8 de out. de 2010

O Poder da Beleza Humana

"A beleza é a melhor carta de recomendação."
(Aristóteles)
.
.......................Quando nos referimos a beleza humana, entram em jogo inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos. A beleza é um conceito social, e frequentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia. Atualmente, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam entre as nações. No Brasil já existe uma lei em vigor que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.
.......................Outro critério importante para a beleza humana é a simetria. Pesquisas recentes demonstram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos. Além disso, mescla-se ao conceito de beleza corporal humana a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior). Nesse caso, a presença de caracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.
.......................A beleza poderia ser vista como uma característica sexual secundária, surgida evolutivamente como forma de indicar para o sexo oposto que um determinado indivíduo está apto para se reproduzir e gerar filhos geneticamente saudáveis. Na sociedade moderna, a beleza é um sinônimo de sucesso: em geral, as pessoas são muito mais atenciosas (e mesmo educadas) com indivíduos bonitos do que com os menos privilegiados nesse aspecto. Por isso, modelos atraentes são amplamente empregados na publicidade.
.......................A conclusão de tudo isso é que é fundamental não rotular os indivíduos por sua aparência. Por mais que a primeira impressão seja muitas vezes condicionada pelos traços físicos, os fatores fundamentais que determinarão se uma pessoa é atraente – como a sua inteligência, delicadeza e charme – só serão conhecidos após algum tempo de convivência.
.......................Abaixo algumas atrizes que além do talento de atuar, ganham muito em publicidade porque utilizam a beleza dos seus rosto para venderem produtos e serviços no grande mercado publicitário mundial. Anteriormente eu já postei algumas fotos delas participando de campanhas publicitárias.
(Wallpapers - Clique para Ampliar)
Catherine Zeta-Jones (A Lenda de Zorro)

Elizabeth Mitchell (Lost)

Carrie-Anne Moss (Matrix)

Eva Mendes (Motoqueiro Fantasma)

Evangeline Lilly (Lost)

Famke Janssen (X-Men)

Hayden Panettiere (Heroes)

Jessica Alba (Quarteto Fantástico)

Kristin Scott Thomas (Missão Impossível)

Monica Bellucci (Mandando Bala)

Nicole Kidman (Moulin Rouge)

Rosanna Arquette (Meu vizinho mafioso)

Zoë Saldaña (Avatar)

Referências: Jerry Carvalho Borges (Colunista da CH On-line/18/05/2007)

Obs.: The Matrix (em língua portuguesa: A Matriz) é uma produção americana e australiana de 1999, dos gêneros ação e ficção científica, dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne (wikipedia).

As atrizes deste post já estiveram aqui em fotos publicitárias de revistas, por isso elas estão sendo mencionadas como referência.

5 comentários:

Atilla disse...

que filme é esse "MATRIZ" :DDD

Bruno, Francisco e Frederico. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samanta disse...

Olá !!

Excelente texto !
A beleza externa realmente é agradável aos olhos, mas creio que a mídia e a própria sociedade exageram um pouco supervalorizando este aspecto e deixando de lado o que realmente importa.
Lindas fotos ! Sou fã de todas, belíssimas por fora e também com conteúdo !
Grande abraço !

Ariana Prestes disse...

Ajeita lá: Matrix =)

climarc disse...

Hayden Panettiere (Heroes) essa mina é bem fraquinha, e a lista tem umas piores

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage