31 de jan. de 2012

Rango 2011 - As Armas Usadas no Filme

......................Computer-Generated ou Computação Gráfica (CG) é a aplicação do campo da computação gráfica ou, mais especificamente, computação gráfica 3D para efeitos especiais em arte, vídeo games, filmes, programas de televisão, comerciais, simuladores e simulação em geral, e mídia impressa. As cenas visuais podem ser dinâmicas ou estáticas.
......................O termo animação por computador refere-se à dinâmica CG de rasterização em um filme. O termo mundo virtual refere-se baseados em agentes, ambientes interativos. 3D gráficos de computador são usados para fazerem o chamado Computer-Generated para filmes, etc. Recentemente a disponibilidade de software CG e velocidades de computadores aumentaram e permitiram artistas individuais e pequenas empresas para produzir filmes de qualidade profissional, jogos e arte a partir de seus computadores domésticos. Isso trouxe uma subcultura Internet com seu próprio conjunto de celebridades globais, clichês e vocabulário técnico.
(Abra Nova Janela para Ver Melhor os Originais)
......................Rango é um filme feito em CGI de animação computadorizada de 2011. Esse filme de comédia é dirigido por Gore Verbinski e produzido por Graham King. No filme, um camaleão chamado Rango acidentalmente acaba na cidade de Sujeira, um posto avançado que está na necessidade desesperada de um novo xerife. Dublados pelos atores Johnny Depp, Isla Fisher, Bill Nighy, Abigail Breslin, Alfred Molina, Harry Dean Stanton, Ray Winstone, Timothy Olyphant, Ned Beatty entre vários conhecidos no mundo da dublagem. Rango foi recebido com aclamação da crítica e foi também um sucesso de bilheteria.

......................Seu sucesso é devido ao alto estudo de enquadramento, fotografia, cenários e sacadas visuais muito criativas para uma animação. Sem falar nos detalhes da armas usadas e que pouca gente deve ter dando a atenção a esse detalhes. Bem, o Galo do Porão está aqui para reparar esse descuido. As armas de fogo a seguir podem ser vistas no filme Rango.



Single Action Army
......................Rango (Johnny Depp) e muitos do povo da cidade carregam revólveres Colt Peacemaker que é erroneamente descrito como tendo um cilindro giratório. O Colt Single Action Longo é utilizado pelo Exército e seu calibre é 0,45. Quando Rango verifica as balas em sua arma é visível o cilindro swing-out comumente conhecido por "modelo de artilharia" no exército americano nos velhos tempos do oeste.
NOTA do GALO: Existem muitas variações deste revólver e os quais podem ser visto em mais de 300 filmes produzidos por Hollywood. Vou citar apenas alguns atores que já usaram esse modelo de armas em filmes: Jim Carrey (O Máscara/1994), Johnny Depp (Homem Morto/1995), David Carradine (Kill Bill vol. 2/2004), Ed Harris e Viggo Mortensen (Appaloosa/2008), Josh Brolin e Megan Fox (Jonah Hex/2010) e Sylvester Stallone com um cano curto (Os Mercenários/2010).



Colt 1851 Navy
......................Muitos dos habitantes da cidade carregam revólveres Colt 1851 Navy calibre 0,36. Os cidadãos de Sujeira mostrar para Rango seu arsenal, incluindo vários revólveres Colt 1851 Navy. Existem vários modelos dessa armas com diferentes variações no cano de descarga.
NOTA do GALO: Esta arma também é muito vista nos filmes de Western. Recentemente ela pode ser vista por Josh Brolin no filme Jonah Hex(2010). Quem gosta de gibis de Tex deve vê-la em algumas histórias sendo usada por oficiais do exército. Dependendo do desenhista ela apresenta muito bem detalhada nesse gibi.



Colt 1860 Army
......................Vários revólveres Colt 1860 Army, calibre 0,44; são vistos durante todo o filme. "Possuo uma arma e posso atirar em alguém?" diz Priscilla (Abigail Breslin), revelando um par Colt 1860 Army que ela tira da sua mochila. Furgus (Lew Temple) usa um par de revólveres Colt 1860 Army.
NOTA do GALO: É uma arma longa e em alguns modelos é quase um rifle curto. Foi usada em filmes por: Clint Eastwood (Josey Wales - O Fora da Lei/1976), Tom Selleck (Crossfire Trail/2001) e Tom Cruise (O Último Samurai/2003).



Colt 1849 de Bolso
......................Spoons (Alex Manugian) carrega um revólver Colt 1849 Pocket, calibre 0,31. Na imagem abaixo podemos ver quando Spoons dispara um tiro para o alto.
NOTA do GALO: É uma arma que foi muito usada pela polícia nos Estados Unidos nos velhos tempos. Principalmente por agentes a paisana. Podemos vê-la em outros filmes com esses atores: Clint Eastwood (Josey Wales - O Fora da Lei/1976), Colin Farrell e Gabriel Macht (Jovens Justiceiros/2001) e Leonardo DiCaprio (Gangues de Nova York/2002).



Allen & Thurber Pepperbox
......................Waffles (James Ward Byrkit) usa um par de revólveres Allen & Thurber Pepperbox. Na cena abaixo podemos ver Waffles empunhando suas belezinhas.
NOTA do GALO: Não consegui muita referência sobre essa arma em filmes, apenas que ela pode ser vista em Três Homens em Conflito(1966).



Remington Derringer
......................Ambrose (Ian Abercrombie) carrega uma única Remington Derringer 1866 (calibre RF modelo 4/Blued com coronha preta.) vista no filme.
NOTA do GALO: Essa arma é também uma campeã em filmes, pois, ela é muito utilizada pelos poderosos das cidades do Western Americano. É a preferida pelos Gamble (jogadores profissionais) nos Saloons. No gibi do Tex ela é vista inúmeras vezes. Alguns atores que a usaram em filmes: Lee Van Cleef (Por uns Dólares a Mais/1965), Jeff Goldblum (Silverado/1985) e John Malkovich e Josh Brolin (Jonah Hex/2010).



Winchester 1866 "Yellow Boy"
......................Buford (Blake Clark) é visto com um rifle modelo Winchester 1866 "Yellow Boy" (calibre 44 RF) durante a investigação da água roubada. Existem vários rifles variantes a partir desse modelo.
NOTA do GALO: Essa não falta nos filmes de Western Americano, onde pode ser vistas todos os tipos de modelos. Elas podem ser vista pelos atores: Keith Carradine (Monte Walsh/2002), Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto/2004), Viggo Mortensen (Appaloosa/2008) e Barry Pepper (Bravura Indômita/2010).



Henry 1860
......................Um Rifle Buford muda para um rifle Henry 1860 durante o confronto no deserto. É visível o erro de continuidade ou apenas uma forma de colocar essa arma em cena. Esse é um modelo especial de rifle com quadro todo de bronze bruto, seu calibre é 0,44 Rimfire (RF).
NOTA do GALO: Os 400 primeiro dos 14 mil fuzis feitos foram produzidos com uma estrutura de ferro em vez do quadro de latão comumente vistos nos modelos de rifles. O bronze veio depois e tornou-se sua marca registrada para diferenciá-lo dos outros. Várias são vista no filme Silverado (1985), inclusive nas mãos de Danny Glover. Alguns dos atores que a usaram também foram: Henry Thomas (Lendas da Paixão/1994), Patricia Tallman (Noite dos Mortos Vivos/1990) e Josh Brolin (Bravura Indômita/2010).



Gatling Gun
......................Uma toupeira é vista encima de um morcego com uma Gatling ligados à sua sela. São várias nessa cena. Observe o cinto de munição alimentados em um box de projéteis. Cascavel Jake (Bill Nighy) usa uma Gatling Gun ligada a sua cauda no lugar de um chocalho. Como isso funciona exatamente nunca fica claro no filme.
NOTA do GALO: Esse modelo ainda existe no exército americano na versão moderna e elétrica. Esse modelo antigo foi difícil ser aceita em muitos Forts americanos, pois travava com facilidade e por isso não era vista como uma salvadora da pátria (pode ser vista em Tex essa referência). Existem várias versões dessa arma e as mesmas podem ser vistas em alguns desses filmes mais recentes: Batman - O Retorno (1992), O Último Samurai (2003), Van Helsing (2004) e Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011).



Double Barrel Shotgun
......................Muitos dos cidadãos de Sujeira levam várias espingardas modelos Side-by-Side de cano duplo com martelos expostos, provavelmente modelado a partir do Colt 1878. O modelo do filme é baseado no Colt modelo 1878 de repetição/12 Gauge. Beans (Isla Fisher) em uma cena aponta essa arma para Rango. Moradores da cidade mostram suas armas de fogo durante a ação no vale secreto, incluindo alguns revólver e várias espingardas de cano duplo.
NOTA do GALO: Este tipo de espingarda existem em variadas versões. São muito utilizadas por caçadores de animais nos dias de hoje. Aparecem em muitos filmes independente da época, é visto principalmente embaixo do balcão nos saloons do Velho Oeste. Alguns dos atores que já a usaram foram: Stephen King (Creepshow - Show de Horrores/1982), William Butler (Noite dos Mortos Vivos /1990), Danny DeVito (Hoffa - Um Homem, Uma Lenda/1992) e Matt Damon na cena na fazenda (A Identidade Bourne/2002).



Winchester '1887'
......................O cabide de armas no escritório do xerife possui várias espingardas Winchester Modelo 1887. Uma variação interessante é essa Shotgun Winchester 1887/M1901/10 Gauge, vista na mão de Beans (Isla Fisher).
NOTA do GALO: Esse é um rifle mutante pelas transformações em variados modelos, alguns mais que estranhos. Até então eram apenas duas balas para qualquer rifle de grosso calibre e a partir de um pedido de Winchester ao projetista John Browning que essas armas começaram a ter um poder de fogo maior (05 tiros, mais um na câmara). Seus modelos podem ser visto em muitos filmes de ação e Westen. Alguns atores que a usaram foram: Paul Newman (Roy Bean - O Homem da Lei/1972), Arnold Schwarzenegger usa uma serrada com barris de estoque (O Exterminador do Futuro II/1991), James Earl Jones (Condenados/1991), Nicolas Cage (Motoqueiro Fantasma/2007) e Brendan Fraser (O Retorno da Múmia/2001).

Obs.: Eu apenas acrescentei as notas para dar mais veracidade na preocupação da produção do filme onde foi bastante estudada as armas que fazem parte dos filmes do velho oeste onde a estória do desenho se passa. Parabéns a equipe técnica pela elaboração de todo o visual estético do filme. Os filmes no exemplos foram escolhidos aleatoriamente.


Veja as Armas Usadas do Filme Missão Impossível
Galeria Completa no Facebook.
Clique no Banner e Faça Parte do Fascinante Mundo do Cinema.

Publicidade Estranhas em Propaganda Esquisitas

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.
(George Orwell)

......................Algumas propagadas são inteligentes, inovadoras e engraçadas. E esta é a função da publicidade: vender produtos ou serviços nos fazendo rir ou pensar, incitando a nossa curiosidade ou o consumismo. Alguns anúncios e propagandas de produtos abusam da publicidade colocando imagens fortes para chocar e chamar a atenção das pessoas. Alguns desses anúncios chegam a beirar o mal gosto de tão assustadores.
......................São muitos os organismos que se queixam da agressividade que a publicidade provoca no consumidor e na pressão que cria para a formação de uma sociedade consumista, isto é que consome desmedidamente, fenômeno que pode causar o endividamento das famílias que, na Europa, dizem os estudos, é muito acima do aceitável.
......................Existe várias maneiras de se explorar a criatividade e apelar não é uma delas, é uma forma que pode ser usada e que pode até funcionar, mas que de uma forma ou de outra não trás uma boa imagem do produto. No Brasil, propaganda não tem necessariamente uma conotação negativa pois o Conar sempre está atento e os publicitários sabem disso, mas ás vezes algo escapa aqui ou ali. A propaganda aqui está muito mais vinculada à defesa de interesses econômicos e comerciais do que propriamente político-ideológicos.
......................A publicidade que muitas vezes é “acusada” de ser um dos grandes responsáveis pelas praticas consumistas existentes, não é diretamente responsável por tais hábitos, pois esta desde que socialmente responsável é apenas um instrumento das empresas que pode até criar melhorias no nível de vida das populações e impulsionar o crescimento de um país.
......................Em muitos países, como nos exemplos abaixo, eles não tem muita preocupação em vincula o produto ou serviço diretamente na mensagem e o público devem não vê isso como má-fé, na minha opinião. As propagandas a seguir poderiam até não ser tão esquisitas em suas épocas, mas se fossem lançadas hoje, algumas seriam consideradas inadequadas outras imorais e a maioria simplesmente bizarra.
(Clique para Ampliar)




















Textos Relacionados: HypeScience / Rua.Direta (O Impacto da Publicidade)

Apelo Sexy Direto e Indireto na Publicidade

.....................Publicidade sexy… ou talvez devêssemos dizer mulheres e publicidade? É visivel que em muita da publicidade as mulheres têm prioridade… A mulher fatal, a mulher poderosa, a mulher sexy, todas são belas e controlam a publicidade. Muitos dirão mesmo que as mulheres têm uma maior voz na sociedade devido precisamente ao seu “poder para as vendas”. Em muitos anúncios, os produtos aparecem ligados ao erotismo feminino ou indiretamente ligados a mensagem subliminares que nos fazem pensar nisso. As palavras mágicas, toques especiais, desejos, luxúria, beleza e atração…tudo ligado a sedução erótica.
.....................Já ouvi dizer que apelo sexual ou sensual vende porque chama atenção e cria excitação. Pelo menos aqui no Brasil essa ideia não é usada como no resto do mundo. A utilização de referências sensuais e muitas vezes subliminar é o foco para vender qualquer tipo de produto. O duplo sentido é muitas vezes a alma da publicidade mas tem que saber desenvolver a ideia senão cai no ridículo, vulgar e ai vira humor e gera dúvida no público-alvo.
.....................A propaganda é normalmente definida como qualquer forma de comunicação não pessoal, paga por um patrocinador identificado com uma organização, produto, serviço ou idéia. A propaganda é, portanto, uma forma de comunicação persuasiva e os apelos sexuais são comuns na propaganda ao consumidor.
.....................Abaixo 20 peças gráficas de vários países que usaram dessa artimanha para vender seus produtos e algumas realmente tem a ver com o que vendem.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionado: (a)Terra.Em.Marte

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage