22 de mar. de 2010

Mãe-Pátria – Curiosidades da Rússia

1941-1945 - Grande Guerra Patriótica contra a Alemanha fascista (Segunda Guerra Mundial). Foi uma pesada provação para o povo russo. Apesar de imensas perdas, a URSS foi a única nação da Segunda Guerra Mundial a ser invadida territorialmente pela Werhmacht (Força Armada de Defesa Alemã) a ser capaz de se reorganizar e, sem rendição ou acordos colaboracionistas, resistir, combater, e efetivamente rechaçar as forças alemãs para fora de seu território sem tropas externas atuando conjuntamente (como na recuperação da França, por exemplo) e, mais importante, seguir um curso de vitórias até a capital da Alemanha, terminando, na prática, a guerra.

Grande Guerra Patriótica - "Pátria-Mãe está chamando"

MONUMENTO À VITÓRIA
Mãe Pátria, também chamado Pátria-Mãe, Mãe-Pátria está chamando, ou simplesmente A Pátria, ou o Monumento Mamayev, é uma estátua em Mamayev Kurgan em Volgograd (conhecida antes por Stalingrado). Ela estampa a vitória Rússia na Batalha de Stalingrado. Foi a mais alta estátua do mundo quando ela foi edificada, e a modelo que posou para ela ainda foi reconhecido pela semelhança em mais de quarenta anos após sua inauguração.

CONSTRUÇÃO E DEDICAÇÃO
Quando o memorial foi edificada em 1967 era o mais alto escultura do mundo, medindo 85 metros da ponta de sua espada para o topo do pedestal. A própria figura mede 52 metros, e a espada de 33 metros. Simbolizando os 200 dias da Batalha de Stalingrado. O escultor Yevgeny Vuchetich a encheu com chumbo, e os grandes desafios de engenharia estrutural foi colocar mais 7.900 toneladas de concreto na escultura ficaram ao encargo de Nikolai Nikitin. A estátua aparece em também na atual bandeira e brasão de armas de Volgogrado.
CULTURA NOME E TRADUÇÃO
O texto repetitivo no título "Mãe Pátria" não existe em russo: a palavra "Pátria", "Родина", é derivado de "nascimento" e pode ser traduzido literalmente como "lugar de nascimento".
ESCULTURA DE MODELO E INSPIRAÇÃO
O modelo que posou para a estátua, Valentina Izotova, uma nativa da cidade, que ainda é reconhecida por sua semelhança com a estátua. Ela foi recrutada por Lev Maistrenko, um artista que estava trabalhando no complexo memorial no início dos anos 1960 e achou que seu rosto tinha a personalidade da obra que iria compor.
Segundo algumas fontes, a estátua foi parcialmente inspirada na Vitória de Samotrácia (A Vitória de Samotrácia também conhecida como Niké de Samotrácia é uma escultura que representa a deusa grega Niké, da vitória, cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do santuário dos grandes deuses. Em grego, o seu nome é Nike tes Samothrakes). Com roupagem um pouco mais alargado. O Marechal da União Soviética Vasily Ivanovich Chuikov foi enterrado no monumento, como também o famoso sniper (atirador) soviético Vasily Zaytsev, que matou mais de 300 soldados alemães na batalha de Stalingrado.
OS PROBLEMAS ESTRUTURAIS
A estátua está encostada devido a alterações no nível das águas subterrâneas, provocando movimentos das fundações, a inclinação está cada vez mais piorando. A estátua não é fixa para os seus fundamentos e é mantida no lugar apenas por seu peso. Ela afundou 20 centímetros e não é esperado tão logo ceda novamente, mais possivilmente pode entrar em afundamento nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage