produzindo anúncios, redigindo textos, ilustrando, fotografando, analisando produtos e veículos. São diversas atividades, em diversas áreas.
ATENDIMENTO: normalmente função do gerente de conta: ouvir o cliente que quer lançar um produto ou serviço, para entender o que ele deseja que seja transmitido ao público;
PESQUISA E PLANEJAMENTO: analisar a viabilidade de comunicação do produto, o público a que se destina e as formas de garantir resultados, criando projetos de campanhas publicitárias de acordo com o orçamento autorizado pelo cliente, elaborando ações e calculando custos de criação, produção, lançamento e exibição das campanhas na mídia (jornais, revistas, cinema, rádio etc);
CRIAÇÃO: escrever textos e slogans ou inventar as imagens que vão marcar a campanha;
PRODUÇÃO: executar idéias da criação e dar forma final à campanha, trabalhando no computador, nas ruas ou em estúdios, produzindo vídeos, filmes, anúncios para jornais e revistas, cartazes de todos os tamanhos (incluindo outdoors);
MÍDIA: colocar a campanha nos diversos meios de comunicação - TVs, jornais, revistas, outdoors, encartes, folhetos, mantendo-se sempre atento ao orçamento do cliente;
VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO: (jornais, revistas, emissoras): atuar como profissional de ligação entre sua empresa e as agências de propaganda; planejar e executar campanhas publicitárias.
NOS DEPARTAMENTOS DE PUBLICIDADE DE EMPRESAS PÚBLICAS OU PRIVADAS: criar campanhas publicitárias de lançamento de produtos ou serviços; contratar especialistas em texto e arte para a execução de campanhas; na área de marketing, fazer a ligação entre empresa, produto e consumidor, adequando a capacidade de produção e comercialização da empresa às características do mercado.
..........................Publicitários podem ainda ser autônomos, realizando serviços para terceiros, trabalhar no magistério, lecionando técnicas de publicidade e propaganda.
COM QUEM TRABALHAM: Clientes, profissionais de comunicação, desenhistas, fotógrafos, músicos, cineastas.
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS: Autoconfiança; capacidade de comunicação; capacidade de convencimento; capacidade de negociação; capacidade de observação; capacidade de ouvir sugestões e críticas; capacidade de pensar e agir sob pressão; criatividade; dinamismo; espírito competitivo; espírito inovador; facilidade de relacionamento; flexibilidade; habilidade para trabalhar em equipe; interesse pela natureza humana; interesse pelas artes; interesse por formas variadas de comunicação; interesse por temas da atualidade; ousadia; senso de oportunidade.
CARGA HORÁRIA: Pesada.
REMUNERAÇÃO*: A remuneração inicial do estagiário ou trainee varia de R$350, nos departamentos de publicidade de empresas, a R$1.200, nas agências. Profissionais experientes da criação, redatores e profissionais de arte de grandes agências têm salários entre R$ 15.000 e R$ 25.000. Nas menores, recebem entre R$3.000 e R$6.000. Nos departamentos de publicidade das grandes empresas, o salário médio do publicitário pleno é de R$3.000, ultrapassando os R$5.000 em São Paulo. Nas empresas pequenas, especialmente fora da região Sudeste, a remuneração fica em torno de R$2.000. Publicitários de sucesso, que muitas vezes se tornam sócios de agências tornam-se muito bem remunerados no exercício da profissão.
MERCADO*: Saturado
*obs. base junho,2000.
Fonte: Guia de Profissões (FAT - Amparo ao Trabalhador; Ministério do Trabalho e Emprego; Governo Federal; Oriente-se Editora Educacional); O Globo; Jornal do Brasil; Gazeta Mercantil; O Estado de São Paulo; Folha de São Paulo; Isto É; Época; Exame; Veja.Obs. Esta página tem caráter meramente informativo e foi preparado com base em informações públicas disponíveis nas fontes disponíveis acima, indicadas em boa-fé. O Consultor Carlos Martins não pode ser responsabilizado por decisões tomadas com base nestas informações.
http://www.carlosmartins.com.br/merc_publicitarios.htm
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