising é aumentar as vendas de produtos que normalmente são esquecidos pelos clientes, e que através de técnicas de estímulo por associação passam a adquiri-lo por impulso ou conveniência.
Exemplos: • Quando uma pessoa entra em um supermercado para comprar cerveja, vai até a prateleira onde está o produto e ao encontrá-lo visualiza bem ao lado das cervejas alguns pacotes de amendoim ou outros salgadinhos (petiscos) dando a entender que é uma combinação perfeita para acompanhar a cervejinha. Então o consumidor associa o produto com a cerveja e resolve levar alguns pacotes, sem perceber foi envolvido por uma forte estratégia de cross merchandising.
• Outro exemplo de cross merchandising é bem visível no ponto de venda dos leites, pois sempre que o consumidor vai ao mercado costuma comprar leite por isso é comum encontrar junto do ponto de venda do leite alguns achocolatados e cereais, pois quando o consumidor vai comprar o leite e visualiza os produtos (achocolatados ou cereais), mesmo que não premeditou a compra mais por ter visto o produto gerou a vontade e acaba levando-o por impulso ou conveniência.
Vantagens: • Uma das vantagens é que o investimento é praticamente zero, pois colocar um produto junto com o outro, a princípio, não custará mais nada a você e ao seu estabelecimento.
• As vendas desses produtos podem ter um acréscimo de até 15% a mais do que venderiam se estivessem apenas no seu ponto natural.
• Outra vantagem é que com essa estratégia a loja passa a oferecer mais produtos, facilitando a vida do consumidor que, ao chegar em casa, percebe que esqueceu de comprar o queijo ralado para colocar em sua macarronada, que se estivesse em um cross merchandising normalmente não esqueceria.
• Como irá aumentar as vendas de diversos fornecedores, nada mais justo que obter desconto maior no preço de custo ou na própria venda do espaço extra a ser desenvolvido o cross merchandising.
Fonte: Wikipédia
by ThunderEdy

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage