12 de mar. de 2010

Glauco (Morre um Grande Cartunista Brasileiro)

Cartunista Glauco e seu filho são mortos em assalto.

Glauco Villas Boas, nasceu em Jandaia do Sul-PR em 1957. Morava, atualmente, em Osasco-SP. Um dos desenhista e cartunista mais respeitados no Brasil. Ele era filho do sertanista Orlando Vilas-Boas.
Ex-guitarrista, Glauco também já inspirou personagens de outros cartunistas. Angeli baseou-se nele para criar o Rhalah Rikota, "na época em que o Glauco era seguidor do guru indiano Rajneesh", diz Angeli.
"Eles sempre me gozaram muito por causa do meu lado místico, principalmente depois que entrei para o Santo Daime", conta Glauco. "Daimista" há anos, Glauco dirige um centro de estudos que usa a bebida feita de cipó -a ayahuasca- para fins religiosos, em cerimônias inspiradas em rituais praticados por índios da Floresta Amazônica.

O cartunista Glauco visita a oficina de jornalismo que produz o jornal "Becos e Vielas Z/S - A Voz da Periferia", parte da ONG AIC Papel Jornal, que ensina jovens do Jardim Ângela a fazerem jornais (28/05/2001).
Em 1985, ele começou a publicar suas tirinhas regularmente na Folha, onde mostrou história dos personagens Dona Marta, Cacique Jaraguá, Geraldão e Nojinsk, entre outros.
Relembre os personagens criados por Glauco e suas tirinhas.

Geraldão
Geraldão é o principal personagem criado por Glauco, solteiro, na faixa dos 30 anos, ele ainda é virgem e mora com a mãe, com quem tem uma relação neurótica. Geraldão bebe, fuma bastante, toma os remédios que encontra pela frente e adora atacar a geladeira. O personagem foi criado para o livro "Minorias do Glauco", lançado em 1981.
Geraldinho
Geraldinho é a versão criança do Geraldão. Ao invés de beber, fumar e tomar remédios, ele é viciado em refrigerantes, TV e sorvete. Seus amigos inseparáveis são o cachorro Cachorrão e do gato Tufinho. Geraldinho foi criado especialmente para a Folhinha.
Netão
Netão foi o primeiro quadrinho criado por Glauco para a internet. Ele surgiu em maio de 2000, feito especialmente para o UOL. O nome Netão é uma referência à palavra net. O personagem tem cerca de 30 anos e vive "internado" em um apartamento com a mulher. Netão tem compulsão por salas de bate-papo e, sem nunca tirar seu pijama, passa boa parte do seu tempo envolvido em traições virtuais.
Casal Neuras
Criado em 1984, o casal é formado por uma mulher não submissa e por um homem que faz pode de liberal mas, no fundo, morre de ciúmes dela. Os dois são chamados de Neurinha, ela e ele. Os personagens foram baseados no primeiro casamento de Glauco.
Doy Jorge
Doy Jorge é um roqueiro que não se deu bem na carreira e se deixou levar pelas drogas pesadas. O personagem foi criado nos anos 80 para as revistas do "Geraldão" e também teve suas tiras publicadas na Folha.
Edmar Bregmam
O personagem é uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha e ao cinema novo. Edmar nunca terminou um filme e seu único contato com o cinema foi ter sido responsável pelos efeitos especiais de "Terra em Transe".
Faquinha
Faquinha nunca conheceu os pais e foi criado por Facão, um perigoso traficante. Faquinha entrou para o mundo do tráfico e vive sendo perseguido pela polícia e por grupos de extermínio.
Ficadinha
Criada em 2000 para integrar um canal do UOL direcionada para a sexualidade de jovens, Ficadinha é uma adolescente contemporânea. Ela tem 17 anos, mora com os pais e tem vários "ficantes".
Zé Malária
Zé é um antropólogo que estudou a mata, mas nunca foi a campo e morre de medo de cobras, aranhas e bichos em geral. Seu instrumento de trabalho é um inseticida que devasta a floresta.
Dona Marta
Dona Marta é uma daquelas moças educadas à moda antiga e, de tanto esperar pelo homem ideal, acabou ficando para titia. Quando se deu conta de que não arrumaria um namorado, ela passou a cantar todos os que encontra. A personagem foi criada 1981, também para o livro "Minorias do Glauco".
Nojinsk
Nojinsk vive num deserto com seu tapete mágico sempre fugindo dos americanos e de grupos extremistas que o confundem com terroristas. O personagem é, na verdade, um comerciante de camelos, odaliscas, haxixe e tapetes-voadores.
Ozetês
Eles vieram do espaço e se comunicam por telepatia, meditam e materializam coisas com a força do pensamento. Vários artostas famosos já mediram com os ozetês, como Jimi Hendrix.
Zé do Apocalipse
Zé do Apocalipse é uma espécie de profeta brasileiro, que acredita que o país é a terra do novo milênio. O personagem acredita ser o porta-voz dessa nova era e prega suas ideias em todo o lugar. Zé foi inspirado em um amigo de Glauco que vivia em uma comunidade alternativa.
.
............O cartunista Glauco Villas Boas, 53, foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (12/03/2010), em Osasco (SP). A polícia investiga se Glauco, como era conhecido, foi vítima de tentativa de assalto ou sequestro em sua residência na Estrada Portugal, no Jardim Três Montanhas.
............A casa de Glauco foi invadida por dois homens armados, que tentaram levar pertences da família e o próprio cartunista. Ao tentar persuadir um dos bandidos, Glauco foi alvejado com quatro tiros à queima roupa.
............O filho dele, Raoni Villas Boas, 25, que chegava da faculdade, discutiu com os bandidos ao se deparar com seu pai rendido e também foi atingido por disparos. Os bandidos fugiram do local em um carro roubado, sem levar nada.
Glauco e seu filho chegaram a ser socorridos e levados ao hospital Albert Sabin, no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
(Fonte: UOL Notícias)

Um comentário:

Anônimo disse...

ola gostei do blog de vcs, estou entrando em contato para saber se vcs se interessam por uma parceria para a troca de banner, aguardo o contato http://lossurtados.blogspot.com

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage