11 de ago. de 2010

O Valor da Musculação na 3.ª Idade

.......................Sylvester Gardenzio Stallone, nascido em Nova Iorque (06/07/46). Ator, diretor e roteirista. A aparência física de Stallone mudou significativamente entre o primeiro e o segundo filme Rambo entre 1982 e 1985 e dai não parou mais. Tanto que ele chegou ao século XXI totalmente e longe do velho Rocky/1976. Sly contratou Franco Columbu, um levantador de peso olímpico que ganhou o título Mr. Olympia em 1974, para ajudá-lo em construir sua massa muscular e desenvolver o corpo que se tornou famoso.
(Clique para Ampliar)
.......................A rotina do treinamento físico de Sylvester Stallone é bastante intensa e por isso, é dividida ao longo da semana. Ele também treina duas vezes por dia, condicionando partes diferentes do corpo em cada sessão. Para realizar tal programa de treinamento é necessária uma vigilância rigorosa de dieta e comportamento, incluindo bastante descanso, uma boa noite dormida e boa postura durante treino, essencial para evitar o excesso de treinamento e lesões musculares. Em 2002, ele publicou um livro sobre levantamento de peso e fitness, chamado Sly Moves.
.
.......................Na minha opinião, tá muito bem pra alguém de 64 anos de idade. Mas esse post realmente é para falar sobre musculação na 3.ª idade. Sly aqui é somente um exemplo. É claro que não quero incentivar nenhum idoso a treinar e ficar como ele, mas ressaltar a importancia de se fazer exercício físico a partir dos 40 anos como necessidade e que não seja visto como vaidade. É necessário, pois a partir dessa idade começamos a perder muita massa muscular e ai começam aparecer doenças e dores nas articulações.
.......................Tanto a vascularização quanto a inervação dos músculos promove importantes papéis para o corpo humano. A vascularização é responsável pela nutrição e oxigenação dos músculos, utilizando-se de artérias de grande porte e pequenos capilares.
.......................Os músculos são inervados por um ou mais nervos que contêm fibras motoras e sensitivas. Geralmente os nervos são penetrados na superfície profunda do músculo.
.......................A aplicação da musculação para o idoso não foi descoberta há muito tempo, porém a sua eficiência como ferramenta para a diminuição dos declínios de força e massa muscular relacionados com o avanço da idade está definitivamente comprovada. A expectativa de vida dos brasileiros passou dos 70 anos. Isso tudo comprova que exercícios devem ser praticados diariamente, em todas as idades. Conforme vamos envelhecendo, se torna mais difícil manter a massa muscular e a força da juventude, diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade.
.......................O metabolismo acaba ficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação o que aumenta o risco de quedas e fraturas. Segundo pesquisadores o problema acontece por dois motivos: menor produção de musculatura e quebra mais acelerada.
.......................O problema se intensifica após os 65 anos e, por isto, os cientistas indicam o treinamento com pesos para este grupo. Com isso as academias de ginásticas estão abrindo cada vez mais espaço para trabalhar com atividades voltadas para terceira idade, descobrindo um novo mercado com grande potencial. Tanto que hoje existem academias especializadas, com trabalhos voltados somente para a terceira idade.
.......................Com isso as academias de ginásticas estão abrindo cada vez mais espaço para trabalhar com atividades voltadas para terceira idade, descobrindo um novo mercado com grande potencial. Tanto que hoje existem academias especializadas, com trabalhos voltados somente para a terceira idade.
.......................Outro cuidado que deve ser levado em conta é com a alimentação, bem como a hidratação. Durante o treino a água e os sais minerais são gastos com os exercícios e devem ser repostos com alimentação adequada e ingestão de água durante e após o treino. "O estilo de vida fisicamente ativo auxilia os idosos a manter interpendência, melhora seus limites e habilita-os a integração social, melhorando sua qualidade de vida".
.......................Para os que não buscam hipertrofia na sala de condicionamento e para aqueles que, pelo contrário, morrem de medo de se tornarem sósias do incrível hulk, não se preocupem: a possibilidade de se trabalhar com diferentes cargas e repetições permite que seu professor monte um treino sob medida para você.

Referências: Musculação e Cia

Informação: Você pode se perguntar o porque desse post. Bem, eu fui personal e tenho 02 livros a respeito de desenvolvimento muscular e 02 sobre anabolizantes e seus efeitos malignos. Logo, é um assunto que tenho um pouco de conhecimento e sempre incentivei as pessoas, nessa idade, a irem para academia.

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage