........................A propaganda custou a adotar a fotografia. Apesar da impressão fotográfica ser possível desde 1880, quando apareceu o processo de impressão halftone, a utilização da fotografia pela publicidade não aconteceu na seqüência.
........................A recusa à fotografia pelos publicitários se dava nas duas pontas: se por um lado, ela era técnica demais para alcançar a fruição artística do desenho, por outro, não tinha a precisão do traço para a reprodução dos detalhes técnicos na impressão, já que as imagens ficavam ainda muito reticuladas.
........................Assim, o uso da fotografia na propaganda do século XIX foi bastante irrisório, tanto na Europa e Estados Unidos, como também no Brasil. Basicamente, a imagem fotográfica continuava a servir, na publicidade e na cobertura jornalística, à mesma finalidade de antes do desenvolvimento do meio-tom, ou seja, como referência para a produção de gravuras” (Daniela Palma, 2005).
........................A fotografia como ferramenta na publicidade, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência que detém a conta do cliente em questão e a tomada da foto é respaldada na atuação de um produtor que reúne o material necessário, podendo inclusive chegar a organizar pessoalmente os elementos constitutivos da composição.
........................Já diz o conhecido provérbio que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Ou seja, é comummente aceite que uma imagem pode ser mais rica que as próprias palavras.
........................A foto publicitária tem o objetivo e a função de vender um produto ou propagar uma ideia . A diferença da foto publicitária em comparação à foto jornalística, esta na possibilidade de manipular uma imagem publicitária.
........................Em publicidade “vale-tudo”, o importante é vender, é promover algo e conquistar consumidores. O foco, luz, ângulo, composição, plano de fundo e representação de movimento são elementos da fotografia que podem destacar o produto. A câmera digital possibilita produzir a noção de movimento com maior facilidade e definição.
........................Abaixo 20 peças gráficas onde em cada caso há diferenças de resolução e linguagem visual adequada. Outro fator decisivo é o público-alvo da mensagem, cada qual é usado uma produção fotográfica diferente.
(Clique na Imagem para Ampliar)
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