8 de set. de 2010

O Poder da Voz no Cinema

.........................À emissão de uma voz saudável, damos o nome de eufonia. A uma voz doente, ou seja, com alguma de suas características alterada, damos o nome de disfonia. A disfonia pode ser orgânica, funcional ou mista (orgânica-funcional). Ela não é uma doença, mas o sintoma, uma manifestação de um mau funcionamento de um dos sistemas ou estruturas que atuam na produção da voz. Os dubladores brincam com a voz usando técnica de disfonia.
.........................O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais. Aí se incluem as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traquéia e os pulmões, bem como a própria laringe. Cada qual consegue isso de uma forma que podemos até chamar de arte.
.........................Um dos primeiros passos e reconhecer a voz que temos e identificar seus pontos fortes e frágeis aperfeiçoá-la em sua expressividade, pois somos julgados e avaliados a cada instante da nossa vida, também pelos sons que emitimos. Dessa forma, quando um ator é chamado para dublar um personagem é porque são levando os aspectos, principalmente, físico conforme a personalidade da criatura que será dublada. Essa relação é vista pelo diretor associando ator/personagem. Quando são dubladores profissionais são pelo que eles tem de melhor a oferecer conforme é o tipo e jeito do personagem, já previamente conhecidos por essas características.
.........................Por meio da voz traduzimos quem somos o que sentimos e como enxergamos o mundo. Por meio dela é possível detectar as sombras e a luminosidade de cada um. A voz é uma arma poderosa e nos grandes filmes elas são usadas como um atrativo a mais para ganhar o público. Abaixo uma galeria de atores que emprestaram suas vozes para personagens famosos do mundo da animação.
(Clique na Imagem para Ampliar)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage