21 de dez de 2010

Marketing de Guerrilha - Chamando Atenção dos Consumidores

.........................Diariamente estamos sujeitos a 3.000 anúncios ou mensagens publicitárias, que não desejamos nos submeter a elas, mas não tem jeito, elas estão sempre ali, no ônibus, no metrô, nas ruas, nas revistas, na televisão etc. etc. etc. São as propagandas tradicionais e que todos nós estamos sujeitos. Queira ou não queira. Já se inventaram de tudo para divulgação de uma propaganda.
.........................E é exatamente neste ponto, quando nós consumidores, já estamos fartos de tantos anúncios, que o Marketing de Guerrilha esbanja ação. São estratégias que fogem do tradicional e você nem imagina que está sofrendo uma influência de marketing. Os guerrilheiros do marketing montam estratégias, normalmente feitas na rua, cujo principal objetivo é atrair mídia espontânea e estar na mente das pessoas, tipo: O que foi que eu vi? Normalmente são estratégias de baixo investimento e com alto impacto.
.........................A prática, denominada Marketing de Guerrilha, termo e conceito criado por Jay Conrad Levinson em livro homônimo, consiste na prática de ações promocionais inusitadas com o objetivo de gerar um boca-a-boca entre consumidores e na mídia, a um custo muito inferior ao que a publicidade, por exemplo, demandaria para atingir o mesmo público.
.........................O Marketing de Guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados.
.........................Outra vantagem do Marketing de Guerrilha, principalmente para as pequenas empresas, é o custo mais baixo. Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro.
.........................As iniciativas devem ser muito bem pensadas e realizadas com cuidado para passar sempre uma imagem positiva, fixando sua marca de maneira simpática e original.
.........................Na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de martketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
.........................Abaixo imagens de estratégias publicitárias utilizadas de forma diferente da convencional para chamar atenção dos transeuntes ou leitores. No Brasil ainda é pouco este tipo de investimento em relação ao grande números de anunciantes que ainda preferem de forma direta as TVs e revistas.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Texto Relacionado: Marco Antonio Meira: Administrador, especialista em marketing e vendas. Palestrante e autor de diversos artigos sobre Marketing, estratégias, vendas e negociação. Autor dos livros - A ARTE DE NEGOCIAR E VENDER e AS 5 CHAVES para uma Propaganda de Sucesso. Diretor da Sign Computer Comunicação e Editor da revista Marketing & Vendas.
Original: (Marketing de Guerrilha - O Portal da Administração)

Um comentário:

lisverto disse...

devia ter uns comentarios nas imagens, nao entendi nada das propagandas!!! :(

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