12 de fev de 2012

Publicidade Inteligente e Criativa

Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.
(Mary Lou Cook)

....................Publicitários criam peças publicitárias cada vez com mais exigência e criatividade. Um dos aspectos da propaganda e publicidade que mais chama a atenção é o uso da criatividade. A idéia básica da propaganda é chamar, capturar a sua atenção e, em seguida, passar o recado. De preferência rapidamente, pois a atenção é fugidia. Pura e simplesmente isso, só isso.
....................Só que para chamar a atenção fica sendo cada vez mais difícil pela multiplicidade de apelos, pela "gritaria", auditiva e visual, a que somos submetidos. E quanto mais "gritam", mais somos seletivos. Aliás, esta é uma das razões pelas quais dizem que, em pouco tempo, teremos empresas comprando a nossa atenção, pois a atenção torna-se um dos bens mais procurados pelas empresas e mais raros de serem encontrados.
....................É um erro comum da propaganda encarar a criatividade pela criatividade, a criatividade como fim. Nem sempre gritar é o melhor método, pois enfraquece a próxima mídia que passará a ter que GRITAR mais alto para obter atenção. Nesta guerra a surdez é que dominará a todos, e o que todos, marketeiros e publicitários, não querem.
....................A propaganda e a publicidade precisam, preferencialmente, focar a sua vantagem competitiva, o seu diferencial, aquilo que só você oferece para o seu público-alvo, aquilo que só a sua oferta oferece. Se você precisa falar com o seu público-alvo, lembre-se que o principal é capturar a atenção do seu cliente potencial e deixar o recado. E o recado deve ser o que só você oferece, aquilo que distigue sua oferta da oferta dos concorrentes. A sua propaganda também precisa ser segmentada, na medida em que você tem ofertas diferentes a públicos-alvos diferentes.
....................Abaixo peças gráficas onde a criatividade vai além da tradicionalmente usada. O famoso "q" da questão está nas entrelinhas da linha escolhida para divulgação dos produtos e serviços.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionado: Carlos Alberto de Faria (Merkatus - Ajudando clientes a atrair clientes)

4 comentários:

Roberto disse...

Legal. Gostei dos exemplos. Essa dos anões para promover uma mostra de curtas de cinema é excelente.

Anônimo disse...

boa

Agencia emarket disse...

Boas fotos

Parabéns pelo post.

Agencia emarket disse...

Parabéns pelo post, além de criativo você mostrou outro ponto de vista.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage