16 de dez. de 2012

Publicidade Institucional com Cunho Social

............Cunho social é uma expressão utilizada para designar uma atividade de caráter humanitário, normalmente através de ações beneficentes. Um projeto ou um programa de cunho social é um empreendimento que visa dar resposta a uma ou mais questões sociais; um filme de cunho social pretende expor alguma realidade que envolva problemas sociais.
............E como publicidade e ações de cunho social andam juntas há tempos. Há ações mais diretas, outras mais elaboradas, mas todas elas defendem apenas uma mensagem: você pode salvar vidas, inclusive a sua. Alguns exemplos são: valorização do consumidor, respeito à natureza e aos animais, empresas como boas cidadãs e/ou parceiras, ética nos negócios etc.
............Gracioso (1995, 66) enuncia esses temas acima mencionados como os grandes temas institucionais que passaram a predominar a partir da década de noventa e devem ser aplicados visando à promoção de um comportamento social responsável, pois, não haverá responsabilidade social se as ações empregadas pela empresa não estiverem comprometidas com o destino da comunidade na qual se encontra inserida.
............A responsabilidade social inicia-se, assim, como uma verdadeira forma de exercício de ajuda ao meio social e pode chegar a construir um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas e os órgãos públicos que também são os grandes anunciantes desse tipo de publicidade.
............Dada a sua importância, torna-se necessário desenvolver maiores estudos sobre a fusão entre a Propaganda Institucional e as estratégias de desenvolvimento, manutenção e sustentação das atividades de Responsabilidade Social nas organizações.
............Abaixo algumas peças gráficas de vários órgãos e empresas que promovem publicidade com cunho social.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionado: Propaganda Institucional e Responsabilidade Social como Arma Estratégica da Empresa

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage