31 de mar. de 2010

Feliz Páscoa a Todos!

Desejo a todos visitantes e amigos uma
Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

VOLTAREMOS A ATUALIZAR O BLOG SOMENTE NA PRÓXIMA SEMANA!

MENSAGEM DO DIA (Lobos Espertos, será?)

"O lobo perde o pêlo mais não perde o vício".
Esta é uma refrência as pessoas que mesmo depois de pagar por algum erro, continua a fazer a mesma coisa. Basta esquecer a surra e sarar os ferimentos.

Campanha Contra Bebidas (USA)

Nova campanha da MADD Novo México (USA). Estudos mostram que os impactos do álcool no cérebro é muito mais dramaticamente nos adolescentes do que em adultos. Isso é visualizado no presente trabalho artístico intitulado Broken Teens (Quebrando a Adolecência).
A bebida não é apenas um problema da juventude. Também é muito mais um problema de adultos. Os adultos continuam a permitir que os menores de idade bebam ilegalmente, seja vendendo bebidas alcoólicas a menores de 21 anos, fornecendo ou comprando bebidas a base de álcool. Os adolescentes falam abertamente sobre suas façanhas quando esteve bebendo. Recusan-se a ajuda e conselhos de adultos e esses jovens são irresponsáveis pois a maioria violam a lei.
De fato, tanto lá como aqui no Brasil o problema é sério. O apelo visual é muito forte ainda mais por ser uma garota quebrando a garrafa na cabeça.
Anunciante: MADD / Novo México-USA
Agência: Esparza Publicidade / Albuquerque-USA

Reino Unido (Acredite: Violência Doméstica Masculina)

Semana da Consciência contra a Violência Doméstica Masculina
A primeira semana de março foi a semana da sensibilização contra a Violência Doméstica Masculina no Reino Unido. O que traz a foco é que em todo Reino Unido os homens são vítimas de espacamento e algumas vezes mutilação. O Centro de ajuda tenta chegar aos indivíduos quanto mais rápido possível, através de rádio, TV e revistas, focando todos os homens vítimas do Reino Unido. 1 homem morre a cada 3 semanas vítimas da violência doméstica, e devido a fatores como a vergonha e o embaraço a maioria dos homens não procuram ajuda para sair da relação abusiva.
Por que é tão difícil de acreditar que os homens são vítimas de violência doméstica também? Parece piada, mas o estigma que se usa para relacionar às mulheres que sempre são as vítimas indefesas faz com que isso pareça inacleditável aqui no Brasil. Ultimamente por lá só triplicou os caos. Tem até estatística bem alta que reforça o anúncio fato. Mas mesmo assim eu não tenho certeza que é tão verdadeira como se pode pensar.
Abaixo o cartaz deste ano referente a Semana dos Abusos contra os Homens. A peça mostra um homem vítima de mutilação, o que o deixou eunuco. Logo na parte que rege a masculinidade, a mulheres de lá sabem onde pegar pesado.

Abaixo estão algumas dessas estatísticas sobre as vítimas do sexo masculino de Violência Doméstica. Elas são surpreendentes e chocantes e como uma das instituições de caridade apenas nacional, que ajuda homens e mulheres que acham que é muito importante para incentivar todos os que estão em um relacionamento abusivo de procurar ajuda agora e começar a segurança e a liberdade que os homens merecem.

Violência Doméstica Masculina:
• A polícia receber uma chamada de 999 a cada três minutos uma vítima do sexo masculino.
• 1 em cada 6 homens sofreram violência doméstica em sua vida no Reino Unido.
• Toda terceira vítima da violência doméstica é um homem.
• Violência Doméstica equivale a cerca de 25% do total de crimes violentos. 

• 9% do total de crimes violentos são casos de violência doméstica envolvendo vítimas do sexo masculino.
• Cerca de 4 milhões de homens são afetados a cada ano por 
 violência doméstica no país.
• Praticamente a mesma percentagem de homens como as mulheres são vítimas de graves de violência doméstica.

30 de mar. de 2010

Criação e Produção Publicitária

.................O termo criação publicitária diz respeito ao processo de confecção de peças comunicacionais com finalidade comercial, institucional, política, educacional, governamental, artística, etc., para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma Empresa, um objeto, ou um serviço.
...............Entre os objetivos, destaca-se a intenção de despertar o desejo de compra do consumidor, o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes e a criação de uma imagem pública favorável. A criação publicitária tem sempre o objetivo de comunicar um conceito, associado a um produto, com a finalidade de vender esse produto a um público específico.
...............Cada peça gráfica no Brasil, em geral, possui características próprias. Assim, as técnicas de criação são as mais diversas. Porém, o que mais conta neste cenário é a capacidade de elaborar peças publicitárias que gerem empatia e ação de compra no consumidor.
...............Um bom projeto gráfico, capaz de ajudar na construção da peça publicitária, é aquele que conduz os olhos dos leitores ao objetivo de comunicação. A busca de um equilíbrio entre a informação visual e a informação textual, um design que não se imponha às vistas de seu público gritando suas formas e cores é a principal finalidade no momento do desenvolvimento do trabalho para os Clientes.
...............A perfeição de um projeto gráfico que cumpra com seu objetivo de comunicar, não é algo fácil ou simples de ser alcançado. Mas para que se possa promover este resultado, adota-se como parte de metodologia alguns elementos de construção gráfica que devem ser observados no momento da criação de um projeto ou na hora da sua diagramação:
- GEOMETRIZAÇÃO
- GESTALT
- TIPOGRAFIA
- CORES E EQUILÍBRIO
.
..............Diferente da Europa, o Brasil é o melhor produtor de publicidade, em termos de volume e idéia criativas. Os Europeus fogem do contexto, é mais visual, muita produção e investimento. De repente para eles surtem efeito a mensagem, para nós temos que explorar o que o público quer ver e não o que os publicitário pensam que eles querem.
...............Abaixo algumas peças gráficas de vários países. São bonitas e bem elaboradas, mais publicidade não é só isso. Publicidade é vender idéias, conceito e valorizar o produto como um todo.
(Clique para Ampliar)

Publicidade da Índia

Espectador de hoje. Vítima de amanhã?
Não feche os olhos para as vítimas de acidentes.
Peças desenvolvidas para interesse público pelos discípulos do
Malayala Manorama no Dia Internacional da Paz.
Crédito: Philip Eby
.............Saurabh Pandey TBWA / ÍNDIA-Cochin

Publicidade do Dia (Cão Objeto)

Eu posso ter até exagerado no título acima, mais vejo assim: "Como comparar um cão com algo que vá para o lixo de uma maneira tão forte?" Está campanha é do ano passado mais a mensagem é bem presente. Você pode brincar o fator emocional com o visual? Na minha opinião choca os defensores dos animais e mais ainda acho que é buscar de uma forma forte o apoio para se adotar animais abandonado. Será que surgiu efeito esperado as peças? Uma metáfora criativa mais até que ponto? Poderia ter apelado menos. Mais respeito as peças somente como arte criativa.
(Clique para Ampliar)

"Animais de estimação não são algo que você simplesmente jogar fora. Eles nunca te abandonará. Então não abandone-os."

Agência: NovaS/B, Sao Paulo-Brazil
Diretor de Criação: Ricardo Furriel
Diretor de Arte: Marcelo Maia
Redadores: Bruno Faulhaber, Ricardo Furriel, Fabio Ludmer
Fotografia: Andre Faccioli

26 de mar. de 2010

Estrelas de Hollywood em Peças Publicitárias

Sempre se vê no final de dezembro a lista das estrelas de Hollywood que mais ganharam durante o ano. A revista de economia Forbes é a primeira quem divulga a lista com as 10 atrizes mais rentáveis de Hollywood. O critério usado na avaliação é quantos dólares cada uma delas gerou de lucro para cada dólar que elas receberam como cachê para seus filmes.
Mas não é levando em contas as vezes o faturamento em campanhas publicitárias o que elevaria um pouco mais o faturamento de algumas atrizes. Muitas empresas de marcas famosas pagam muito bem para ter essas divas da beleza fazendo referência de seus produtos e serviços. Abaixo algumas peças gráficas que sairam em revistas americanas e européias.
(Super Wallpaper Clique nas Fotos)

(Anna Paquin / X-Men - Vampira/Marie 2000)

(Ashley Judd / Possuídos - Agnes White 2006)

(Cameron Diaz / As Panteras - Natalie Cook 2000)

(Cate Blanchett / Triologia: O Senhor dos Anéis - Galadriel 2001/2002/2003)

(Catherine Zeta-Jones / A Lenda do Zorro - Elena 2005)

(Elisha Cuthbert / Show de Vizinha - Danielle 2004)

(Emma Watson / Harry Potter's - Hermione Granger 2001 a 2010)

(Eva Mendes / Motoqueiro Fantasma - Roxanne Simpson 2007)

(Jessica Biel / Blade: Trinity - Abigail Whistler 2004)

(Lindsay Lohan / Eu Sei Quem Me Matou - Aubrey Fleming 2007)

(Rebecca Romijn / X-Men Triologia - Mística/Raven Darkholme 2000/2003/2006)

(Renee Zellweger / O Diário de "Bridget Jones" 2001)

(Sarah Michelle Gellar / Scooby-Doo - Daphne Blake 2002)

AIDES - Feirão da Moda

AIDES é uma comunidade francesa de base não-lucrativa que foi fundada em 1984 por Daniel Defert após a morte de seu companheiro ao longo da vida Michel Foucault. O nome é um jogo de palavras com assessores ((diversos) ajuda em francês) e AIDS.
Seu objetivo é trazer as pessoas que vivem com HIV/Aids, juntamente com os seus entes queridos e amigos em uma entidade organizada dedicada à luta contra o VIH/ SIDA e para defender os direitos das pessoas e das comunidades afetadas por esta doença.
(Poster - Clique para Visualizar)

"Feirão da moda. A luta contra a Aids continua. AIDES "

Esta imagem de hasteamento da Bandeira em Iwo Jima e tão significativas e reconhecível em campanhas que visam simbolizar a luta contra algo de difícil entendimento ou preconceito.
Achei meio sem nexo. Acho que uma ação para vender roupas doadas ou ajuda de empresários da moda visando arrecardar dinheiro para manutenção da entidade. Não entendi a mensagem.

Anunciante: AIDES - França
Agência: BETC Euro RSCG / Paris-França

Publicidade do Dia (Suas Mãos Podem ser Perigosas)


"Suas mãos podem ser perigosas."
"Lave-as com água e sabão para manter livre das bactérias. "
Agência: Agência Matriz / de Porto Alegre-Brasil

Adam LeAdam - 50% dos Suicídios são de Idosos

Adam LeAdam é uma ONG israelense que desenvolve projetos em Israel e países em desenvolvimento. Ela opera uma "International Jewish Service Corps" (Internacional Corpo de Serviço Judaíco), que apóia comunidades carentes por todo o mundo.
As atividades da Adam LeAdam refletem o forte compromisso entre Israel e as comunidades judaícas de todo o mundo, enquanto o recrutamento de novas gerações de líderes judeus em projetos internacionais de ajuda humanitária baseada nos princípios Tikkun Olam (melhorar o mundo).
A organização desenvolve projetos de capacitação comunitária nos domínios do ensino formal e informal, o ambiente e o bem-estar, juntamente com lideranças locais e organizações em todo o mundo.
A peça abaixo foi desenvolvida visando aumentar a auto-estima dos idosos em sair do cotidiano e assim ocupar o seu tempo com algo ou coisas que geram motivação e razão em ajudar o próximo e também em se manter ocupado na aposentadoria.
(Clique para Visualizar o Poster)
"Mais de 50% dos suicídios são cometidos por cidadãos idosos."
A incidência de suicídio entre as pessoas idosas é de certa forma preocupante nos países do leste europeu e a peça visa chamar atenção para este caso.
Anunciante: Adam LeAdam
Agência: Draftfcb Shimoni Finkelstein /
Tel Aviv-Israel
Dupla de Criação: Kobi Barki/Ori Ganot
Direção de Arte: Levi Eldad
Redator: Kobi Barki
Fotógrafo: Menahem Reiss

25 de mar. de 2010

Campanha Criativa (Nota 10)

............Executive Search Namoro é uma agência de namoro de Vancouver, Canadá. Ela é uma alternativa para solteiros ocupado, na sua maioria executivos e empresários que não tem tempo para ficar a caça de namoradas e futuras esposas. A empresa foi fundada por Paddi Rice em 2004 e é bem influente na américa do norte.
...........Paddi voltou para Vancouver, em 2002, após concluir seu MBA em uma das principais escolas de negócios da Europa, apenas para descobrir a falta de opções adequadas de encontros para profissionais ocupados, bem-sucedido como ele. Ele tinha se cansado da sair e conhecer pessoas interessantes para um relacionamento, e encontros de namoro on-line, frustrante e ineficaz. Tinha que haver uma maneira mais inteligente, ele pensou e surgiu a ideia da empresa. Bingo, era uma mina de ouro. Muito dinheiro e a oportunidade de conhecer sua alma gêmea.
..........Encontro Executive Search é um divertido, discreto e altamente eficaz para melhorar a sua vida pessoal e conhecer outros profissionais de qualidade única na região da Grande Vancouver e até nos estados americanos próximos do Canadá.
(Clique para Visualizar Melhor)

Agência: Rethink Communications, Vancouver/Canada
Diretor de Criação: Ian Grais, Chris Staples
Diretor de Arte: Joel Arbez
Redator: David Giovando
Arte Gráfica: Clinton Hussey

Site da Executive Search Dating™ Clique Aqui

Publicidade Inteligente (Mídia Alternativa)

Ação para a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), que teve lugar no Aeroporto Internacional de Cumbica, São Paulo (dias 17e 18/01/ 2010). O tamanho natural de uma pessoa realça a peça mostrando atletas deficientes em cadeiras de rodas. Foram colocados estrategicamente em vários carrinhos de bagagem. Quando os passageiros usavam para transportar as malas, ele se viam como se realmente empurrasse a cadeira de um atleta com deficiência.
(Clique para Visualizar)

Na chamada principal se lê: "Ajude um atleta a ir a Paraolimpíada. Faça uma doação."

