1 de mar. de 2010

Propaganda e Publicidade - Qual a Diferença

O que é Propaganda?
Propaganda. [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’. ] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.
Propaganda tem origem em propagar
" Propagar vb. ‘multiplicar, ou reproduzindo ou por geração’ ‘dilatar, estender’ 1844. Do lat. propagare//propaganda 1873. Do fr. Propagande." (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982).
Como Conteúdo:
1. Expressão genérica, que envolve a divulgação do nome de pessoas (propaganda eleitoral ou profissional), de coisas à venda (mercadorias, imóveis, etc.) e também de idéias (propagada dos Evangelhos, do Comunismo, do Nazismo, etc.).
2. Quando tem objetivos comerciais chama-se preferencialmente, "publicidade", que tanto pode ser direta (anúncio), como indireta ou institucional.

Forma:
O tema é usado habitualmente com vários sentidos, desde o pejorativo ao de propagação da fé, até o sentido político, que é o de ‘propaganda comercial’, de ‘advertising’. Com este mesmo sentido mais específico diz-se também da publicidade.

Conceito:
Qualquer forma impessoal (non personal) de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços, cujo patrocinador é identificado. 2.Técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido.

............Na Publicidade de hoje em dia ganha muito com termos éticos, visando a atenção do target para a idéia ambiental, varias estratégias publicitárias visam a responsabilidade social, muitas vezes, você acaba até vendo mais a ideia de responsabilidade social do que o próprio produto por traz,é essa a grande importância de valores éticos a publicidade, pois toda boa publicidade é boa propaganda.

Qual a diferença entre Propaganda e Publicidade

............Nos dicionários de Língua Portuguesa propaganda e publicidade aparecem como sinônimos, apesar das pequenas diferenças.
O que se pode dizer, com base nos estudos realizados, é que é muito difícil estabelecer uma relação entre os conceitos de propaganda e de publicidade.
• um critério gramatical não é suficiente para diferenciar entre propaganda e publicidade e, deste modo, esclarecer as definições técnicas;
• quando a preocupação é o conteúdo da mensagem, propaganda está vinculada à promoção de crenças e idéias, enquanto publicidade tem o objetivo comercial de estimular a compra de produtos e serviços. Propaganda é uma expressão genérica, publicidade tem finalidade prática;
• quando o foco do conceito é a forma de apresentação da mensagem, diz-se que propaganda tem sempre um anunciante identificado, condição desnecessária para a publicidade. Aqui propaganda tem uma carga persuasiva maior, enquanto publicidade parece um termo abrangente e relacionado a divulgação. Pelo menos em parte, a proposição está mais próxima da etimologia das palavras e da definição do dicionário de Língua Portuguesa.

Conclusão:

• Propaganda é tudo aquilo que está contido em anúncios e peças publicitárias. É tudo aquilo que é feito de forma paga para se receber publicidade.

• Publicidade é aquilo que envolve todo o conjunto formado por veículos, agências, ações, etc. Por isso dizemos meio publicitário, peças publicitárias. Também toda ação recebida do meio de forma espontânea, não paga.

..............A propaganda é somente uma das formas de se fazer e receber publicidade. De qualquer forma, ambos os termos são usados e na maioria das vezes com os mesmos sentidos. O importante é o fato de comunicar. Transmitir a mensagem é o que interessa.

*Bibliografia
- Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994
- Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982
- Enciclopédico de Jornalismo, 1986
- Dicionário Brasileiro de Comunicação, 1977

Achei: Acontecendo.Aqui

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage