31 de dez. de 2008

2008 em Fotos | Boston Globe

O ano de 2008 contado em fotos pelo Boston Globe. Com imagens marcantes o ano de 2008 em muitas fotos de fatos que marcaram esse ano de tanto terror pelo mundo. Uma dessas fotos é de um Sul-Africano morto num confronto com a polícia e os fotógrafos ao redor como abutres procurando o melhor ângulo para fotografar. Tem uma foto tirada no Brasil durante um conflito do Movimento dos Sem Terra em Manaus, onde uma indígena com o filho no braço tentar barrar os policiais em vão.
Abaixo são algumas fotos que estou postando para mostrar a qualidades das mesmas.

Vale a pena ver todas as fotos.
Abaixo os links para as 03 seções de fotos.
Fotos de 2008 parte 1
.

by ThunderEdy

29 de dez. de 2008

Celular com tecnologia 3G ganha formato de relógio de pulso

Telefone oferece acesso rápido à web e funciona como tocador digital. Aparelho será divulgado na feira de tecnologia CES, em janeiro de 2009.
A fabricante sul-coreana LG apresentou nesta segunda-feira (29) um telefone celular com formato de relógio de pulso. O aparelho tem tecnologia 3G e, por isso, permitirá acesso rápido à internet -- uma câmera embutida possibilita inclusive a realização de videoconferências. Ele também reconhece vozes e funciona como tocador digital de músicas.
O celular tem tela de 1,43 polegada, espessura de 13,9 milímetros e será exibido ao público na feira de tecnologia CES, realizada em janeiro, em Las Vegas, que terá cobertura do G1. O lançamento no mercado europeu está previsto para 2009, mas a companhia ainda não divulgou informações sobre o preço do produto.
Câmera embutida e tecnologia 3G permitem
realização de videoconferências. (Foto: AFP)

24 de dez. de 2008

Como funciona uma Agência de Publicidade

..........Uma agência de propaganda se estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho que presta: o atendimento/planejamento, a criação e a mídia.
..........Por atendimento/planejamento compreendem-se as tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, oportunidades e planejamento dos trabalhos e tarefas a serem realizados para a solução desses problemas e/ou aproveitamento das oportunidades de comunicação dos clientes.
..........A criação é a fase da geração das idéias, dos temas, dos slogans, das expressões, dos textos, das ilustrações, dos anúncios, dos filmes, dos sons e de todas as muitas formas de comunicação a serem combinadas e empregadas na transmissão das melhores mensagens publicitárias para cada caso de cada cliente.
..........A mídia é a tarefa de seleção dos veículos de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo nos momentos mais propícios, evidentemente buscando-se a maneira mais econômica e indicada para cada caso em particular.
..........Também cabe à mídia, após a seleção dos veículos mais acertados, as tarefas de execução, negociando e comprando espaços, autorizando as veiculações e fazendo seu controle.
..........Quando a agência é mais sofisticada, existem também áreas especializadas em pesquisa, produção gráfica e eletrônica (som e imagem), tráfego (dos trabalhos por entre as áreas da agência) e até outras ferramentas de comunicação (relações públicas, promoção, merchandising, etc.). Cada área da agência pode estar constituída de uma ou até de muitas dezenas de pessoas, dependendo do tamanho e estrutura da empresa.
Saiba mais: ALA VIP
Um pouco mais sobre o assunto: AQUI
Informaçõs mais técnica: GPS Publicidade

22 de dez. de 2008

Che - A Guerrilha

Depois da Revolução Cubana, Ernesto 'Che' Guevara atinge o ponto alto de sua fama e poder. Em 1964, viaja para Nova York para discursar nas Nações Unidas, reafirmando seu compromisso com a luta do Terceiro Mundo contra o imperialismo americano. Che desaparece de Cuba, reaparecendo incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de companheiros cubanos e recrutas bolivianos para começar a Grande Revolução Latino-americana. A história da campanha boliviana é um capítulo de tenacidade, sacrifício, idealismo e da arte de guerrilha, que acaba falhando e levando Che à morte.
Veja o triller do segundo filme abaixo:

Abaixo sinopse do primeiro filme da franquia:

Che - O Argentino: Em 26 de Novembro de 1956 Fidel Castro vai de barco para Cuba com oito rebeldes. Um destes rebeldes é Ernesto "Che" Guevara, médico argentino que divide um objetivo com Fidel – derrubar a ditadura corrupta de Fulgencio Batista. Che se mostra um lutador indispensável e rapidamente compreende e controla a arte da guerrilha armada. Sua dedicação à luta faz com que seja acolhido por seus companheiros e pelo povo cubano. O filme acompanha a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e a herói revolucionário. Produção que faz parte do projeto duplo, filmado ao mesmo tempo por Steven Soderbergh (o segundo filme se chama "Che - A Guerrilla").

by ThunderEdy

21 de dez. de 2008

Rose McGowan será Red Sonja no cinema

O roteiro conta a origem de Sonja (Rose McGowan), de jovem garota renascida das cinzas da tragédia até se tornar a mulher mais temida de seu tempo. Em seu caminho para vingar a destruição de sua família, sua espada encontra um propósito maior: salvar toda Hyrkania do vilanesco Kulan Gath.
O filme tem direção de Douglas Aarniokoski e a produção é de Robert Rodriguez (Sin City, Era uma Vez no México). Red Sonja estréia prevista para 2010.
O filme, como já foi dito, não será dirigido por Rodriguez, que ficará apenas a cargo da produção. Ele afirmou que parou com todos os seus projetos (Sin City 2, Barbarella e até mesmo Conan) por causa de um filme que é mais geek do que todos eles juntos. O título ainda é um segredo, mas será anunciado nas próximas semanas.
Na direção de Red Sonja estará Douglas Aarniolosli (Highlander: Endgame) e o roteiro será escrito por David N. White.

A Red Sonja, criado pelo legendário Robert E. Howard, foi introduzida nos quadrinhos da Marvel “Conan o Bárbaro” em 1973 e logo ganhou sua própria publicação e seu primeiro filme em 1986. Apesar de o primeiro filme não ter sido muito bom, os produtores acreditam que essa nova Franquia possa superar as expectativas. Talvez até estreie em 2009 e quem saibe até mesmo Conan saia também junto para complementar essa fase herói e espada.
by ThunderEdy

Fotos clássicas com peça de Lego (Mike Stimpson)

O fotográfo Mike Stimpson utiliza o velho e conhecido Lego para recriar fotos que marcaram de alguma maneira a humanidade, seja ela boa ou má. (Clique no banner)
Veja também cenas clássicas, principalmente do cinema mundia: AQUI.
by ThunderEdy

19 de dez. de 2008

O papel do Profissional de Mídia

Uma das áreas que mais mudaram seu escopo de atuação nos últimos 20 anos foi a mídia nas agências de propaganda - e, com certeza, ela será uma das áreas mais desafiadoras da nossa atividade nos próximos anos. Pessoalmente, pude vivenciar essas mudanças e evoluções que ocorreram nos campos de tecnologia da informação, comportamento social, economia e marketing, alterando a dinâmica da comunicação social e mercadológica. Lembro-me dos jurássicos momentos que eu e Luiz Fernando Vieira vivemos juntos, em meados dos anos 80, quando conquistamos o primeiro PC da mídia brasileira, oferecido pela McCann, onde atuávamos.
Nós nos esforçávamos madrugadas adentro a construir macrocomandos em uma planilha Lotus 1,2,3 para analisar simulações de alcance e freqüência das campanhas de nossos clientes. Foi uma época muito divertida, quando aquele IBM PC XT de 6 MHz (isso mesmo, 0,006 GHz!) era considerado uma Ferrari.
A citação jurássica serve apenas para ilustrar o fato de que, atualmente, os profissionais de mídia não investem muito de seu tempo em processamento de informações, mas sim na análise estratégica de um volume cada vez maior de informações. Por uma série de fatores, a atividade de mídia nas agências é muito mais complexa e muito mais estratégica para os anunciantes, com propósito de atuação cada vez mais amplo.
A atividade de mídia nas agências tem hoje ricas interfaces com todas as áreas da comunicação. Em relação a seus clientes, o profissional de mídia tem o papel de consultor de investimentos, quando aporta ciência e conhecimento comercial na estratégia de mídia. Pode ser também um valioso aliado na gestão de marketing, ao estudar o comportamento de consumo, os hábitos e as atitudes de diferentes nichos. Ou, ainda, quando estuda mercados e orienta em quais regiões existe um maior potencial de desenvolvimento. Igualmente, o trabalho de mídia pode tornar a empresa de seu cliente mais eficiente, seja por meio de negociações de mídia com melhor relação custo/benefício, seja por estratégias competentes e inovadoras. Dessa forma, a área de mídia surge como uma fonte de eficácia para o anunciante e não como uma linha de custo.
Para a área de planejamento estratégico das agências, o profissional de mídia pode ser um excelente tradutor do comportamento do consumidor, por meio de pesquisas e estudos de mídia que hoje incorporam hábitos de consumo de produtos, atitudes, comportamento e estilo de vida. Já para a área de criação, o profissional de mídia pode ser um co-criador de soluções de mídia inovadoras. Para as áreas de produção, por sua vez, o mídia pode atuar como um facilitador e negociador perante os veículos de comunicação, contribuindo decisivamente para a implantação de novos formatos gráficos, eletrônicos ou mesmo digitais. Finalmente, para o atendimento, o mídia pode ser o grande parceiro de trabalho, formando uma dupla que torna melhor o atendimento ao cliente e a dinâmica dos trabalhos da agência. Eu e meu velho amigo Alcir Gomes Leite temos a felicidade de trabalhar assim.
E essas parcerias não param por aí. Para o departamento de finanças das agências, o profissional de mídia pode e é uma fonte de informações para o planejamento da área. Para os veículos de comunicação, as áreas de mídia podem atuar como fonte de captação de clientes e até mesmo como referência de opinião para lançamentos. Os mídias ainda podem ter um importante papel entre os fornecedores de tecnologia, informação e pesquisa.
Mas, para que tudo isso ocorra, é preciso que a agência de propaganda invista em ferramental técnico e humano e aposte nessa área. Tenho privilégio de atuar em uma organização que sempre acreditou na força dos mídias.
Tais possibilidades demandam do profissional de mídia uma enorme dedicação em se atualizar constantemente e um sentido de corpo muito grande com a equipe da agência. Essa tem sido a preocupação do Grupo de Mídia de São Paulo no desenvolvimento de tantos cursos, viagens de intercâmbio, seminários e publicação de livros.
Nesta época em que os universos da mídia estabelecida e das novas mídias estão em colisão, cabe a você perceber o efeito dessa mixagem entre os diferentes canais de relacionamento com o consumidor. Essa história de mídia off/on é algo que só faz sentido para aqueles que não nasceram no mundo digital. Os nascidos digitais esperam que todas as mídias sejam interativas, ágeis e participativas. Converse com um garoto de classe média com dez anos e você vai entender isso.
Fonte: Por Paulo Cesar Queiroz - Vice-presidente executivo da DM9DDB,
in www.meioemensagem.com.br

17 de dez. de 2008

Jornalista atira sapatos contra Bush

Vídeo de sapato atirado em Bush lidera audiência na web

O vídeo que mostra o momento em que um jornalista iraquiano atira o sapato contra o presidente americano, George W.Bush, é o líder de audiência no site You Tube na manhã desta terça-feira, com mais de 8 milhões de acessos.

Quando Bush se dirigia aos jornalistas foi interrompido na terceira fila pelo correspondente do canal de televisão Al Baghdadi, que se levantou com um sapato na mão enquanto que, aos gritos dizia: "é o beijo de despedida, seu cachorro", antes de jogar os sapatos em direção de Bush. Imediatamente depois, o jornalista iraquiano lhe jogou seu outro sapato - e de novo errou o alvo. "Este tipo de fato não me preocupa, quem os faz quer chamar a atenção", disse Bush após o incidente.
No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, jogar um sapato é uma das maiores ofensas que se pode cometer contra outra pessoa, da mesma forma que chamá-lo "cão".

by ThunderEdy

16 de dez. de 2008

Essa eu Banco / Itaú

Clique no banner para acessar o site.
O Banco Itaú lançou na internet o site “Essa eu banco” totalmente voltado para os jovens, principalmente os universitários. Nele, através de um dos personagens escolhidos, o usuário recebe dicas de como poupar, e o que poderia conseguir com esse dinheiro economizado.
O site conta história de dois adolescentes, a Mariana (19 anos) e o Daniel (20 anos). O visitante escolhe um dos dois personagens para que o represente. São historinhas, em vídeo, que mostram a rotina e o dia a dia de consumo dos personagens. Várias dicas para que os adolescentes economizem com seus gastos (conta de celular, compra de roupas etc.) A proposta do Itaú, nada mais é do que uma poderosa arma para adequar seu contato com os seus targets mais ricos: prospects e clientes que estão começando a organização financeira agora.
A criação é da Gringo. Não sei se é o meu micro, mais achei o site um tanto pesado e meio básico para quem quer apresentar uma proposta para jovens dinâmicos que não gosta de jogar tempo fora na net.
by ThunderEdy

Primeiro Photoshop

Esse era do meu tempo de menino. Quantas vezes já fiz trabalhos usando esses recursos. Quem diria que a tecnologia chegaria a tanto. Nunca imaginei isso. Hoje vejo que não tem como prevê o futuro. "O futuro é imprevisível até que se torne passado", desculpem mais não podia deixar de mencionar essa verdade. rs*
by ThunderEdy

11 de dez. de 2008

Trailer completo de ‘Terminator Salvation’

Eis enfim o primeiro trailer completo de “Terminator Salvation”, aparentemente vazado do Japão (clique aqui e veja). É cheio de robôs assustadores de vários tipos produzidos para destruir a humanidade. Há muitas cenas novas, que mostram coisas como o mech gigantesco, os bikebots e os Harvesters que já havíamos visto em anteriomente. Não sei se será um bom filme mais dá para imaginar o quanto terá de novidades na área digital de efeitos especiais.

Schwarzenegger pode aparecer em Terminator Salvation

Tempos atrás o produtor de T4 Moritz Borman disse: “Arnold é governador da Califórnia e ele não vai participar do filme”, isso prova uma coisa, palavra de produtor de hollywood é igual a de político brasileiro… O pessoal do Latino Review confirmou que Arnold esteve nos estúdios da WB e visitou o set de Terminator Salvation e a notícia que corre agora é que Arnold não vai participar em pessoa do filme, mas seu rosto e sua voz vão.
Usando uma técnica que atualmente é empregada no filme Avatar de James Cameron, onde o rosto de Arnold será passado digitalmente para o corpo de Roland Kickinger que faz o papel de T-800. Kickinger que não deve estar gostando desta ideia, já que a noticia começo a surgir agora.

O diretor do longa McG, recentemente revelou na Comic-Con que a censura do filme será 18 anos, isso quer dizer que o filme não deve sofrer alteração para atingir um público mais jovem e vai manter sua integridade.
Terminator Salvation se passa no mundo pós apocalíptico de 2018. Christinan Bale é John Connor, o homem que vai liderar a resistência humana contra a Skynet e seu exercito de exterminadores. Mas o Connor acho que o futuro foi alterado de alguma forma com a chegada de Marcus Wrigth, um estranho com apenas uma memória, a de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Marcus é do futuro ou do passado em quanto a Skynet prepara seu derradeiro ataque contra a humanidade.

Veja o site oficial: http://www.sonypictures.net/movies/terminatorsalvation

by ThunderEdy

34 maneiras de trazer Papai Noel ao século XXI

No Concurso de Photoshop desta semana da GizModo, foi pedido para que a galera desse um upgrade no Papai Noel usando a tecnologia. Foi recebida algumas inscrições absolutamente maravilhosas, mesmo que talvez eles tenham recebido um tanto de Papai Noel Homem de Ferro além da conta.
Tem algumas
imagens realmente incríveis no site, inclusive algumas que provavelmente marcariam para todo o sempre quaisquer criancinhas que as vissem, o que foi visto como um bom sinal.
Acesse o banner acima e veja as três melhores, seguidas pelo restante das melhores da Galeria dos Campeões.
Fonte: Gizmodo

10 de dez. de 2008

Zé do Caixão lança livro de terror para crianças

Você tem medo do escuro? Tem pesadelos após assistir a filmes de terror? "O Livro Horripilante de Zé do Caixão", da Panda Books, traz uma reunião de contos de terror feito especialmente para a molecada. Prepare-se para conhecer os personagens criados por Zé do Caixão. Jotinha se esconde num ferro-velho mal-assombrado e apronta todas; Rafaela transforma o aniversário de Laura numa festa de horror; Aninha é perseguida pelo fantasma do preconceito numa rua deserta. O temido Zé do Caixão reuniu sete histórias de arrepiar os cabelos da criançada. Mas nem só de terror se faz um conto. Atrás de cada susto, vem sempre uma boa lição a ser aprendida sobre amizade, preconceito, solidariedade e até sobre a origem do próprio medo.
Título: O Livro Horripilante de Zé do Caixão
Editora: Panda Books
Páginas: 48 pág. / 21cm x 28cm
Área: Infantil
Clique aqui e veja o vídeo Uol sobre o livro: TV UOL

Ronaldo rende R$ 25.500 ao Corinthians em um dia

Fábio Kadow - Publicitário (Jogo de Negócio/Terra Magazine)
Esse foi o valor que o Corinthians faturou em apenas um dia de vendas de camisas oficiais com o nome do atacante Ronaldo, maior aposta do time paulista em 2009 - pelo menos fora dos campos, já que a vinda do atacante é certeza de uma grande jogada de marketing que pode trazer muitos lucros para a equipe. Em poucas horas foram vendidas todas as 150 camisas disponíveis na loja ”Poderoso Timão” ao preço de R$ 170 cada.
O salário do craque não foi divulgado, mas estima-se que vai ficar na faixa de R$ 500 mil. Além disso, Ronaldo teria participações nos calções, mangas e amistosos, segundo Luis Paulo Rosenberg declarou ao Blog do Juca. Boa parte desse salário poderá ser pago pelo Bradesco, forte candidato ao posto de patrocinador do Timão em 2009. Já a Nike, declarou que não ajudará no pagamento dos rendimentos.
O Fenômeno está de volta e, pelo menos fora de campo, já mostrou que pode render tanto quanto nos velhos tempos!

8 de dez. de 2008

Um minuto para se mexer no McDonald’s

Um minuto para se mexer no McDonald’s


Vai ser difícil resistir à nova campanha mundial do McLanche Feliz “Um Minuto para Se Mexer”, inspirada na animação “Madagascar 2 – A Grande Escapa”. Todos os dias, às 15h e às 18h, o McDonald’s vai parar por um minuto e convidar todas as crianças e adultos que estiverem em seus restaurantes a entrar no mundo de Madagascar 2. A rede escolheu a música tema do filme “Eu me remexo muito” e criou uma dança para ninguém ficar parado. Na coreografia, muitos pulos, passos e agitação para garantir diversão total no McDonald’s.

A ação tem como objetivo inspirar as crianças a perceber a diferença que um minuto de diversão e de atividades físicas pode fazer para o bem-estar, explica Roberto Gnypek, diretor de planejamento de marketing do McDonald’s Brasil. E para tornar esse minuto ainda mais animado, a rede trouxe para seus restaurantes os personagens de Madagascar 2, na versão pelúcia, como surpresas do McLanche Feliz.

Liderados pelo leão Alex, o grupo inclui a zebra Morty, a girafa Melman, os hipopótamos Glória e Moto Moto. Ainda fazem parte da coleção os lêmures Julien e Maurice, o pinguim Capitão e o chimpanzé Mason. Até a versão bebê do leão Alex pode ser encontrada entre as surpresas. Para completar a diversão, todos animais têm um código que dá acesso a brincadeiras exclusivas no endereço
www.mcdonalds.com.br. O portal também dá dicas de atividades para as crianças fazerem em apenas um minuto.

E a brincadeira não acaba aí. Os clientes podem também participar da atividade “O que você vai fazer no seu 1 minuto?” dentro do Programa Mundo Feliz Ronald McDonald. Nele, as crianças escolhem cartões que indicam a ação que vão fazer e como vão fazer. Em todas as situações, as crianças irão se inspirar num personagem do filme para brincar.

“Nossa expectativa é encorajar as crianças a dar o primeiro passo para fazer algo que elas gostem, como, por exemplo, dançar. Queremos que elas levem a experiência do restaurante para casa e, dessa forma, usem mais os minutos para se divertir e praticar atividade física”, comenta Gnypek.

Segundo ele, a ação representa uma nova forma de abordar o compromisso contínuo da empresa com o bem-estar das crianças. A campanha foi desenvolvida com base em uma pesquisa inédita realizada pela empresa Just Kid com mais de 5 mil crianças de 6 a 12 anos e seus pais na Europa, Ásia, América Latina e América do Norte. A pesquisa tinha como objetivo determinar o que motiva as crianças a serem ativas e como o McDonald’s poderia ajudá-las na tarefa. Os resultados foram claros e consistentes em todo o mundo – “aproveitar a vida”, seja rindo, se divertindo e vivendo novas experiências foram opiniões quase que unânimes entre crianças de todas as idades e países.

Promocional - A Taterka, agência do McDonald’s na América Latina, desenvolveu todo o material de ponto de venda composto de translite, banners, faixas e caixinha da refeição, além da campanha online que será veiculada nos portais da Globo.com e Cartoon Network. Por se tratar de uma ação mundial, os filmes de 15’’ e 30’’ para TV aberta, TV paga e cinema são padronizados e foram adaptados pela Taterka para serem exibidos nos países latino-americanos.

Fonte: Grupo de Mídia São Paulo

Habib's homenageia São Paulo pelo Brasileirão

A Giovanni+DrafFCB criou para o Habib’s, para homenagear o sexto título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo São Paulo neste domingo (07), um pôster ilustrado da equipe, veiculado nos jornais Folha de S. Paulo e Agora SP desta segunda-feira (08).
A peça traz a ilustração dos jogadores do tricolor paulista bocejando, e o seguinte título: “São Paulo Futebol Clube, para variar, campeão Brasileiro.”
Serão distribuídos ainda 50 mil pôsteres nas 110 lojas do Habib’s da capital paulista, para aqueles que comprarem uma sobremesa.
O Habib’s é patrocinador oficial do São Paulo.
A criação é de Luiz Kanadani, Marcus Saulnier e Ricardo John, que assina a direção de criação ao lado de Adilson Xavier e Sidney Araújo. Ilustração de Anderson. Atendimento de Mauro Silveira e Larissa Zucatelli e aprovação de Alberto Saraiva e Luiz Trielli.



Poster do HexaCapeão São Paulo.
Informou: Clube de Criação de SP'

6 de dez. de 2008

Guias de Profissões Terra (A - V)

Publicidade e Propaganda

Profissão rodeada por um certo glamour nos últimos 20 anos, a publicidade e propaganda sempre atraiu jovens que sonhavam em participar de grandes campanhas criativas e ganhar reconhecimento internacional. Hoje, com a Internet e um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, os publicitários buscam novos nichos de atuação. "Mesmo quem não se considera criativo, por exemplo, pode ser um empresário de sucesso na área, um bom administrador de agência", explica Sílvia Koch, professora de propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). "O glamour ainda existe, mas a entrada no mercado de trabalho desfaz os sonhos. É preciso estar atento", pondera.
O curso de publicidade, em geral, tem duração de quatro anos. O primeiro semestre é formado basicamente pelas mesmas disciplinas para os cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, o que para o aluno pode ser uma oportunidade de ter contato com estas outras profissões. Entre os principais conteúdos abordados estão: história da arte, cultura brasileira, sociologia, fotografia, cinema e vídeo, produção gráfica, redacão, planejamento e marketing, entre outros.
Mercado - O publicitário utiliza técnicas para divulgar fatos e informações sobre pessoas, produtos ou empresas, tendo como objetivo vender os produtos ou a imagem do cliente. O profissional também pode atuar como redator de textos e dirigir comerciais para televisão. Para o publicitário Paulo Henkes, a disseminação das mídias tecnológicas dão um novo impulso à carreira. "O avanço tecnológico oferece muitas possibilidades e, ao mesmo tempo, exige um comprometimento maior com os resultados dos anunciantes. Quem é formado em publicidade possui aí um diferencial na busca por uma vaga no mercado", ressalta.

Guia de Profissões Terra: http://noticias.terra.com.br/vestibular/ultimas2/0,,EI11798-SUM,00.html

5 de dez. de 2008

Michelin (O Poder de uma Marca Famosa)

A história dos pneus está intimamente ligada a um boneco ligeiramente redondo, simpático e com status de estrela no mundo do marketing. Ele é a personificação de segurança e tecnologia da francesa MICHELIN, responsável pela segurança de milhares de pessoas que utilizam, não importa qual, meios de transportes. Quer seja de avião, metrô, automóvel, bicicleta ou moto, a MICHELIN está muito mais que presente nas vidas de todos nós.
A ligação da marca MICHELIN com o pneu nasceu da necessidade de um ciclista, inconformado pelo tempo gasto no reparo e na secagem da cola usada para ligar os pneus aos aros da bicicleta. Foi então que os irmãos Édouard e André Michelin, donos de uma pequena fábrica, com 52 empregados que produzia pastilhas de freio feita de lona e borracha, na cidade de Clermont-Ferrand na França desde 1889, imaginaram a melhor forma de facilitar este trabalho, e em 1891, patentearam o primeiro pneu desmontável, reduzindo o tempo de conserto de três horas e uma noite para 15 minutos. O célebre ciclista Charles Terront, correndo com pneus MICHELIN desmontáveis, venceu a corrida Paris-Brest-Paris oito horas à frente de seu adversário mais próximo, e 24 horas à frente do terceiro colocado. A invenção é logo patenteada e dá ao seu idealizador, Édouard, a certeza de que ali estaria um produto de futuro. Começava uma nova era para o transporte terrestre. Um ano depois, mais de 10 mil ciclistas rodavam com pneus MICHELIN. O próximo passo era fabricar pneus para outros meio de transportes. Em 1894 surgiu o primeiro pneu para carruagem, cujo conforto e silêncio os parisienses iriam adorar. No ano seguinte, em uma corrida entre Paris e Bordeaux, os irmãos MICHELIN inscreveram um carro, conhecido como “Éclair”, equipado com pneus. Apesar da vitória com certa folga, os constantes furos nos pneus ainda era um problema.
O famoso BibendumA idéia do boneco Bibendum (conhecido carinhosamente como BIB) teve início em fevereiro de 1893, na Conferência da Sociedade dos Engenheiros Civis, em Paris, em que ao defender as vantagens do pneu, André Michelin pronuncia uma frase que se tornará o lema da MICHELIN: “O pneu bebe o obstáculo”. Esta frase histórica seria bem aproveitada. No ano seguinte, durante a Exposição Universal e Colonial de Lyon, os dois irmãos Michelin notam, em seu estande, uma pilha de pneus de diversas dimensões, com um formato sugestivo. Edouard teria, então, dito a André: “Se tivesse braços, pareceria um homem”. Em breve, André se lembraria dessa frase. Em 1897, o desenhista Marius Rossillon apresenta aos irmãos diversos projetos publicitários. Entre eles, um esboço destinado a um bar-restaurante mostra um homem gordo levantando sua caneca de cerveja, sob a frase latina “Nunc est bibendum” (Está na hora de beber). Para a fértil imaginação de André Michelin, a frase evoca imediatamente sua fórmula “o pneu bebe o obstáculo”. Associando o gordo bebedor à imagem sugerida pela pilha de pneus em Lyon, ele encomenda um cartaz. Em 1898, segundo a idéia de André, foi criado um cartaz onde se via um imponente personagem formado de pneus, atrás de uma mesa, levantar uma taça cheia de cacos de vidro e pregos, dizendo, no momento de um brinde: “Nunc est bibendum”. Lembrando os raros donos de automóveis da época, o então chamado “boneco Michelin” ostenta, orgulhosamente, sinais de uma certa prosperidade econômica, tais como anel de brasão, charuto e uma inegável corpulência. Os óculos antigos foram inspirados em André Michelin. O verdadeiro batismo de Bibendum ocorre alguns meses mais tarde, durante a corrida Paris - Amsterdã - Paris. Ao ver passar André Michelin, o piloto Théry exclama: “Olha lá o Bibendum!”. O nome fica conhecido e, em pouco tempo, passa a denominar diretamente o boneco MICHELIN.Um dos personagens publicitários mais famosos do mundo está presente em campanhas, adesivos e até mesmo nos próprios pneus que a MICHELIN produz. Seu bom humor, a forma inusitada e a origem despertam tanta curiosidade que motivam artistas, jornalistas e até colecionadores no mundo inteiro. No ano 2000, ele foi eleito pelo jornal Financial Times e pela revista Report On Business, o melhor logotipo do mundo. As imagens acima mostram a evolução do personagem através de anúncios.
Mais sobre marcas famosas acesse aqui: http://www.powerfullbrands.blogspot.com
By ThunderEdy

Honda - O Poder dos Sonhos

Clique no banner acima para ver o filme.
A simplicidade e genialidade do fundador do império Honda, Soichiro Honda, o animador italiano Michele D’Auria compôs e dirigir um curta de animação de 11 minutos de duração. O animação mostra o momento em que Soichiro Honda, logo depois da Segunda Guerra Mundial e com um Japão devastado, decidiu incorporar um motor a sua bicicleta, criando assim uma das marcas automotivas mais importantes do mundo.
A peça é institucional e faz um belo retrato do conceito que a Honda utiliza por décadas: O Poder dos Sonhos. Vale a pena ver porque o curta é uma obra de arte mais a versão está disponível apenas em inglês.
No hotsite do curta,
Michele D’Auria, você pode conferir detalhes da produção e um making of.
By ThunderEdy

VW SpaceFox (Cachorro-Peixe)

Com uma trilha sonora de uma versão de “Stand By Me”, a Volkswagen estreou essa semana a campanha para o SpaceFox. Cenário quase idênticos e já visto em outras campanhas com jeito argentino (Peugeot; Axe; Quadrado; Budweiser etc). Um sujeito maluco beleza tem um animal de estimação um tanto bizarro, um cachorro-peixe.
Comercial criado pela AlmapBBDO (Brasil), com produção argentina da Rebolucion, com efeitos da Bitte Animation. Isso, obviamente, explica até o estilo do filme argentino de ser. Parece que por enquanto o estilo está dando certo porque está sendo copiado sempre quando a onda é praia, sol e alguns porre de tequila ou coisa assim.

Mais o legal é a idéia um tanto bizarra, pelo menos é assim que achei. O mundo da computação gráfica está cada vez mais ousado e o nível cada vez mais incrível. Afh! Quase embarquei nessa viajei. Bem, cada um deve ter uma opinião sobre esse VT. Pelo menos é original e vende a idéia de sonho. Afinal, cada um tem os seus por mais loucos que possam ser.

By ThunderEdy

Curiosidades sobre símbolos do Natal

Saiba mais sobre os símbolos que represetam o Natal:
- Porque a árvore de Natal.
- Origem do Presépio.
- Quem são os Reis Magos.
- A Estrela de Belém.
- O Homem de Neve.
- Missa do Galo.
- Peru de Natal.
Enfim, muito e muito mais sobre o Natal.

4 de dez. de 2008

Dia Mundial da Propaganda e do Publicitário

Dia Mundial da Propaganda e do Publicitário
Publicidade ou Propaganda? Qual a Diferença?
As pessoas confundem os dois conceitos no jargão do dia-a-dia, pois a diferença é muito tênue. Mas, academicamente, Publicidade é mais abrangente que Propaganda, englobando todas as formas de comunicação: merchandising, Marketing Direto, novos meios etc. Os títulos agência de propaganda ou agência de publicidade dependem do objetivo de cada uma.
Poucas agências se intitulam agências de publicidade, a maioria prefere o título agência de comunicação total, aquela que propõe o full service ao cliente. Já as agências de propaganda se concentram na Propaganda, destaca Cyd Alvarez, diretor de atendimento da Comunicação Contemporânea.
O que é propaganda? É responsável pela imagem da empresa. Um instrumento que atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado. De que forma os conceitos de Marketing e Propaganda se assemelham e se diferenciam?
Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A Propaganda também é um dos itens do Marketing. Propaganda e Marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a Propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de Marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do Marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem, distribuição etc, enquanto a Propaganda fica restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor etc, esclarece Cyd Alvarez, diretor de atendimento da Comunicação Contemporânea.
O que é merchandising? Em, inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela.
Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising, destaca Ronald Peach Jr., sócio da Oficina do Merchandising.
Qual a importância do produto num contexto de Marketing? O Marketing sempre foi confundido com várias outras coisas: promoção de produto, ação de relações públicas de um produto etc. E a imagem da empresa sempre foi privilegiada frente ao próprio produto. Mas, numa sociedade como a atual, contestadora, a qualidade adquire maior valor que no passado e o produto passa a ser o elemento fundamental no contexto de Marketing.
Fazendo uma relação com a língua, o produto é o substantivo e o resto, são adjetivos. Ou seja, tudo o mais é derivativo do produto e existe em função dele. Não adianta ter uma grande verba de propaganda, pontos-de-venda lindíssimos, rede de distribuição eficiente e assistência pós-venda fantástica sem a qualidade do produto.
Agora, se além da qualidade, o produto ainda tiver todas essas outras qualificações, teremos o conceito de Produto Ampliado, que significa que a demanda por ele será muito maior e os clientes serão atraídos com mais facilidade. O Marketing, é claro, aproveita para apoiar-se nesses valores do Produto Ampliado, afirma Carlos Alberto Rabaça, sócio da Rabaça & Associados.
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