11 de dez. de 2013

Alguns dos Maiores Bad Ass dos Filmes de Ação

.............O termo Bad Ass é uma forma pejorativa, gíria, que se refere a uma pessoa briguenta, chata e arrogante. No mundo do cinema essa Gíria diz da pessoa extrema em suas atitudes e comportamento de uma forma admirável; fodão e muitas vezes vingativa.
.............Bem, relacionei alguns dos maiores Bad Ass dos filmes de ação. Nessa categoria de filmes é onde a porrada e bala comem soltas. Sem falar de facas, espadas, osso quebrados, vale tudo, até dedos nos olhos.
(Wallpaper - Clique para Ampliar)
 Bruce Lee
Bruce Lee é o homem responsável por trazer as artes marciais para a vanguarda do cinema e do entretenimento norte-americano. Se não fosse por ele, levaria muito tempo ou até mesmo dificilmente, Chuck Norris, Steven Seagal, ou qualquer outro astro de ação que não usasse as mãos como arma de defesa não iria estar nesta lista. Ele mostrou que o corpo, quando preparado, é uma arma na luta pela justiça sem igual. Apesar de uma carreira breve, ele ainda é uma lenda entre as estrelas de ação. Seus papéis de artes marciais são memoráveis e eternos.

 Chuck Norris
Chuck Norris é uma daquelas figuras icônicas que desafia qualquer descrição. Ele é uma estrela de ação, um meme explosivo na internet e um porta-voz para aparelhos de ginástica, tudo ao mesmo tempo. Seu início de carreira foi tendo suas entranhas pisoteada por ninguém menos que Bruce Lee. Mas na década de 80, ele achou seu espaço como um herói das artes marciais e um dos mais atuantes soldados americanos nas linhas inimigas. Uma lenda que dificilmente será esquecidas nas décadas futuras.

 Arnold Schwarzenegger
Arnold o 'Schwarzenator' é uma das estrelas de ação mais emblemáticos de todos os tempos. Seu sucesso tem eclipsado a maioria de seus contemporâneos, e seus filmes são mais memoráveis pelo sotaque, tons irônicos e cômicos. Arnold sempre é uma presença impressionante nas telas, e por quase duas décadas seus filmes foram as maiores bilheterias dos filmes de ação. Sem dúvida nenhuma, é o ator mais respeitados pelos bandidos, pois quando ele diz que vai voltar, ele volta mesmo.

 Sylvester Stallone
Sylvester Stallone fez Johnny Rambo ser um nome familiar entre a massa juvenil pelo mundo. Ele estrelou muitos filmes de ação que ajudou a catapultá-lo ao estrelato e o elegeu o mais bad ass dos brucutus. Para ser justo, ele fez primeiramente sucesso como Rocky, mas não enveredou pela carreira dramática. Para nossa sorte, resolveu estrelar em filmes de ação e se tornou o mais famoso de todos os atores da década de 80. Ele é o homem que fez a ideia de atirar flechas com ponta explosiva parecem muito legal. Seu maior legado será eternizar o maior time de bad ass em um mesmo filme.

 Jean-Claude Van Damme
Jean-Claude Van Damme era o cara ideal para qualquer filme na década de 80 e 90 que exigia dar uma voadora em bandidos. Sua propensão para as desavergonhadas coreografias e chutes o tornou um ícone dos artista marciais do cinema. Considerado o cara que fez sucesso mais rápido em filmes de ação de baixa renda para grandes orçamentos em mais pouco tempo. Detém o título de brutucu mais carismático da década de 80 e 90 na ásia e oriente.

 Dolph Lundgren
Dolph Lundgren é verdadeiramente um homem de ação e ninguém tem dúvidas disso. Depois de receber seu diploma em Engenharia, Lundgren foi estrelar os muitos e bem conhecidos (e não tão bem conhecidos) filmes de ação. Não importa, ele é fenômeno mundial nessa categoria do cinema e nunca perderá o posto. Sua altura imponente e rosto inexpressivo fez algumas das performances memoráveis e violenta dos filmes de ação serem eternas. Rumores o considera o ator que mais matou em filmes de todos os tempos.

Steven Seagal
Steven Seagal é o homem de ação que ficou famoso por apertar os olhos, quebrar as pernas, dar torções em pulsos e pescoços de forma fria e dura em nome da justiça, vingança ou em defesa do meio ambiente. Talvez ele não precisasse de uma razão para isso, mas de qualquer forma, é divertido vê-lo fazer isso como se fosse a coisa mais natural entre as pessoas. É uma pessoa apática mais que conquistou uma legião fã por atuar dessa forma. 

 Clint Eastwood
Clint Eastwood explodiu seu caminho em filmes de ação com o seu papel como um pistoleiro na trilogia de filmes de faroeste de Sergio Leone. Na década de 70, ele assumiu o papel de Harry Callahan, com um magnum em punho no papel de um policial (provavelmente o papel que ele é mais lembrado até hoje). Desde então, entre vários filmes, ele também tem feito uma carreira de sucesso como um excelente diretor. Mas essa lista é sobre a ação, caramba! Então, vamos começar a filmar já! Clint é o maior de todos essas lendas vivas e não esqueçam seu canhão de mão, man!

 Harrison Ford
Talvez você não ache ele um astro de ação quando você pensa sobre o tema. Mas ele estrelou ação de pura adrenalina nos filmes de Indiana Jones, e que tem de contar para alguma coisa. Harrison foi o ator que mais esteve na corda bamba em tão pouco tempo. Não tem o jeitão de bad ass mais sabe como ninguém dá o troco em quem merece, seja no espaço ou até mesmo em um futuro surreal.

 Bruce Willis
Bruce Willis começou sua ascensão ao estrelato com o seu papel como o detetive John McClane em Duro de Matar. Desde então, ele já atuou em todo o tipo de filme que você pode imaginar. Mas de tempo em tempo, ele limpa suas armas empoeiradas e aparece em um filme de ação. É um dos atores que não perdoa, mata. Mas não antes fazer suas piadinhas que nos deixam aliviados pelo excesso de perversidade em seu olhar.

 Charles Bronson
Charles Bronson não se parece com uma estrela de ação à primeira vista. Mas sua capacidade de matar bandidos, punks e pistoleiros sem remorso faz dele um enviado do inferno recrutando fiés ao capiroto. É uma lenda do bom velho oeste. Nenhuma lista é completa sem falar na limpeza que faz na série Desejo de Matar, o que torna um bad ass sem medida em defesa dos fracos e oprimidos. Esse era PhD na arte de matar.

 Jackie Chan
Jackie Chan tem um talento único para comédia de ação de artes marciais e sequências de luta, além de ser um excelente coreografo. Ele já atuou em muitos filmes, incluindo os famosos (bem, talvez no subsolo dos famosos) filmes de ação. É o mais carismático e divertido bad ass do cinema. Na América, as pessoas se lembram dele pelo sucesso A Hora do Rush que o tornou um fenômeno nos Estados Unidos. Sua legião de fãs são de dezenas de milhares nos cinco continentes. Acho que todos já escutaram em algum lugar aquela expressão que diz - “quem  não apanha em casa, apanha na rua” – sim, aos mal educados de plantão, sofrem nas mãos e pés do Mr. Chan.

 Wesley Snipes
Wesley Snipes foi um grande nome em filmes de ação cerca de dez anos atrás. Seus papéis de ação na década de 90 e início de século XXI foram grandes sucessos de bilheteria. Isso tudo foi antes de sua auditoria IRS, é claro. Um homem de ação que pode evitar socos, tiros e explosões e ainda desdenhar do inimigo, mas ninguém escapa da fúria selvagem dos Tributos Americanos. Wesley perdeu as telas de sucesso aos poucos mais não os fãs fiéis, que esperam por eles em filmes nos próximos anos. Esse é sangue nos olhos, mal por natureza.

 Jet Li
Jet Li é hoje um dos melhores atores de filme de artes marciais e estrela internacional nessa modalidade. Ele tem aparecido em filmes, desde o início dos anos 80, e em 50, ele ainda é uma estrela de filmes de ação. Nunca perdeu o posto de bad ass, e como Jean-Claude Van Damme conquistou um público fiel mundo afora. Não tem como não gostar dos seus filmes. Simplesmente, ele é sensacional e carismático.

 Mel Gibson
Mel Gibson começou sua carreira de filme de ação no clássico Mad Max. Nos Estados Unidos, ele chegou à fama por seu papel como o detetive Riggs nos filmes Máquina Mortífera. O cara mais louco e aloprado nessa categoria de filmes. Com ele é oito ou oitenta, e bala come sem dó e nem piedade. Ninguém se mete com Mel e sai ileso para contar vantagem. Nenhuma lista de bad ass passa batido pelo nome dele. Ninguém tente fazer isso algum dia, seja com ele ou com Chuck Norris, não viverá o bastante para vangloriar.

 Chow Yun-Fat
Chow Yun-Fat pode não ser lembrado como um astro de ação na América, mas em seus dias mais jovens (muito antes de O Tigre e o Dragão), ele atuou em alguns filmes de ação sério, explosivos e sangrentos em Hong Kong. Matou com requinte de sadismo, bem ao estilo dos justiceiro de Hollywood. Seu sucesso vem mesmo da terras orientais. Eu particularmente recomendo o filme O Matador (The Killer/1989). Quem sabe futuramente não vem um bom filme onde ele poderá mostrar como educar a classe que vive à margem da lei, na base da porrada e muitas balas.

 Vin Diesel
Um olhar especial para Vin Diesel, e é claro que ele não estava destinado a uma carreira em comédias românticas. Ele se encaixa muito bem no gênero de ação, obtendo notoriedade por seu papel como Riddick em Eclipse Mortal, e Dominic Toretto na maior franquia de ação dos últimos anos, Velozes e Furiosos. Esse é o cara.

 Jason Statham
Jason Statham forjou seu nome como uma estrela de artes marciais e ação da última década. Seu papel como o Transporter (Carga Explosiva), e seus recentes papéis nos filmes Os Mercenários solidificar-lo como um homem de ação. Além disso, há vários filme em que Jason chuta a canela de todos e a porrada come solta. Quando sobra um tempo ele manda bala em quem merece. Se há um substituto para o grande Charles Bronson, esse cara é Jason Startham, mais completo porque ai a porrada come solta em todos os sentidos. Esse fede encrencas.

Nicolas Cage
O quê? Nicolas Cage um homem de ação? Eu não acredito que eu mesmo até que eu lembrei de todos os filmes de ação que ele estrelou até hoje. Bem, cafajeste ao extremo e aos trancos e barrancos ele deve ser mantido como um bad ass, em respeito a sua carreira de sucesso nas bilheterias. E, se é ação e boas bilheterias, vamos lá. Dê uma olhada nesses filme de ação se não acreditar: A Rocha (1996); Con Air: A Rota da Fuga (1997); A Outra Face (1997); Códigos de Guerra (2002); Motoqueiro Fantasma (2007); O Vidente (2007); Perigo em Bangkok (2008) e Fúria sobre Rodas (2011).

 Will Smith
Will Smith é uma estrela de ação? Venho me perguntando como eu fazer essa defesa de forma merecida. Seu papel nos filmes Bad Boys sozinho o coloca aqui com todo louvor. Mas ao mesmo tempo eu não chamaria Martin Lawrence uma estrela de ação, e ele estava fazendo a mesma coisa que Smith. Até agora, as aparências de Smith em filmes de ação têm sido alguns de seus passeios de maior sucesso como ator. É um bad ass, mais as vezes não convence tanto como deveria. O importante é que porradas e tiros não faltam nos seus filmes. O problema é que ele fala demais. Mais do que Wesley Snipes.

 Brandon Lee
A carreira e vida de Brandon Lee foi interrompida devido a sua morte no set de O Corvo. Ele teria estrelado muitos mais filmes de ação, se tivesse vivido mais tempo. Seria uma boa promessa nessa categoria de filmes. Fui fã de Brandon e por acreditar que sua carreira seria promissora eu o coloco aqui sem pensar muito, afinal ele bateu e matou alguns cara também. Com certeza, seria uma ótima opção para os Mercenário de Stallone.

 Michael Dudikoff
Micheal Dudikoff é o eterno Ninja Americano, e nunca será visto diferente. Um cara branco solitário que luta demais e mata dezenas de asiáticos armados e bem treinados, sem suar a camisa. O fenômeno Ninja Americano foi um período estranho na década de 80 e início dos anos 90, onde cada jovem americano quis ser um ninja. Micheal Dudikoff continuou a estrelar filmes de ação não relacionado com a temática ninja durante toda a sua carreira, e ainda faz aparições como ator coadjuvante em vários filmes de ação de baixo orçamento. Era o queridinhos da matinês e sessão da tarde do século passado. Não chega a ser um cara marrento, mais o fato de matar ninja o torna perigoso ao extremo. Afinal, ninja não eram simples humanos.

 Mark Dacascos
Mark Dacascos teve uma longa carreira como ator de ação até ir sumindo aos poucos. Durante seus primeiros anos, ele colocou suas habilidades em artes marciais para usar em alguns filmes de ação obscuros. Ele também atuou na série de televisão O Corvo. Acredite ou não, Mark Dacascos é o anfitrião atual série Iron Chef America. Entrou aqui por tabela pelas porradas e tiros que deu em alguns bons filmes. Ah, sei lá!

 Danny Trejo
Danny Trejo atuou em diversos filmes de Hollywood e sempre levando seja socos e/ou tiros. Esse ia e vinha do inferno com tanta facilidade que acho que era sócio do cramunhão. Seus papéis mais notáveis são em personagens como o anti-heróis. Alguns exemplos são Grindhouse, Predators e Machete. Em Machete sua fúria é sem igual. Dessa forma, como atuou em dezenas de filme onde a porrada come solta, e no papel de Frank em Bad Ass: Acima da Lei, seu nome merece destaque nessa lista. Eu gosto do índio véio nos filmes.

 Dwayne Johnson
The Rock foi convidado a participar do filme 'O Retorno da Múmia'. Mas foi após o filme O Escorpião Rei, que Dwayne se firmou como ator. O Escorpião Rei obteve um sucesso estrondoso nas bilheterias americanas, e que rendeu a Rock o maior salário pago a um ator em papel de estreia, foram $5.5 milhões de dólares, entrando para o Livro do Guiness. Esse foi o salto definitivo para The Rock em Hollywood. Daí para frente porradas e tiros começaram a fazer parte do seu cotidiano.

Liam Neeson
Os papéis secundários sucederam por anos na vida de Liam Neeson, até que Steven Spielberg, de visita a Londres, ficou impressionado com o seu talento no palco e o escalou para A Lista de Schindler/1993. Sua carreira está em variados estilos de filme, em todos eles se mantem a altura de grandes atuações. Só pelo papel como Bryan Mills em Busca Implacável lhe rende estar entre os maiores bad ass do cinema. Afinal, o cara que enfrenta a máfia albanesa, deixando um rastro de sangue e ossos quebrados não merece ficar de fora.

Fonte: IMDb Brasil / Wikipedia
Curta a Fanpage
Galo do Porão Cinema
(A Mais Completa do Facebook)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage