.......................Ao contrário do que já vemos nos cinemas, os óculos 3D da Sony são do tipo ativo, ou seja ao invés de simples lentes polarizadas a empresa optou por uma solução bem mais elegante que utiliza um engenhoso sistema eletrônico baseado em lentes com uma camada de LCD para criar imagens qualidade bem superior da que vemos nos atuais cinemas 3D.
.......................E como isso funciona? Como alguns já devem saber, os vídeos em 3D são feitos com câmeras especiais que procuram captar imagens do mesmo modo que os nossos olhos, ou seja, duas imagens ao mesmo tempo a partir de pontos de vista levemente diferentes.
.......................Assim, o que temos são duas imagens que precisam ser transmitidas da maneira correta para o olho certo. O grande desafio até hoje foi de como combinar ambas as informações se possível no mesmo quadro de imagem o que foi conseguido até hoje com o uso de anáglifos ou por meio de polarização de imagem o que resulta num certo comprometimento com a qualidade da imagem.
.......................A grande sacada dos óculos ativos é que ele permite a apresentar quase que simultaneamente duas imagens ao mesmo tempo ou mais exatamente uma imagem para cada olho. Isso é possível graças ao LCD das lentes que funcionam como uma espécie de cortininha que abre e fecham alternadamente em sincronismo com os quadros apresentados pela TV. Primeiro para o olho esquerdo...e depois para o direito.
.......................Como essas imagens são atualizadas centenas de vezes por segundo e contando com o fenômeno de retenção retiniana das imagens é possível perceber o efeito de animação da cena do mesmo modo que vemos no cinema e na TV.
.......................Note que como uma imagem da TV é atualizada numa taxa de 60 quadros por segundo no caso da TV 3D essa taxa dobra para 120 quadros por segundo para que duas imagens cheguem para cada olho no mesmo tempo que os 60 quadros na TV convencional. Daí a explicação de muitas empresas por que não é possível ver programas em 3D em TVs convencionais ou mesmo telas de computador não certificadas para 3D.
.......................No caso a Sony, ela desenvolveu uma tecnologia de processamento de imagem que praticamente dobra a taxa de atualização para 240 quadros por segundo, permitindo assim uma reprodução ainda mais fiel e precisa dos movimentos. Fora isso o ganho de brilho obtido com o uso do sistema de retroiluminação com LEDs compensa a queda de luminosidade causada pelo uso dos óculos 3D o que torna o seu uso mais confortável.
.......................Observe que para manter o sincronismo correto entre a imagem da TV e os óculos utiliza-se um emissor de luz infravermelho que envia sinais para os sensores montados em cada óculos o que permite que várias pessoas possam assistir o programa ao mesmo tempo sem se preocupar com sua posição e distância da tela e como qualquer controle remoto de TV ele não vai funcionar num aparelho e outra marca. Eles funcionam com uma pilha botão de lítio de longa duração facilmente encontradas no comércio. Existe também um pequeno interruptor que permite desligar os mesmos quando não utilizados.
.......................Alguns podem até estranhar o não uso de baterias recarregáveis mas na minha opinião trata-se de uma decisão acertada já que no caso da bateria dos óculos caducarem no meio de um programas eles podem rapidamente voltar a funcionar com a simples troca da mesmas enquanto que no caso das recarregáveis, seria necessário esperar por até algumas horas com o dito cujo ligado na tomada para voltar a utilizá-lo, e isso se outros óculos não caducarem nesse interim.
.......................Outra crítica que já ouvi desses acessórios é que eles são meio grandes, mas isso ocorre porque eles foram projetados para também serem usados por pessoas que usam óculos, na base de cada haste do TDG-BR100 existe uma trava que permite ajustar a abertura da mesma para os diversos tipos de pessoas. De fato os óculos da Sony estão disponíveis em dois modelos, o TDG-BR100 mais voltado para adultos e o TDG-BR50 ligeiramente menores e indicados para crianças e disponível nas cores azul para os meninos e rosa para as meninas.
.......................Como é que ninguém pensou nisso antes?
......................Nas peças abaixo a ideia é simples: expressão e reflexão nos óculos 3D, correspondente ao filme ou game no caso do menino e não precisou mais nada para para vender o produto. Já diz tudo e a marca posicionada na lateral dos óculos através de uma meia percepção. Brilhante, isto é incrível quando se busca simplicidade. Outras sacada são as pessoas que não são tanto atraentes, mas são reais. Poderia ser eu ou você, ou nossos pais e irmãos e por ai vai. Não mostrar o produto em si em um anúncio é uma idéia corajosa. A fotografia é muito bem produzida.
(Clique para Ampliar)
Agência: Bauer Media / London - Reino Unido
Diretor de Arte: Woods Duncan
Fotográfia: Silk
Publicação: Maio/2010
.
Referência Bravia TV 3D: Sony.Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário