4 de mai. de 2011

Orkut - Marca e Visibilidade do Produtos

..........................A imagem da empresa, construída junto a seu mercado, é formada pelos valores disseminados na organização, que se refletem na conduta das pessoas que a representam, e pelo conjunto de ações escolhidas por essas pessoas para demonstrarem à sociedade seu posicionamento.

..........................O consumidor dos produtos e serviços ofertados pela empresa está cada vez mais difícil de ser atingido pelos canais de comunicação tradicionais e de ter seu perfil delineado. Se, por um lado, as empresas locais disputam mercado com outras cujas matrizes e acionistas vêm de todas as partes do mundo, trazendo à competição uma característica global, por outro lado, os mercados internos estão cada vez mais segmentados. Nunca foi tão difícil definir os hábitos de consumo e os meios de comunicação mais eficazes para se atingir determinados públicos-alvo.

..........................As mídias tradicionais oferecem poucas alternativas de diferenciação das mensagens de uma empresa frente às de seus concorrentes. E tem sua eficácia questionável, numa comparação custo-benefício com os alvos buscados através dela. Dependendo dos objetivos empresariais, o número de pessoas atingidas pode não ser o melhor parâmetro para medir a eficácia de uma mídia. À dificuldade de dar foco às mensagens, soma-se uma enorme padronização dos apelos comerciais de diferentes produtos veiculados nas emissoras de TV, rádio, jornais, revistas e outdoors.

..........................Identificar onde o público-alvo está e colocar a marca lá. Esta é a essência. O problema é que a forma tradicional de pensar marcas e promoção considera quase sempre um contexto apenas semi-atualizado. Ainda no contexto tradicional, se os consumidores almejados freqüentam shopping centers, investe-se em mídia visual no próprio shopping e em suas cercanias; se estão em estádios de futebol, mesma estratégia; se são leitores de um grande periódico, anúncio lá. Idem para um programa ou canal de TV. Tudo isso continua valendo, é correto e não acabará tão cedo.

..........................O sucesso de uma marca é gerado por inúmeros e inusitados fatores. Um fato, uma fala, um slogan, um acidente, uma imagem, um desejo, uma expectativa, não há receita definitiva. Criar uma marca de sucesso é um negócio complexo, senão todos nós teríamos uma. Quem tem um produto com qualidade precisa ter uma marca reconhecida. Hoje com as redes sociais o que mais vemos é as grandes marcas fazendo o seu papel indiretamente conforme o ambiente em destaque. O Orkut é no Brasil a maior geradora de Merchandising no momento, a chamada publicidade gratuíta.

..........................Reconheço que para muitos empresários que primam pela qualidade de seus produtos vê-los sendo substituído por outros similares, é difícil, mas essa é a dinâmica de mercado. Eles mesmos se fizerem uma boa reflexão verão que também agem por percepção e preferência.

..........................Atingir este status, levar o produto à excelência do reconhecimento, não garante o sucesso a não ser que este esteja a vista e ao alcance do consumidor. Sustentação da marca e visibilidade do produto são fundamentais para a longevidade de um negócio. Quando é feito de forma gratuíta melhor ainda.

..........................Abaixo algumas fotos retirada do Orkut onde cada qual faz seu "Merchan" de forma direta a sua preferência por determinados produtos, valorizando principalmente a marca. Resumindo, isso mostra o máximo de satisfação do cliente e serve de meio facilitador de escolha de quem as veêm.

(Clique na Foto para Ampliar)
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Um comentário:

Unknown disse...
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