21 de jul. de 2011

Diferença Irrelevante da Publicidade e Propaganda

......................A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinônimo de propaganda ou para representar a atividade realizada por uma agência de propaganda. No Brasil também existe confusão entre os termos propaganda e publicidade por um problema de tradução dos originais de outros idiomas, especificamente os da língua inglesa.

......................O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a "propaganda" tem um significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos).

......................Segundo o Blogcitário: O importante é que a mensagem seja passada de forma clara e objetiva. Por isso, poderíamos acredita que essa diferença é irrelevante (que não tem relevância, não tem importância dentro de um contexto), afinal os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam. Por outro lado, é bom ficar por dentro desse assunto, pois é terrível um publicitário não saber diferenciar o que é propaganda do que é publicidade. É o mesmo que trocar o nome de dois gêmeos e não se importar com isso.

......................O Blogcitário ainda dar o seguinte exemplo: "Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião, pois o único interesse dela é te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade. Outro bom exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade."

......................Sabemos que em publicidade vale tudo para chamar a atenção. Abaixo várias peças de vários paises onde a intenção beira ao esquisito, estranho e até mesmo ao ridículo a forma escolhida para vender o produto ou serviço.

(Clique para Ampliar)




2 comentários:

Agencia emarket disse...

Imagens bem criativas,gostei do post,

Agencia emarket disse...

Parabéns pelo post, além de criativo você mostrou outro ponto de vista.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage