23 de mai. de 2011

Ilustrações usadas na Publicidade e Propaganga

................................Uma ilustração é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico.

................................São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.

................................Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas por sintetizar ou caracterizar conceitos, situações, ações ou, até mesmo, determinadas pessoas como é o caso da caricatura.

................................Desde os anos 90, os ilustradores confrontaram com uma mudança nos meios de se fazer seus trabalhos. A chegada da computação gráfica com softwares de manipulação fotográfica e novos dispositivos como as mesas digitalizadoras têm influenciado a maneira como se cria ilustração. Novas técnicas de ilustração em computador, como o uso da Imagem vectorial e 3d, têm se tornado comum na comunicação visual. Muitos ilustradores, hoje em dia, já recebem treinamento diretamente na frente de um monitor.

................................No começo da era publicitária era comum os anúncios serem feitos por ilustradores, diga-se de passagem a grosso modo muitas vezes. Hoje em dia a ilustrações sobrevivem e em muitos casos conseguem um maior objetivo na mensagem do que o uso de uma foto tradicional.

................................Abaixo 20 peças publicitárias onde são usados várias técnicas ilustrativas. São campanhas reunidas de alguns paises e por isso suas características são variadas.

(Clique na Imagem para Ampliar)
.


















Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage