14 de jun. de 2010

Futebol - Origem e Curiosidade

Cuju na Ásia
..................Os primeiros indícios de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han em um desporto chamado Cuju, alguns historiadores especulam que o desporto fora inventado pelo imperador Huang Di para fins de treinamento militar. Durante várias dinastias o desporto sofreu várias mudanças, oscilando entre períodos de declínio e popularidade e tendo 2 formas de jogo, a Zhu Qiu e a Bai Da. Durante a Dinastia Ming (1368-1644) declinou até o desporto de 2 mil anos desaparecer. A China é considerada pela FIFA o berço do futebol.
Kemari no Japão
..................No ano 600 durante o Período Asuka foi introduzindo um desporto derivado do Cuju na China, o Kemari com diferenças maiores, o principal objetivo é utilizar chutes para manter a bola no ar, o Kemari é atualmente um desporto celebrado em eventos culturais no Japão.
(Clique para Ampliar)
(A Seleção Britânica de Futebol venceu o primeiro campeonato internacional entre seleções)
..................O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.
..................Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rúgbi (futebol americano), ao futebol australiano, etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol.
..................Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violência. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não-cristão, e a proibição perdurou por 500 anos. O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de fato existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originário da cidade de Florência, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol atual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage