.......................Fala-se muito que a publicidade vende coisas inúteis, que as pessoas compram além do que precisam, e que, influenciadas por um comercial, podem comprar algo de que não precisam. Algo que é raramente mencionado fora dos campos especializados em criação publicitária é que as pessoas também compram as idéias, o sonho de possuir algo, ou a reação das pessoas à posse de determinado objeto, e que esse sonho ou essa reação dos outros também é uma necessidade.
.......................A publicidade se torna a criadora de símbolos que possuem valor para as pessoas, e elas terminam comprando às vezes mais pela influência destes símbolos do que pelos produtos comprados. E a compra desses símbolos precisa ser reconhecida e valorizada, para que se possa entender melhor o processo de compra.
.......................Assim como o lado inconsciente da mente, a publicidade cria sonhos que contam algo sobre o comportamento das pessoas, mas cuja intenção primária é vender produtos ou serviços. É uma forma de contar histórias que interessem ao público consumidor de um determinada marca.
.......................Assim como vende objetos, ela vende idéias. O conhecimento mais importante que um publicitário precisa, então, é de como criar estes sonhos e associá-los com seu produto.
.......................No meio acadêmico, diferencia-se publicidade de propaganda principalmente pelo valor simbólico que é agregado à comunicação. A propaganda seria “uma tentativa de influenciar a opinião e a conduta da sociedade, de tal modo que as personagens adotem uma opinião e uma conduta determinada”, enquanto que “a publicidade estaria somente vinculada à mensagens comerciais”, na visão de alguns publicitários. Entretanto, no meio publicitário moderno, as duas definições se mesclam, e o trabalho de publicidade e propaganda se misturam, tornam-se inseparáveis e, em muitos casos, indistingüíveis.
.......................Alguns publicitários conseguem se superar em anúncios de produtos e serviços. Veja os anúncios abaixo e imagine qual seria sua mensagem ou idéia criativa proposta pelo setor de arte e finalização responsáveis pelas mesmas.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário