20 de out. de 2013

Elysium - Armas Usadas no Filme

No ano de 2159, existem apenas duas classes de pessoas: os muitos ricos, que vivem em uma estação espacial isolada, chamada Elysium, e o resto da humanidade, que vive em uma superpovoada Terra em ruínas. Para preservar o estilo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium está Rhodes (Jodie Foster), que governa com pulso firme para fazer cumprir as leis anti-imigração. Apesar disso, várias pessoas tentam entrar ilegalmente em Elysium na esperança de uma vida melhor, porém sem muito sucesso. Até que Max (Matt Damon) recebe uma missão que pode não só salvar sua vida, mas trazer igualdade para esses mundos tão distintos.

(Abra Nova Janela Para Visualizar Original)

As armas seguintes foram usadas no filme Elysium:

Beretta 93R
Sandro (José Pablo Cantillo) empunha duas Beretta 93R com acabamento em madeira (9x19mm) durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner). As pistolas devem ter sido convertidas para serem  totalmente automáticas no filme. A “Beretta 93R Auto 9" é uma Beretta 93R fortemente modificada que foi originalmente construída para o filme RoboCop de 1987. Os homens de Spyder (Wagner Moura) estão armados com Beretta 92FS em várias cenas.
NOTA DO GALO: Algumas pistolas Beretta 93R usadas ​​em filmes são visualmente modificada a partir Beretta 92FS convertidas para imitar a 93R. Olhando atentamente dá para ver se a arma tem um slide de segurança montado no decocking (que mostram que é na verdade um 92F. É uma armas vista em jogos, animes e quase todos os filmes de ação. Alguns filmes em que podemos ver essa arma ou variações dela são com esses atores: Denzel Washington (Assassino Virtual/1995); John Travolta (A Última Ameaça/1996); Mark Wahlberg (Tiro e Queda/1998)  e Wentworth Miller (Resident Evil 4: Recomeço/2010).

Vektor SP1 e Walther P99

Max de Costa (Matt Damon) e Julio (Diego Luna) usar um SP1 Vektor durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner). Julio usa uma Walther P99 durante essa sequência, como podemos ver na imagem abaixo.
NOTA DO GALO: Walther P99AS é a campeão dos filmes, jogos e animes pois existe inúmeras variações de modelos. Ela é muito usada por mulheres nos filmes por ser pequena e segura contra tiros acidentais. Alguns filmes em que podemos ver essas armas ou variações delas são com esses atores: Vivian Bieldt (Mercenário/2006) e Steven Seagal (No Corredor da Morte/2002) usaram a Vektor SP1. E, Elijah Wood (Roubos e Trapaças/2000); Rosamund Pike (007 - Um Novo Dia Para Morrer/2002); Jet Li (Rogue: O Assassino/2007) e Paz Vega (Gata em Fuga/2011) usaram a Walther P99.

Futuristic Pistol
Os humanos da força de segurança de Elysium carregam pistolas não identificada sci-fi. Alguns homens do agente Kruger (Sharlto Copley) também carregam estes tipos de pistolas. Um deles usa uma para arrombar um porta como vista na imagem abaixo. Essas pistolas futuristas foram apresentadas na San Diego Comic-Com em referência ao filme Elysium.
NOTA DO GALO:  Este tipo de armamento tem variados modelos e tipos e seu funcionamento tem o poder de fogo manipulado digitalmente pois sua base não são desenvolvida a partir de um modelo usual.

AKM (Personalizada)
Manuel (Adrian Holmes) entrega para Max (Matt Damon), um rifle AKM (receptor de aço - 7.62x39mm) durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner). O rifle é equipado com um ponteiro laser, uma visão holográfica, e dispara munição airburst (propaga esplosão no ar) somente para o filme. Antes de Max podem usar o rifle durante a ação, ele trava e Max dá para Julio (Diego Luna), que o destrava (Max não sabe como fazer isso, já que ele nunca recebeu qualquer treinamento de armas de fogo). Também vemos Manuel (Adrian Holmes) colocar nas mãos de Max (Matt Damon) as munições airburst. Ele explica que elas têm um raio de 5 metros, tornando cada rodada tão poderosa quanto as granadas 40x46mm.
NOTA DO GALO: É a versão melhorada do AK-47, com uma série de aperfeiçoamentos, tais como um receptor estampado (em oposição ao receptor branqueado do original AK-47), um compensador de inclinação na ponta do tambor (para reduzir o recuo), um tubo de gás melhorada (sem aberturas), e da utilização de materiais mais leves para reduzir o peso e simplificar a construção. A maioria dos AKMS visto em filmes de Hollywood são realmente exemplares da egípcia Maadi MISR, que foram vendidas aos EUA como o ARM na década de 1980 - tais armas foram adquiridas pela primeira vez por Stembridge Gun Aluguer (empresa de aluguel de armas para filmes) para Amanhecer Violento/1984 com Patrick Swayze; e, posteriormente reutilizados em vários outros filmes.

Alguns filmes em que podemos ver essas armas ou variações delas são com esses atores: Sylvester Stallone (Rambo II - A Missão/1985); Clint Eastwood (O Destemido Senhor da Guerra/1986); Arnold Schwarzenegger (True Lies/1984); Jean-Claude Van Damme (Assassination Games/2011) e Zoe Bell (Oblivion/2013).

FN SCAR-L

Julio (Diego Luna) usa um FN SCAR-L rifle de assalto, durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner). Ele dá o rifle para Max (Matt Damon), depois de Max descarta sua AKM personalizada. Sua munição é 5.56×45mm, ao contrário da munição airbust da AKM usada por Max, mostrando ser altamente ineficaz contra os andróides de segurança.
NOTA DO GALO: O rifle SCAR-Light, também conhecido como MK 16, é um membro da família SCAR que dispara a 5,56 rodada NATO. Existe várias variações com os últimos modelos sendo da terceira geração. São poucos filmes que apresenta modelos desse tipo de rifles. É uma armamento de peso leve em comparações ao outros modelos de rifles. É uma arma muito vistas nos jogos pois tem uma aparência futurista e moderna. Alguns filmes em que podemos ver essas armas ou variações delas são com esses atores: Joseph Gordon-Levitt (A Origem/2010) e Bruce Willis (G.I. Joe: Retaliação/2013).


Vektor R4, AR-15 e Norinco QBZ-97B
Manuel (Adrian Holmes) carrega um rifle de assalto Vektor R4 depois que chega em Elysium com Spider (Wagner Moura). Alguns modelos do rifle AR-15 podem ser vistos nas mãos dos homens Spyder (Wagner Moura) durante o embarque dos humanos na mal sucedida invasão à Elysium. E, um dos combatentes da resistência que faz a segurança de Spyder para Elysium carrega uma Norinco QBZ-97B.
NOTA DO GALO: O Vektor R4 é a versão sul-Africana do Galil com várias modificações mais adequadas para o maior físico dos soldados das Forças de Defesa Nacional Sul-Africana. Não foi possível fotos para esses modelos de armas mencionados. Esse modelo Norinco QBZ-97B não foi usado em mais de 05 filmes ficando suas variações vistas nos filmes. Alguns filmes em que podemos ver essas armas ou variações delas são com esses atores: Vektor R4 (Brandon Lee - Missão Resgate/1989); AR-15 (Arnold Schwarzenegger – Predator/1987) e Norinco QBZ-97B (Neil Jackson - Stargate: Atlantis Vegas/2004-2009).

ChemRail

Max (Matt Damon) pega um rifle ChemRail durante a luta no arsenal em Elysium. O ChemRail tem um alto poder de fogo, e o poder dos tiros atravessam as paredes e fragmenta inimigos facilmente. Max só pega outro rifle ChemRail do arsenal após o primeiro ficar sem munição. De acordo com o site oficial, ele municiado com 8.75x52mm FSDRAS. Um rifle ChemRail foi exibido na San Diego Comic-Con.
NOTA DO GALO: O ChemRail é uma arma de dupla fase, utilizar propulsor químico primeiro e depois carris electro-magnéticas como a segunda fase para dar velocidade nos disparos. Isso é a ficção em 2159, pois esse modelo de funcionamento é visto no filme Transformers: A Vingança dos Derrotados/2009 que é uma arma canhão montada em um destróier da Marinha. Seria um estrago esse modelo ser bem mais do que um protótico já que seu manuseio manual seria muito difícil pelas ondas que criaria. Essa arma só foi usada até agora no filme Elysium, pois o que sabe sobre seu funcionamento são boatos e segredos militares difíceis de acreditar.

Cousar Crowe

O Cousar Crowe é um rifle de assalto fictício realizado pelos androides da segurança de Elysium, e também pela segurança humana e a equipe do agente Kruger (Sharlto Copley). Um androides de Elysium detém uma imigrante ilegal utilizando um Cousar Crowe nas mãos. Durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner), um dos androides segurança de Carlyle utiliza uma Cousar Crowe disparando em Max e Julio durante o roubo de dados. Carlyle é rico e poderoso, dando aos seus seguranças androides essas armas com revestimento de ouro, incrivelmente brega e desnecessários na minha opinião.
NOTA DO GALO: De acordo com o site oficial, é um rifle de 40kg anti-fogo de calibre 22 com hiper-velocidade. De acordo com o próprio suporte, que foi feito no Brasil, dispara 5.25x25mm com propulsão eletro-quimicamente. O filme em si trata-o como um rifle de assalto padrão que não é nem pesado nem particularmente poderoso. Foi exibido, também, na San Diego Comic-Con.

Remington 870

Manuel (Adrian Holmes) dá a Max (Matt Damon), uma Remington 870 personalizada, durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner). A Remington é equipado com um cano curto, estoque de M4. Max usa a arma para disparar uma rodada de tiros, a arma é acionada manualmente.
NOTA DO GALO: A espingarda Remington 870 foi lançada em 1950 e tem sido usada por policiais e militares desde então, assim como caçadores, desportistas e entusiastas de armas. A Remington 870 e suas variações é sem dúvida e mais amplamente utilizada do mundo, com mais de 9 milhões nas mãos de civis. Alguns filmes em que podemos ver essas armas ou variações delas são com esses atores: Martin Sheen (Terra de Ninguém/1973); Marco Rodríguez (Stallone: Cobra/1986); Ving Rhames (Madrugada dos Mortos/2004) e Bruce Willis (Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer/2013).

Fictional Door Gun
Mais uma arma ficctícia. Esta está montada em cima do modelo Raven Assault VTOL parecida com as usadas em aeronaves para disparos em campo aberto. No filme pode ser vista pelo agente Kruger (Sharlto Copley) juntamente com seus homens.

FN Minimi SPW (Modelo Motoserra)

Manuel (Adrian Holmes) usa uma FN Minimi SPW. De forma ridicula até parece uma motosserra KAC (realmente ela sofreu modificação da Stoner 96 LMG para parecer uma motosserra, lançador de chama e supressor), durante o roubo de dados no cérebro de John Carlyle (William Fichtner).
NOTA DO GALO: Observe a tampa do regulador de gás desse modelo Minimi na vista frontal na foto abaixo.

Lançador de Míssel (Modificado)
O agente Kruger (Sharlto Copley) usa um lançador de mísseis terra-espaço que se assemelha a um FLASH M202A1. Ele dispara os mísseis cerca de 518 quilômetros por segundo, ou 45 vezes a velocidade de escape segundo o site especializado do filme para alcançar as naves em questão. Podemos ver em destaque as instruções na arma.
NOTA DO GALO: O modelo FLASH M202A1 e suas variações são visto em muitos filmes. Esse modelo do filme por enquanto é somente visto por aqui.

Sky Sweeper (Lançador de Granadas)

John Carlyle (William Fichtner) é escoltado pelos seguranças que utilizam lança-granadas Sky Sweeper montados em seus rifles de assalto Cousar Crowe. De acordo com o site oficial, o dispositivo é um lançador de mísseis de 15kg, calibre 25mm, que dispara explosivos com alta velocidade de escape, e é capaz de atingir alvos na Terra a partir da Lua. São granadas fictícias somente vista no filme.
NOTA DO GALO: No filme, as armas são uma luxo a parte na maioria de calibre 40mm e o Diretor sofre de Síndrome de Video Game, transformando algumas armas supostamente poderosas em arma duvidosas e imprecisas cujo danos seria zero na realidade. No entanto, apenas os seus androides levam o lançador, o que sugere que ele pode muito bem adicionar uma boa dose de peso para o rifle é montado já que seriam muito pesados para os humanos.

Granadas

Um modelo desconhecido de granada de mão é usado por um dos robôs de segurança de Carlyle (William Fichtner). Max (Matt Damon) também usa uma dessas granadas sobre o grupo do Agente Kruger (Sharlto Copley). Ela também foram exibidas na San Diego Comic-Con.

Exoskeletons Elysium
O exoesqueleto em Elysium foi pelo menos parcialmente modelado após o HULC (Load Transportadora Universal Humano) a partir de um Exosuit desenhado por Ekso Bionics e Lockheed Martin para uso de teste militar. O HULC consiste em chaves de perna e uma cinta de volta com motores na altura dos joelhos e quadris. Ele foi projetado para permitir que os usuários possam transportar até 200 quilos de peso extra em suas costas, e para redirecionar a força em todos os ângulos possíveis. No entanto o modelo usado no filme não te nada a ver com o modelo do exército pois sua mobilidade foi modificada para o ator ter seus movimentos ágeis durante a ação.

Isso não quer dizer que as duas tecnologias não devem ser misturadas. A Ekso Bionics está atualmente desenvolvendo exoesqueletos para as pessoas que podem se mover apenas um dos lados do seu corpo, como sobreviventes de AVC. Nestes tipos de processos, um lado seria mais do tipo militar, na medida em que aumentaria a funcionalidade existente do utilizador no transporte de carga, enquanto que o outro lado seria médica visando a mobilidade do usuário. Quanto a cirurgia para ligá-la ao sistema nervoso, por enquanto, é somente ficção.
NOTA DO GALO: Um exoesqueleto é o externo esqueleto que suporta e protege o corpo de um animal, em contraste com o esqueleto interno (endosqueleto) de, por exemplo, um humano. No uso popular, alguns dos tipos maiores de exoesqueletos são conhecidos como "conchas". Exemplos de animais que tem exoesqueleto são os insetos como gafanhotos e baratas, e crustáceos, como caranguejos e lagostas. As conchas dos vários grupos de moluscos sem casca, incluindo os de caracóis, moluscos variados, também utilizam exoesqueletos. Podemos considerar os filmes O Homem de Ferro/2008, Battleship: A Batalha dos Mares/2012 e Avatar/2009, também têm destaque de exoesqueletos, e esses filmes têm educado o público sobre o que exoesqueletos são e o que pode fazer se forem utilizados para o bem.

Veja Também
ARMAS ESQUISITAS VISTA EM FILMES

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage