" Propagar vb. ‘multiplicar, ou reproduzindo ou por geração’ ‘dilatar, estender’ 1844. Do lat. propagare//propaganda 1873. Do fr. Propagande." (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982).
2. Quando tem objetivos comerciais chama-se preferencialmente, "publicidade", que tanto pode ser direta (anúncio), como indireta ou institucional.
Forma:
Conceito:
Qualquer forma impessoal (non personal) de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços, cujo patrocinador é identificado. 2.Técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido.
............Na Publicidade de hoje em dia ganha muito com termos éticos, visando a atenção do target para a idéia ambiental, varias estratégias publicitárias visam a responsabilidade social, muitas vezes, você acaba até vendo mais a ideia de responsabilidade social do que o próprio produto por traz,é essa a grande importância de valores éticos a publicidade, pois toda boa publicidade é boa propaganda.
Qual a diferença entre Propaganda e Publicidade
............Nos dicionários de Língua Portuguesa propaganda e publicidade aparecem como sinônimos, apesar das pequenas diferenças.
O que se pode dizer, com base nos estudos realizados, é que é muito difícil estabelecer uma relação entre os conceitos de propaganda e de publicidade.
• um critério gramatical não é suficiente para diferenciar entre propaganda e publicidade e, deste modo, esclarecer as definições técnicas;
• quando a preocupação é o conteúdo da mensagem, propaganda está vinculada à promoção de crenças e idéias, enquanto publicidade tem o objetivo comercial de estimular a compra de produtos e serviços. Propaganda é uma expressão genérica, publicidade tem finalidade prática;
• quando o foco do conceito é a forma de apresentação da mensagem, diz-se que propaganda tem sempre um anunciante identificado, condição desnecessária para a publicidade. Aqui propaganda tem uma carga persuasiva maior, enquanto publicidade parece um termo abrangente e relacionado a divulgação. Pelo menos em parte, a proposição está mais próxima da etimologia das palavras e da definição do dicionário de Língua Portuguesa.
Conclusão:
• Propaganda é tudo aquilo que está contido em anúncios e peças publicitárias. É tudo aquilo que é feito de forma paga para se receber publicidade.
• Publicidade é aquilo que envolve todo o conjunto formado por veículos, agências, ações, etc. Por isso dizemos meio publicitário, peças publicitárias. Também toda ação recebida do meio de forma espontânea, não paga.
..............A propaganda é somente uma das formas de se fazer e receber publicidade. De qualquer forma, ambos os termos são usados e na maioria das vezes com os mesmos sentidos. O importante é o fato de comunicar. Transmitir a mensagem é o que interessa.
*Bibliografia
- Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994
- Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982
- Enciclopédico de Jornalismo, 1986
- Dicionário Brasileiro de Comunicação, 1977
Achei: Acontecendo.Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário