24 de abr de 2012

Importância da Foto na Publicidade

.........A publicidade hoje já não se parece em quase nada daquela de antigamente, no início do século, com fotos que mais se pareciam com desenhos presente nos rótulos dos mais diversos produtos, com moças bonitas e cativantes fazendo o anúncio dos produtos, esta seja talvez uma das únicas características que herdamos desta época; usar a imagem feminina para cativar o público.
.........Hoje em dia a publicidade já não é mais tão “ingênua” como parecia antigamente. Hoje ela é mais voraz, com uma concorrência cada vez mais acirrada, o que garante ao grande público, grandes espetáculos. Em tão pouco tempo de exposição na mídia, as propagandas atuais são capazes de divertir ou mesmo de chocar apenas com um simples olhar. E a propaganda só consegue causar este grande frisson porque se utiliza de grandes e importantes ferramentas como a fotografia.
.........Importante instrumento de trabalho da área de comunicação tornou-se hoje, objeto obrigatório de agências, estúdios, redações de jornais, e claro, dominou o dia-a-dia da maioria das pessoas, sejam elas aficcionadas por fotografia ou não. Seja como for, a fotografia é uma grande aliada aos textos publicitários, pois dá vida á eles e, em muitos casos como os de grandes grifes do ramo da moda, os textos são dispensados para uso exclusivo da imagem, ou seja, um completa o trabalho do outro.
.........O problema não está só em captar a imagem do produto, é de suma importancia a edição ou pós-produção desta imagem, além de melhorar sua composição haverá uma correção na gama de cores para posterior impressão.
.........Modesto Faria cita, no livro “Psicodinâmica das cores”, de , exemplos e fatos de como o ser humano vive em torno das cores. Suas decisões, suas compras e seu olhar sempre são voltados para elas. Cada cor é um símbolo, possui um significado e causa sensações diferentes nas pessoas como fome, cansaço, ânsia, felicidade, tristeza etc.
.........Em meados dos anos 50, David Ogilvy, renomado publicitário, pregava uma metodologia de aplicação para anúncios fotográficos. Em seu manual, deixava claro a divisão entre texto e fotografia, onde o último ocuparia boa parte do anúncio (3/4) e o texto, diagramado geralmente em colunas assim como matérias num jornal ou revista, acompanhava o rodapé da mensagem publicitária. Ainda que esta formatação sofresse variações, a composição proporcional entre texto e imagem sempre se mantinha.
.........Com o passar do tempo, e com o desenvolvimento de novas tecnologias midiáticas, a fotografia passou a ocupar um papel cada vez mais importante. Concomitante com o avanço da arte moderna e contemporânea, a fotografia na publicidade foi ganhando uma linguagem cada vez menos icônica e mais simbólica. A velocidade dos processos sociais de comunicação, neste tempo, começaram a ser refletir no tempo de leitura dos anúncios, obrigando os publicitários e fotógrafos a desenvolverem mensagens sempre menos literais, que valorizassem a interação empática da mensagem com o consumidor.
.........Não somente em anúncios impressos, vemos também uma grande importância da fotografia nos comerciais audiovisuais. Com seqüências mais incrementadas e com menos tempo de veiculação, os comerciais necessitavam de muitos cortes e de uma narrativa muito bem entrelaçada, na qual a fotografia (ou o diretor de fotografia propriamente dito) precisa garantir uma disposição ideal de elementos em cada plano, se utilizando de recursos mais e mais sofisticados de iluminação, entre outros efeitos visuais.
.........Veja os exemplos abaixo de fotos usadas conforme a necessidade da mensagem utilizada para buscar interesse visual dos consumidores.
(Clique na Imagem para Ampliar)



















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