16 de set. de 2009

Musculação - Necessidade e não Vaidade

Desde a minha tese a uns 10 anos atrás sempre defendi a musculação como a melhor opção para melhorar o condicionamento físico da chamada 3.ª idade. Cada deve achar a sua melhor forma e capacidade para fazer seus exercícios dentro das suas possibilidades e sempre com orientação médica. Somos como uma máquina, que aos poucos vamos perdendo nossa capacidade de uso. E como as máquinas, se não colocamos nossas "peças" para funcionar sempre, elas aos poucos vão "enferrujando".
Cada vez mais surgem as provas que quebram o mito de que a musculação só serve para modelar o corpo e realçar a massa muscular. Atualmente ela é procurada pelos mais diversos motivos e é recomendada pela maioria dos médicos como um exercício eficaz e que faz bem à saúde.
Aumenta a massa magra: com a prática da musculação, a chamada massa magra (tecido muscular) aumenta, à medida que a gordura diminui, já que esta é a fonte de energia para a realização dos exercícios.
Ajuda a emagrecer: foi-se o tempo em que o conceito da musculação era apenas para ficar musculoso. Ela também ajuda a queimar as gordurinhas que estão sobrando no corpo. Um iniciante pode gastar cerca de 300 kcal/hora com a musculação. Mesmo depois de uma cirurgia de estômago é recomendado a começar a treinar numa academia.
Combate à flacidez: a musculação trabalha os grupos musculares separadamente, por meio de contrações e estiramento das fibras musculares. Com a prática do exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas.
Melhora a postura: com a prática da musculação, a pessoa tonifica a musculatura dorsal e consegue ficar com a postura correta. Além disso, problemas como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizados. Vale ressaltar que a musculação não trata problemas graves de coluna, mas sim os vícios de postura.
Evita lesões musculares: como os exercícios são feitos em aparelhos, o risco do praticante sofrer uma lesão é mínimo. Diminui os níveis do colesterol: a musculação ajuda a diminuir o colesterol devido ao gasto de energia. Isso porque a prática de exercício auxilia a aumentar o calibre das artérias, fazendo com que o fluxo sangüíneo fique mais forte e consiga levar os resíduos que se acumulam na artéria.
Modela: como a musculação causa microlesões na musculatura, o tecido muscular dá um estímulo para que pequenas reações bioquímicas aconteçam para a reparação das mesmas e, dessa forma, os músculos vão ganhando novas formas, mais definidas.
Quando existe um desejo, sempre haverá uma maneira. Basta querer e ter força de vontade.
Fonte Inspiradora: SiteMédico

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage