25 de dez de 2010

A Origem do Natal e do Papai Noel

...........................A maioria dos eruditos concorda que o 25 de dezembro foi designado pela Igreja Católica como data de nascimento de Jesus. Por quê?
........................... “A razão mais provável”, diz The New Enciclopédia Britânica, “é que os primitivos cristãos desejavam que a data coincidisse com a festividade pagã, romana, que marcava o ‘nascimento do sol invicto’”.
...........................Nessa época houve a suposta conversão de Constantino, no quarto século, e com ele um enorme número de pagãos ingressou na forma do cristianismo então prevalecente. Com isso houve uma espécie de fusão dos costumes cristãos com os costumes pagãos.
...........................Em 601 EC, o Papa Gregório I escreveu a Melito, seu missionário na Inglaterra, mandando-lhe “não acabar com essas antigas festividades pagãs, mas adaptá-las aos ritos da Igreja, mudando apenas os motivos delas de um incentivo pagão para um cristão”. Assim, de acordo com The New Enciclopédia Britânica, “25 de dezembro, o dia do nascimento de Mitra, deus iraniano da luz, e . . . o dia dedicado ao sol invicto, bem como o dia depois das saturnais, foi adotado pela igreja como Natal, a natividade de Cristo, para contrabalançar os efeitos dessas festividades”. Portanto, a celebração pagã do nascimento prosseguiu com uma simples troca de nome, de Mitra para Cristo.
(Clique na Imagem para Ampliar)

...........................A história do Papai Noel ou Santa Claus, como é conhecido em muitos outros países foi inspirada na figura de um bispo. São Nicolau nasceu no século 3, em Patras, na Grécia. Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Reza a lenda que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs de uma família muito pobre. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta.

...........................Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. O mesmo ocorreu com a segunda filha e isso despertou a curiosidade do pai das moças que acabou por descobrir quem havia feito aquele ato e tornou pública a generosidade de Nicolau.

...........................Abaixo duas peças gráficas onde a atual características do Papai Noel que conhecemos se tornou notório a todo mundo graças as ações publicitárias desenvolvidas pela Coca Cola.

...........................O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela publicidade comercial aproveitando o grande sucesso da Coca no mundo. Essa estratégia começou em 1931, quando a Coca-Cola deu sua pincelada na tradição ao adaptar as cores da vestimenta do Papai Noel às da Coca-Cola, surgiu o amplamente conhecido Papai Noel de vermelho e botas pretas.

...........................Porém, quem verdadeiramente impulsionou a história do mito de Santa Claus – nome que o Papai Noel recebeu nos Estados Unidos – foram dois escritores de Nova York. O primeiro, Washington Irving, escreveu em 1809 um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, transformando-o em um personagem bonachão e bondoso, que montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés. Em 1823, o cavalo branco foi substituído por renas que puxavam um trenó. Dessa forma, a Coca não criou essa figura que conhecemos e sim a popularizou no mundo.

...........................E esse é o aclamado Natal que muitos comemoram sem ao menos saber o por que. A partir dessa lenda, idéias comerciais publicitárias se tornaram uma forma de alavancar as vendas baseadas nessa tradições pagã.
Fontes: Wikipédia

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage