23 de nov de 2010

Referências Eróticas e Sexuais na Publicidade

O Sexo Vende!
E, não é novidade para ninguém!
.
.......................As mulheres parecem reagir negativamente a anúncios de cariz sexual “gratuito”, mas positivamente a anúncios que usam a sexualidade de forma a representar uma situação de intimidade e relacionamento. Já para os homens, o contexto no qual a sexualidade é apresentada não parece afectar a reacção aos anúncios. Seria interessante perceber se este fenómeno se aplica a todo o tipo de produtos.
.......................É por isso que anúncios dirigidos ao público masculino abusam tanto de corpos femininos, convidativos, como se a mulher no anúncio estivesse sempre pronta para saciar essa insaciável e inacabável provação fálica da masculinidade do homem.
.......................O poder do sexo e do erotismo na publicidade precisa ser levado a sério e não pode ser menosprezado, já que está ocorrendo de forma abusiva e exploratória. Se não podemos consertar o ser humano, pelo menos a propaganda a gente conseguiria.
.......................É fácil estereotipar e dizer que as publicidades de cariz sexual têm mais impacto junto dos homens do que das mulheres. Estudos já referidos nos vão de encontro a esta idéia. No entanto, isto não quer dizer que as mulheres não sejam afectadas por publicidade com conteúdo sexual, apenas que isso depende da mensagem que essa mesma sexualidade transmite: se o anúncio utiliza aquilo que se pode chamar de “sexualidade gratuita” (sem contexto e relação como produto e/ou marca) as mulheres respondem de forma mais negativa; já no caso em que os anúncios apresentam imagens de cariz sexual dentro de um contexto de intimidade e/ou relacionamento a resposta das mulheres é positiva. No caso dos homens o contexto da sexualidade tem um impacto menor.
.......................Os publicitários são mestres na utilização de referências sexuais (mais ou menos explícitas) para vender qualquer tipo de produto. Veja abaixo alguns exemplos de referrência sexuais direta e indiretamente usadas na em peças publicitárias.
(Clique na Imagem para Ampliar)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage