10 de mar. de 2010

Tradicional Boxe Nigeriano

Boxe Tradicional da Nigéria
PERIGOSO
Boxe tradicional do norte da Nigéria é rápido, brutal, e tem algumas regras. Os homens que dedicam suas vidas a ele são andarilhos, trabalhadores itinerantes em busca de fama, ou os filhos dos pugilistas.
"Dembe", como é chamado em hauçá, é extremamente perigoso. Ferimentos graves, e até mesmo a morte, são um risco real na arena.
O PREPARO PARA O COMBATE
Competidores agachados em posição de prontidão, estendendo a mão, livre desembrulhou, na medida do seu oponente irá permitir. A idéia é testar o seu alcance, e seu oponente para tentar fazer um movimento, e talvez deixar-se aberta.
Os pugilistas podem olhar um para o outro nessa posição para o que parece minutos antes de golpear.
GOLPE DO MARTELO
A tensão é quebrada quando o primeiro golpe é desencadeado. Os balanços do atacante com o punho em um arco sobre a cabeça enquanto atirando-se para a frente. O Dembe é feito ao som de "Talking Drums", que é a adrenalina dos boxeadores indo.
A LUTA
Uma rajada de golpes devastadores seguem como os pugilistas empurrar uns aos outros ao redor da arena. O vencedor é aquele que bate o seu adversário e põe ao chão. Ele apenas tem de fazê-lo em três rodadas, mas se os boxeadores são bem treinados as lutas podem durar uma hora ou mais, conta o lutador de Dembe Kunle Tajudeen.
AREIA E SANGUE
Antes de iniciar o combate, o pugilista molha o cordão de linho enrolada na mão e cubre-o com areia para maximizar a dor que ele pode infligir. Acondicionada dentro de seu punho estão pacotes pequenos de pele de animais contendo penas de aves ou outros talismã que o boxeador acredita que irá protegê-lo na luta.
As cicatrizes em seus antebraços são onde corta-se facilmente e e o medicamento que eles usam são a base de ervas caseiras.
NÃO HÁ AMIGOS NESSA HORA
Uma das poucas regras do Dembe é que sua luva rudimentar sai facilmente dos punhos, eles então param e prendem novamente às mãos, mas nem todos os boxers respeitam isso e partem para cima com tudo. Todos os boxeadores pertencem a um clã diferente. Sempre as lutas são entre clãs de outras regiões que viajam de longe para se enfrentarem numa festa considerada popular. Mas, há lutas entre as mesmas clã.
"Somos todos amigos", diz o campeão de boxe Hussaini Maisauki Baki, "mas no ringue, não há amigos". O que vale é competir e que vença o melhor, sempre!
MORTE NO RINGUE
Mohammed Sani é um lutador de 36. Ele é vaqueiro e ajuda a família na zona rural. Ele alega ter matado um adversário no ringue. "Eu comecei a lutar boxe para que pessoas de toda Nigéria e mesmo fora saibam o meu nome", comenta ele orgulhoso. "Eu sei que um dia eu vou morrer no ringue. Ou os amigos do homem que matei terá sua vingança. " Finaliza ele.
DERROTA
Nesta luta, acima, Mohammed perde para Shagon Dantagaye. Isto termina uma rivalidade épica e que tem perdurado por dois anos. Após a partida Mohammed parece prestes a chorar, mas depois se reconcilia com a derrota. "Lutamos mais de 50 vezes, um dia eu vou vencê-lo, se Deus quiser", diz Mohammed.
Shagon Dantagaye comemora a vitória.
REFORÇO PARA MELHORAR A PERFORMACE?
A maioria dos boxeadores fumam uma grande quantidade de maconha, conhecido na Nigéria como o cânhamo indiano. "Acalma-nos para baixo e nos torna fortes", diz Hussaini Maisauki Baki (a esquerda da foto acima).
O clube de luta ajuda a pagar por qualquer prejuízo grave que dependa de um tratamento mais sério, mas a maioria usam de medicamentos tradicionais para curar a si mesmos.
A ESPOSA DE UM LUTADOR
Hassana é esposa de Husseni. Ele propôs casar com ela depois de vencer uma luta importante que fez, e ela aceitou. Depois disso, ela viaja junto com ele e sempre cuida do ferimento após cada luta. "Eu sou sua mulher. Eu não tenho escolha, no que ele faz, devo apoiá-lo", diz ela.
Hussaini explica por que os pugilistas entrar no ringue. "Existem poucas oportunidades para as pessoas sem emprego", diz ele.
.
Fonte: Texto de Andrew Walker
Fotos: Afolabi Sotunde (BBC)
TRADUÇÃO LIVRE
.
Achei: EaeAmazings

by ThunderEdy

2 comentários:

Anônimo disse...

As luvas lembra um filme do Van Damme lutando na Tailândia. É pau puro, bata a cabeça.

Anônimo disse...

Luvas, onde? hehehehe cada um na sua.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage