26 de ago. de 2014

Hércules – Passado e Presente no Cinema

............Hércules é um herói da mitologia grega, filho de Zeus e da mortal Alcmena. Hércules pode ser identificado por seus atributos, como a pele de leão e a clava: nos mosaicos era mostrado com a pele bronzeada, quase negra, um aspecto considerado viril.
............Apesar de ser um campeão e um grande guerreiro, Hércules também se utilizava de trapaças e de truques sujos a seu favor. No entanto, tornou-se renomado por ter "deixado o mundo seguro para a humanidade" ao destruir diversos monstros perigosos. Seu auto-sacrifício lhe obteve a ascensão aos reinos do Monte Olimpo, onde recebeu as boas-vindas dos deuses.
............Interpretações posteriores da lenda de Hércules o retrataram como um homem justo, naturalmente altruísta e defensor de fracos e oprimidos (muitas das adaptações para o cinema e televisão o retratam assim, por exemplo). Entretanto, é válido ressaltar que enquanto mito grego, Hércules era muito mais retratado como um meio termo entre um deus e um homem, essencialmente bruto, insociável, bêbado e mulherengo, quase irracional.
............Independente disso, sua lenda perdurou, embora frequentemente utilizada para se adequar à moda política do período. O personagem também teve uma influência inegável em diversos personagens da cultura pop moderna, além de ter sido adaptado diversas vezes para televisão, filmes e quadrinhos. Abaixo, alguns atores que interpretaram o personagem Hércules no cinema através dos anos.

(Clique na Imagem para Ampliar)
Steve Reeves foi um fisiculturista americano e ator que fez uma serie de sucessos em filmes épicos no final dos anos 50 e inicio dos anos 60, incluídos dois filmes como Hércules. Curiosamente, apesar do corpo musculoso de Reeves estar lá para todo mundo ver, a voz não era a sua. Os dois filmes de Hércules foram feitos na Itália e os diálogos foram adicionados na pós-produção.

O duble italiano Alan Steel (verdadeiro nome Sergio Ciani) era o duble de Reeves nos dois filmes de Hércules, e logo se tornou uma estrela como o próprio herói em alguns filmes de baixo orçamento. Hércules contra Roma era o típico ‘épico de sandálias’, enquanto  no filme de 1964, Hércules contra os Homens da Lua , o poderoso titã lutava com assustadores ‘monstros da lua’.

O Mr. Universo Reg Park foi outro fisiculturista nativo da língua inglesa a emprestar seus bíceps para uma versão italiana da historia. Park nasceu em Leeds, na Inglaterra, e estrelou em cinco filmes de Hércules, incluindo o horror de baixo custo, Hércules no Mundo Assombrado (1961) – “um novo patamar em matéria de medo e poder’.

Não tão surpreendente, o fisiculturista que virou ator Arnold Schwarzenegger teve sua vez como Hércules, apesar de ser o único papel em que ele confessa se arrepender de ter feito. O filme de baixo orçamento, Hércules em Nova York (1970) foi a estreia de Schwarzenegger e apesar dele se parecer com Hércules, ele não convencia como ator.

Outro fisiculturista – desta vez Lou Ferrigno – apareceu como Hércules em outra versão italiana da lenda em 1983. O filme mostrava Hércules lutando contra robôs gigantes. Ferrigno, um fisiculturista rival de Arnold Schwarzenegger, era mais conhecido por interpretar Hulk na série de televisão em 1970/80.

Musculoso, elegante e com um sorriso perfeito, o Hércules da Disney em 1997 é, claro, uma produto do departamento de animação. Tate Donovan deu voz ao personagem, fazendo dele uma criança ingênua, presa num corpo grande.

Hércules: A Lendária Jornada era uma adaptação de Hércules para a televisão entre 1995-1999. Foi filmado na Nova Zelândia e tinha o americano Kevin Sobro com ator principal. Sorbo não era fisiculturista então seu Hércules é um pouco mais magro que outras versões, mas a série foi um sucesso mesmo assim.

O Jovem Hércules era um spin-off de Hércules: A Lendária Jornada e estrelava um Ryan Gosling cheirando a  talco (na foto, sentado, quando ainda no Mickey Mouse Club) no papel principal. Gosling, que tinha 17 anos na época, é provavelmente o Hércules mais magro da historia, e seu figurino tinha que ser alterado para não enfatizar sua figura longilínea.

Talvez o mais estranho Hércules tenha sido o Ucraniano Richard Sandrak, também conhecido como o garoto mais forte do mundo. Como 08 anos, Sandrak já levantava 95kg, e em 2009 ele estrelado no Pequeno Hércules em 3D, onde Hércules sai do monte Olympus para viver como um mortal em Los Angeles. Essa e um filme pouco conhecido na filmografia de Hércules.

Kellan Lutz foi mais uma ator a adaptar Hércules para o cinema. É visivelmente que o filme foi feito para aproveitar a super produção que iria ser estrelada por Dwayne Johnson. Kellan é conhecido por ter um corpo de dar inveja a muitos homens e ficou bem no papel mais convenceu pouco como o personagem. O filme conta o mito original de um dos filhos de Zeus e sua luta para sobreviver em uma região onde todos querem matá-lo. Hércules recebeu críticas negativas pela falta de comprometimento do diretor em dar veracidade as cenas onde faltou sangue e as gafes no roteiro.

O ultimo nesta lista de atores, Dwayne Johnson tem tudo a ver com o mito e lenda. Esse sem duvidas é o mais convincente – Hércules é o ex-lutador profissional, conhecido como The Rock. Depois um sofrível treino de 08 meses para se preparar, os resultados já pode ser vistos no filme. Também, uma super produção à altura do personagem lendário.

Créditos: MSN.Entretenimento / IMDb Movies / Wikipedia Livre


Curta mais sobre estilos, músicas, cantores e bandas.
Fanpage 100% Música

Como funciona?
Você clica na foto e tem um link do YouTube mostrando o som do cantor ou banda. Interessante, não?

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage