15 de jan. de 2010

A Publicidade é Um Mal Necessário?

Conheço muita gente que detesta os intervalos comerciais da TV. De certa forma, concordo com elas. A maioria das peças não atrai a atenção de ninguém, seja pelo roteiro, pela produção ou pelo trocadilho mais infame que uma piada da Praça é Nossa.
Mas isso não é motivo para odiar a publicidade e todos aqueles que trabalham nesse mercado. Afinal, como você escolhe as suas marcas favoritas no supermercado, nas lojas ou em qualquer outro estabelecimento comercial? Aposto que não é por telepatia, né?
Muitos fãs do Pânico na TV, por exemplo, criticam em comunidades do Orkut o excesso de “merchan” que Emílio e a sua turma fazem, mas eles esquecem que este bloco de anúncios é a base fundamental para a equipe ter condições de colocar o programa no ar todo domingo.
Tem gente que também odeia propaganda. Já imaginou esse crítico no meio de uma estrada, sem nada por perto, ler uma placa avisando que existe um restaurante a 1 km dali? A propaganda não foi útil para ele e ainda por cima, salvou a sua barriga de passar fome por tempo indeterminado?
É fato: toda mídia precisa das campanhas publicitárias para sobreviver, financeiramente falando. Mesmo sendo ruim, elas têm grande influência nas suas decisões de compra, seja numa promoção de supermercado ou no lançamento daquele celular desejado por todo mundo.
Já que a publicidade anda de mãos dadas com a todos os tipos de mídia, ela já faz parte da rotina das pessoas e é bem aceita quando uma peça tem uma idéia genial o bastante para prender a atenção do consumidor, como os comerciais exibidos na sessão nostalgia.
Se por acaso você faz parte do time que detesta comerciais de qualquer natureza, pense de novo. Sem querer, a publicidade serviu de cupido para você amar todas as marcas que você usa no seu dia-a-dia e a propaganda sempre te ajuda a encontrar mais rápido o que você precisa, seu mal agradecido.
Texto: Caio/Blogcitário
Achei: Blogcitário

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