Agência: age.comunicações / São Paulo-Brasil
Diretor Criação: Carlos Domingos
Diretores de Arte: Henrique Mattos/Andre Fukumoto
Redatores: Daguito Rodrigues/Carlos Faria

As Melhores Lembranças dos Anos 80

Se hoje sou feliz por ter existido, devo em parte por te vivido numa das melhores época da minha vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade.
Avalie seus conhecimentos sobre os anos 80 revendo e tentando identificar os personagens na ilustração acima.

Publicidade do Dia (Fundação Bons Pais - Polônia)

A campanha "Você pode perder mais do que a sua paciência" é de 2009, mais as peças sempre chocam quem as vê. Principalmente quem tem filhos pequenos e veêm o quanto eles são frágeis.
Peças chocantes desenvolvida (DDB) para a organização polonesa Good Parent Foundation (Fundação Bons Pais), para combater a violência contra crianças.
Eu não sei o que as estatísticas diz a respeito dos pais poloneses. Se batem muito em seus filhos, mais suponho deve ser baixa, mas mesmo assim vale a mensagem. Em qualquer caso, esta campanha tem a minha atenção por causa das imagens e do trabalho do Photoshop.
Agência: DDB, Polónia
Diretor de Criação: Filip Berendt
Diretor de Arte: Maciej Waligora
Arte Visual: Jullia Fullerton-Batten

24 de mar. de 2010

Para as Mulheres que Gostam de Fazer Xixi em Pé


Se as mulheres podem reivindicar a igualdade com os homens em todos os sentidos, porque elas não podem fazer xixi em pé? Não culpe a natureza, nesta época de revolução tecnológica, apele a natureza e vá contra a natureza. Está peça publicitária é informação sobre um produto interessante nova-go girl que ajuda, a muito tempo, as mulheres a fazer xixi em pé.
O produto foi inventado por um médico, com vista a contribuir para ajudar as mulheres que não poderia sentar-se por causa da anca ou joelho. Mas agora, com uma nova campanha, o produto destina-se a mais geral público feminino.


Basta colocar, go-girl é o caminho para enfrentar lotado, nojento, distantes ou lugares sem banheiros. É um dispositivo de urinar feminino (às vezes chamada de FUD) que lhe permite fazer xixi em pé. É puro. É discreto. É higiênico.
O slogan do produto diz tudo, "Não leve a vida sentado".
O site do produto descreve os principais benefícios do go-girl, rapidez, comodidade e segurança.

Acesse o site e veja como, onde, de forma você poderia usar o produto se fosse disponível no mercado nacional.

Publicidade Criativa (Sacada Inteligente)

É, tem algumas comunicações que conseguem ser interessantíssimas e realmente chamam à atenção apenas com uma ilustração. Nesse caso aqui só a imagem não falaria por si e o texto diz tudo. A referência do texto a imagem é fundamental e valoriza os profissionais da Agência.
Achei por acaso essa imagem e resolvi pesquisar essa agência. Achei legal o material produzido por ela e mais ainda essa peça. Clique na imagem para abir.

A JJD,Proequipe assassinou a burocracia. Acabou de vez com aquela novela de cliente que conversa com o atendimento, que fala com o planejamento, que, por sua vez, discorre sobre o trabalho com a criação.
Segundo eles: "Aqui, o cliente fala direto com a criação, a mídia, o planejamento e com quem precisar. É agilidade, simplicidade e praticidade. E, comprovadamente, funciona."

Acesse a JJD,Proequipe

23 de mar. de 2010

Campanhas Publicitária de Portugal

............A APAP (Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação) é que controla as Actividades Publicitárias de Portugal. Criado em 1969 e somente em 1975, se transformou na Associação Portuguesa das Actividades Publicitárias.
..........A APAP tem por missão defender os legítimos interesses e direitos de todos os associados, promovendo o seu prestígio e dignificação, contribuir para o harmónico desenvolvimento da actividade empresarial da publicidade e da comunicação e desenvolver um espírito de solidariedade e apoio recíproco entre os seus membros.
Abaixo algumas peças publicitárias desenvolvidas por agências portuguesas.
(Clique na Imagem para Abir)














O anúncio acima é um alerta a gravidez na adolecência.

O anúncio acima é um alerta a gravidez na adolescência.

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