20 de set. de 2010

Criatividade além da Publicidade

Entre o luxo e o lixo a publicidade sacraliza o
consumo e diviniza a posse.
(Revista Playboy - 05/88)
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......................A condição primeira da publicidade é atrair a atenção do receptor para o consumo. O trabalho começa, portanto, na busca de forças corretas e precisas para emissão da mensagem.
......................Os primeiros sinais da publicidade podem ser encontrados há milhares de anos, talvez na Babilônia onde os primeiros mercadores anunciavam em altas vozes seus produtos ou entre os habitantes de Pompéia que contemplavam nas paredes , anúncios dos festejos desportivos e dos espetáculos teatrais. Evidentemente, tratava-se de anúncios bastante limitados em razão dos escassos recursos disponíveis , e, assim, seria durante milênios, até que no século XV , surge a imprensa, inventada por Gutemberg. A partir daí, tudo começa a mudar rapidamente. Coube ao inglês William Caxton inicia praticamente o trabalho publicitário, publicando, nessa época. um folheto no qual anunciava uma obra de sua autoria.
......................Os séculos seguintes (séc. XVII e XVIII) propiciaram o enorme desenvolvimento da imprensa, aumentando enormemente o número de folhetins, pois as pessoas passaram a ler mais. Porém, somente no final século XIX, a publicidade entra em um novo ciclo. Aparecem a idéia das primeiras marcas. Os agentes publicitários, de simples vendedores de espaços para o editor, transformam-se em compradores e desenhistas desses espaços.
......................Até que chegamos ao diretor de arte, ou editor de arte que é o profissional que, gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções, em publicidade, design editorial, filmagem e internet.
......................Dentro da criação publicitária, o diretor de arte trabalha em conjunto com o Redator, para a criação de peças publicitárias. Nesse sentido ele deve ter conhecimento em áreas como design gráfico, audiovisual, multimídia, (design editorial, web, TV). Com o surgimento das Novas mídias esse profissional deve estar sempre buscando novos conhecimentos, pois a cada dia a publicidade se reinventa para atingir o consumidor de uma maneira mais eficaz.
......................Já o Diretor de criação é o responsável pelo departamento de criação, aprovar e lapidar as peças criadas pelo redator e diretor de arte. Além de supervisionar e aprovar as criações, orienta a equipe, dando ritmo e direção as campanhas para que estejam de acordo com o briefing de comunicação e de criação.
......................Dessa união é que campanhas são elaboradas e planejadas para ganhar o público-alvo. É claro que numa agência a colaboração de todos funcionários são impreencendíveis para o sucesso da mesma.
......................Abaixo alguns exemplos de peças criativas. E algumas a criatividade vai mais além das tradicionais usadas aqui no Brasil.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Fonte: Wikipédia / Casa.do.Site

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