...................Os anúncios e publicidades nas ruas, embora quase totalmente ignorados pelos urbanistas, constituem uma contribuição (bastante óbvia e frequente) para a paisagem urbana. Torna-se muito difícil, folheando os desenhos de perspectivas de possíveis cidades novas, encontrar qualquer referência à publicidade. E no entanto esta parece ser, no meio de tanta coisa, a contribuição mais importante do século XX para a paisagem urbana.
...................No Brasil, denomina-se mídia exterior o conjunto de meios (suportes) que veiculam peças publicitárias. Fachada, totem, front-light, backlight, painel digital, triedro, empena, topo, relógio/termômetro, letreiro luminoso, placa de esquina, painel rodoviário e outdoor compõem a mídia exterior.
...................Interessante: no Reino Unido, segundo estudo recém divulgado, o canal de divulgação publicitário mais eficiente para o negócio de jornais e revistas é a propaganda exterior (cartazes, outdoors, panfletos etc). Para cada libra investida, esse meio retorna 1,29. Todas as outras mídias pela ordem TV (0,77), impressos e rádio (0,50) e internet (0,39) dão prejuízo.
...................Algumas observações sobre esses dados: a Brand Science, responsável pela pesquisa, é uma empresa de marketing que tem entre suas especialidades justamente ações exteriores. Mais: a íntegra do trabalho não foi divulgada, e há dúvidas sobre sua abrangência e metodologia. Ainda: jamais compare Brasil e Reino Unido ou outro país europeu.
...................Se você, publicitário, for criar campanhas publicitárias nas ruas pense em algo divertido e inovador, impactando assim muito mais o consumidor do que as campanhas que sempre vemos na TV, Anúncios gráfico e on-line. A interação com a campanha é sempre o essencial para que o consumidor consiga ter os resultados necessários para poder criar outras campanhas do nível. Veja abaixo 20 campanhas publicitárias que tiveram certo impacto quando apresentados. Cada qual interagindo conforme o produto ou serviço das empresas envolvidas.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Textos Relacionados: Compos.PUC.RJ / Webmanario / Arte.Araka
Nenhum comentário:
Postar um comentário