3 de fev. de 2011

Eufonia - Brincando com a Voz

.........................À emissão de uma voz saudável, damos o nome de eufonia. A uma voz doente, ou seja, com alguma de suas características alterada, damos o nome de disfonia. A disfonia pode ser orgânica, funcional ou mista (orgânica-funcional). Ela não é uma doença, mas o sintoma, uma manifestação de um mau funcionamento de um dos sistemas ou estruturas que atuam na produção da voz. Os dubladores brincam com a voz usando técnica de disfonia.
.........................O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais. Aí se incluem as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traquéia e os pulmões, bem como a própria laringe. Cada qual consegue isso de uma forma que podemos até chamar de arte.
.........................Um dos primeiros passos e reconhecer a voz que temos e identificar seus pontos fortes e frágeis aperfeiçoá-la em sua expressividade, pois somos julgados e avaliados a cada instante da nossa vida, também pelos sons que emitimos. Dessa forma, quando um ator é chamado para dublar um personagem é porque são levando os aspectos, principalmente, físico conforme a personalidade da criatura que será dublada. Essa relação é vista pelo diretor associando ator/personagem. Quando são dubladores profissionais são pelo que eles tem de melhor a oferecer conforme é o tipo e jeito do personagem, já previamente conhecidos por essas características.
.........................Por meio da voz traduzimos quem somos o que sentimos e como enxergamos o mundo. Por meio dela é possível detectar as sombras e a luminosidade de cada um. A voz é uma arma poderosa e nos grandes filmes elas são usadas como um atrativo a mais para ganhar o público. Abaixo uma galeria de atores que emprestaram suas vozes para personagens famosos do mundo da animação.
(Clique na Imagem para Ampliar)

9 comentários:

João Vieira disse...

kkk

Num Credito!! disse...

Parabéns pelo site visite também o >

http://portugalebrasilnoseumelhor.blogspot.com

Unknown disse...

Cara como leitor eu recomendo que mude algumas coisas no seu blog, na edição e na forma de postagem. Quando vi no ocioso achei que iria ver os dubladores que mais ganham dinheiro, na verdade vc só colocou famosos que trabalham utilizando suas vozes. Não gostei do post, só quero acrescentar uma informação, o dublador que mais ganha dinheiro hoje é o de Homer Simpson, não recordo o nome, porém ele recebe $800.000 dolares por mês. Abraços.

Vampira Dea disse...

A profissão de dubladores é tão importante e ainda pouco valorizada.
A gente nem presta atenção em quem fez o que

Anônimo disse...

Eu não sabia que o Ben Stiller fazia a voz do Alex não, muito legal

Unknown disse...

MELHOR SERVIDOR DE LINEAGE 2 BRASILEIRO

WWW.L2ALONE.COM.BR

ACESSE E DIVIRTA-SE

Pedro disse...

Putzz, o mais sinistro é todos esses dubladores ae são a cara dos personagens dublados.
Concordo que o trabalho de dubladores é muito importante, mas todo filme dublado que assisto tem alguém com a voz do "Scott Summers do X-men" (Alexandre Moreno) ou do "Greg do Todo Mundo Odeia o Chris"(Erick Bougleux) que por sinal fazem um ótimo trabalho, mas vários personagens marcantes terem a mesma voz é chato pra caramba.

Fabio L. Souza disse...

É só vc assistir filmes legendados, bem melhor, as dublagens nacionais são praticamente as mesmas em todos os filmes. É triste.

Adrylb disse...

gostam de kung fu five...

LINEAGE 2
WWW.L2ALONE.COM.BR

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage