19 de jul. de 2010

Omayra Sanchez - Photo Premier Award/1986

............................Muitos vêem esta foto a partir de 1985 como o início daquilo que hoje chamam de "globalização" da mídia, porque agonia Omayra Sanchez foi acompanhada pelas câmeras de televisão de todo o mundo. Apesar de todas as filmagens que foi gravada por câmeras de televisão, foi esta fotografia, de uma realidade chocante e humanidade, que entrou para a história como a primeira transmissão da dor e da morte de um ser humano.
(Clique para Ampliar)
A fotografia acima foi publicada meses após a morte da menina e Frank Fournier recebeu o World Press Photo Premier Award/1986 por esta foto.
.
............................Omayra Sanchez, 13 anos, foi vítima da erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985 (sábado 16 novembro), que devastou a aldeia de Armero, na Colômbia. Omayra ficou presa por três dias sob o lodo, barro e água que restavma de sua própria casa. Quando os paramédicos, de parcos recursos, tentaram ajudá-la, que, infelizmente, percebeu-se que não havia nada que pudesse ser feito, uma vez que para removê-la da armadilha mortal que teria que amputar as pernas e a falta de um especialista no cenário implicaria sua morte.
............................Os quadris Omarya tinha sido prensada por barras de metal e suas pernas estavam presas. Omayra teve uma morte agonizante, cercado por jornalistas e fotógrafos, foi acompanhada ao vivo pela televisão em todo o mundo, e começou uma grande controvérsia: em tal situação, não teria sido melhor para oferecer ajuda ao invés de tirar fotos? É possível mostrar o sofrimento dos outros, sem violar o seu direito de ter sua privacidade respeitada? Para os fotógrafos, é de extrema importância que o público seja informado. Para outros, a transmitir o drama da morte Omarya era obscena.
............................Segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam, Omayra foi forte até o último minuto de sua vida. Para os três dias que durou sua agonia, ela só pensava em voltar para a escola, seus estudos e seus amigos. Fotógrafo Frank Fournier fez esta foto de Omayra que viajou o mundo e gerou uma polêmica mundial sobre a indiferença do governo colombiano perante a vítimas de catástrofes naturais como esta.
.
............................A intenção de novamente se fazer este post que já foi divulgado inúmeras vezes é fazer com que nossa autoridades e as de outros países faça o possível para que não deixe isso acontecer se puder se evitado.

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage