18 de out de 2010

Oakley Óculos - Merchandising de 41 Milhões

.......................Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto-de-venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
.......................Originada do termo francês merchand, a palavra inglesa merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".
......................."No impacto da televisão em todo o mundo sozinho, Oakley arrecadou US$ 41 milhões em espaço publicitário equivalente, de acordo com a pesquisa feita para a CNBC do Front Row Analytics, uma empresa de avaliação de patrocínio. Eric Smallwood, vice-presidente de gerenciamento de projetos para a empresa, disse à CNBC que a empresa levou em conta a cobertura ao vivo, e ainda a repescagens e uma estimativa do público assistindo ao redor do mundo. Smallwood, disse que a empresa também levou em conta que a empresa obtém mais exposição à noite, quando há mais pessoas assistindo. Front Row quebrou a exposição por país. Oakley teve a maior exposição na China (US$ 11,7 milhões), 6,4 milhões dólares nos Estados Unidos, 898.000 dólares no Reino Unido e 703.000 dólares no Chile.
......................."É um gesto de boa vontade que vai se transformar em quantidades maciças de exposição para Oakley em uma maneira positiva", disse Smallwood. A melhor exposição da Oakley até agora tem sido de "Super" Mario Sepulveda Espina, segundo o mineiro, que saiu disparado cuja atitude até foi repetido inúmeras vezes em todo o mundo. O assunto tornou-se um tema quente no Twitter.
(Clique na Imagem para Ampliar)

.......................A NASA, Apple e Oakley se envolveram fortemente com o resgate, sendo que a última chegou a divulgar um release (texto institucional) sobre o produto disponibilizado para ajudar no “acontecimento”. A marca concedeu óculos do modelo Radar a cada um dos mineiros para que eles não tivessem problemas de sensibilidade ao chegar à superfície. “A Oakley está honrada em ter dado assistência às autoridades chilenas na operação de resgate”, afirma Carlos Reyes, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
.......................Já a NASA forneceu um alimento com alto teor calórico líquido para evitar que os mineiros tivessem problemas por todo o tempo que passaram presos. A Apple, por sua vez, doou iPods para entretê-los depois que saíssem do buraco. Mas uma infinidade de outros produtos será doada às famílias dos trabalhadores, que englobam alimentos, vestuário, lingeries sensuais, vinho, brinquedos e até mesmo roupas infantis de Halloween.
.......................Presos a mais de 700 metros de profundidade, para realizar o resgate, a marca Oakley resolveu doar uma linha de seus óculos (que custam em torno de U$180 cada) com 100% de proteção UV. Os óculos são essenciais para trazer os mineradores até a superfície porque não estão acostumados com a luz do dia. Um total de 35 óculos doados, com um investimento de $6300. O retorno de tudo isso? Muito superior ao investimento, é claro!
.......................Uma exposição publicitária equivalente a U$41 milhões. Estou falando de tomadas com closes nos rostos dos mineradores, em todas as TVs do mundo, incluindo inúmeros reprises, além de sites e uma cobertura ao vivo na CNN.com, além é claro de todas as mídias impressas, blogs, etc. Uma ótima sacada de marketing da Oakley ou uma simples ação filantrópica? Acho que não resta dúvidas da ação de merchandinsing envolvida.
.......................O resgate foi acompanhado por 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo, e o valor de publicidade da aparição da marca Oakley é estimado em U$41 milhões de dólares, e é uma exposição de marca de uma forma positiva.
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2 comentários:

luiz scalercio disse...

gostei muito do blog,
belissimo texto,
imagina o dono da
marca do oculos vai
ganhar denheiro,
em .
clique em comente no blog
www.analucianicolau.adv.br
http://focoglobal.blogspot.com/

THiago_B disse...

Claro né o BBB da Mina teve varios patrocinadores no final.
É a Newmedia fazendo seu papel, transformando um acidente de trabalho em comoção e noticia mundial durante meses e fechando com marcas divulgando seus produtos
This is Capitalism.

vlw man, otimo post.
(Tira essas confirmação de letras ai man.)

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