9 de jun. de 2011

Atores Coadjuvante de Sucesso

............................Um ator em um papel que representou uma impressionante transformação em um filme deixa-o destacado na competição pelo Oscar de Melhor Ator Secundário/Coadjuvante. Não deixa de ser uma grande homenagem para esse ator mas mesmo assim ele é segundo.

............................Mas por que atores como ele, não podem ser protagonistas? Eles não são bons o suficiente pra isso ou são os autores que não dão valor à esses atores?

............................Para ser protagonistas são escolhidos atores que, além de interpretar bem, fazem sucesso com as mulheres, ou seja os chamados galãs. Assim como são escolhidas atrizes bonitas e muito querida pelo público. Embora sendo um excelente ator/atriz não se enquadra no perfil de um protagonista que faria sucesso e mexe com a cabeça da gente, pois alguns não tem charme nem jeito de sedutor. É claro que tem muitas exceções e ai um dia ele supera e passa ser uma ator/atriz principal. Mas infelizmente outros não conseguem, o que quer dizer que nem por isso ficam famosos e milionários da noite para o dia.

............................Nos grandes filmes a equipe por ser tão competente que até os atores secundarios são bons o bastante para conquistar o seu espaço. Salvo exemplo do The Rock que ganhou em poucos mimutos um filme só dele "O Escorpião Rei". O Danny Trejo é outro bom exemplo e por ai vai.

............................Mas o mais importante de tudo é que todos trabalhando junto e mostrando talento e competência, afinal alguém tem que fazer o papel por mais simples que seja, os figurantes são outro exemplo simples disso.

............................O ator coadjuvante é aquele que não possui tanto destaque dentro da trama quanto o protagonista (ator principal), mas que, sem ele, a história não se desenrolaria. Muitas vezes o coadjuvante é responsável pela fluidez de um filme, ele desencadeia as situações que o protagonista terá de vivenciar ou então as vivência na companhia do mesmo. Muitas vezes acabam sendo personagens de maior complexidade e profundidade que aqueles tidos como os principais de uma trama.

............................Já aconteceu em muitos filmes onde o ator coadjuvante roubou a cena e ficou mais amado do que o ator principal. Muito atores coadjuvantes são usados como escada para o principal vender o filme. Caso de Rambo I (Brian Dennehy), lembra?

............................Alguns surgem no filme com um personagem que não aparece toda hora, mas que de alguma maneira se tornam inesquecíveis. Seja pela sua importância no enredo (como imaginar Titanic sem as artimanhas do noivo de Rose), seja pelas falas divertidas e base para a personagem principal (Luke Skywalker depende de Han Solo) ou mesmo por uma interpretação que nos comove em poucos minutos.

............................Muitos atores de primeiro time estão juntos em um mesmo filme e ai fica melhor ainda. Mas muitos quebram a cara quando colocam dois para se enfrentarem. Digo do fracasso do final do filme o embate de Travolta e Denzel Washington (Assalto ao Metro 123).

............................Abaixo 20 atores que semprem estão em filme fazendo tanto sucesso quanto os atores principais.

(Clique na Imagem para Ampliar)
.





































































7 comentários:

Aldemar disse...

Bom post, só faltou o Ron Perlman :-)

Glenn disse...

Não se pode esquecer do papel de F. Murray Abraham em Amadeus também.
Ótima lista, copiada de outros blogs mas ótima.

Jhow disse...

Danny Trejo fez Machete ator principal

Edy disse...

O Ron Perlman vem na segunda parte com certeza e vários outros de destaque.

Eu apenas listei 3 exemplos de filmes, por isso o F. Murray é lembrado somente nesses 3.

Já foi citado no texto acima que o Danny é um exemplo de quem conaeguiu ganhar papel principal em um filme.

Alguns atores conseguiram ganhar papel principal em filmes que nem chegam no Brasil.

Valew os comentários...

Leo disse...

não acredito que vc esqueceu de mencionar o grandioso e falecido Heath Ledger. Batman, Lords of Dogtown e Brokeback Montain (o principal foi o Jake). Heath acabou apagando todos os atores de Batman Begins com sua atuação como coringa. Devia ser o topo da lista ae.
@leomarconi

Marcão disse...

Faltou o Zeljko Ivanek. Ótimo ator

Jeff disse...

Faltou Christoph Waltz como o Sgto alemão Hanz Landa em Inglorious Basterds, memorável...

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage