15 de jun. de 2011

Ford Drive One - Uma Unidade

........................A Ford Motor Company é uma marca americana fundada em 1903 com um investimento de $28.000 de doze investidores, dentre eles os irmãos John Dodge e Horace Dodge (que futuramente sairiam da Ford e fundariam a Dodge), a Ford foi uma das poucas grandes empresas que resistiram a grande depressão de 1929. E hoje se vê em decadência no mercado da américa.

........................A Ford nos últimos anos vem passando por uma reformulação com vistas a redução de folha de pagamento e custos de produção. No ano de 2008 a Ford lidera as vendas de automóveis na américa até agosto mais de um milhão de automóveis. A contribuição para o declínio foi a concorrência chegar com carros econômicos e mais baratos. Hoje a Ford está invstindo em tornar seus carros nesse mesmo patamar. Com a crise da GM e Chrysler no começo de 2009, suas duas concorrentes americanas, a Ford empenhou-se reconquistar o mercado americano e ganhar mercado em cima das duas. Não conseguiu resultados satisfatório.

........................Agora em 2011, a Ford lança uma nova campanha publicitária para sua luta de conquista norte-americana sob o tema: "A Ford. Uma unidade". O CEO da Ford, Alan Mulally é responsável para que a Ford tenha uma mensagem de marca unificada em todo o mundo. Mas antes de desenvolver essa estrutura, disse um executivo da Ford, "Nós temos parar o sangramento na América do Norte", afinal é em casa que se lava roupa suja.

........................Vou reservar o julgamento sobre a nova campanha até eu ver o resultado final. Esse slogan dos anúncios são muito fraco na minha opinião. Vi que muitos executivos de marketing do setor automobilístico subestimam a importância de um slogan. Eu posso ver o porquê. Por que os americanos não dão importância séria para isso. Assim, muitos da indústria automobilística, especialmente em Detroit, berço do automovel, usam algumas tão esfarrapada que eu me envergonho quando as vejo.

........................Slogans não vendem veículos, como você pode observar. O que funciona melhor é conceito do bem-estar do homem, incluindo a versão feminina da preferência. Palavras sugestivas. Resultado: compradores satisfeitos, algo que a Ford não tem em número significativo na américa, segundo pesquisas.

........................Aparentemente, a solução da Ford para o alto preço da gasolina americana é dar ao comprador do carro americano um slogan idiota acompanhado por um jingle feliz mas mal-humorado. As últimas ações promocional da Ford atingiu o nível mais baixo dentro da publicidade, menos de US $ 5.40/share alguns meses atrás. É hora de seus executivos sentarem e conceber slogans que gerem vendas inteligentes.

........................Abaixo o exemplo da campanha feita para esse lançamento. Bonita a idéia, mas muito ruim a arte do photoshop. Sem falar que olhando não tem nada a ver com uma campanha voltada para vender carros. Não ha um conceito bem definido. Os personagens são essas pessoas que buscam coletar dinheiro para pagar o alto preço desses veículos? Ou será que o veículo vem com um sistema de navegação que canta?

........................Eu fiz uma pesquisa séria para tratar desse assunto e essa foi a minha análise a partir do que foi noticiado tanto lá como cá. Mesmo assim sou imparcial nessa questão e fiz apenas relatar os fatos por mim compreendido ou não.

(Clique na Imagem para Ampliar)
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Música e Navegação em um. tecnologia SYNC


Agência: Publicidade Zubi, EUA
Diretor de Criação: Rua Ivan
Diretor de Arte: Francisco Losada
Redator: Jauregui Jonathan
Fotografia: Mauricio Candela

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