8 de jul. de 2011

Publicidade e Arte - União Perfeita

.........................A propaganda é uma arte. Como todas as outras artes, precisa de talento, criatividade, imaginação, dedicação em tempo integral. Só não é uma grande arte porque não dispõe da capacidade de instaurar novos valores estéticos. A criação publicitária é comercial.

.........................A arte sempre foi uma dos grandes instrumentos da propaganda e publicidade. Como ferramenta a arte às vezes se confunde com a propaganda, mas raramente ela é o diferencial em foco ou a verdadeira motivação por trás de uma campanha.

.........................Curiosamente, com o passar do tempo ficou claro para tdos que a arte e a propaganda sempre andavam de mãos dadas de maneira direta e objetiva: a arte tornava a propaganda agradável (e portanto mais funcional) e a propaganda impulsiona a popularidade daquela peça, forma ou estilo de arte. Obviamente as forças de mercado afetaram essa simbiose provocando uma espécie de ciclo envolvendo o uso de uma arte (ou artista) mais popular para impulsionar a popularização do produto ou serviço vendido, tornando o artista ainda mais famoso e o produto idem.

.........................A arte é operação gratuita, e talvez por isso é revestida de uma aura superior. A publicidade, não: pragmática, tem preço. Só se manifesta se lhe pagam bem. Talvez por isso tenha sempre aquela cara. Aquém do além. A arte é única; a publicidade, vária. Moral da história: a publicidade é a funcionária de agência, enquanto a arte é autônoma, que de vez em quando dá umas dicas para a publicidade.

.........................Abaixo várias forma de arte manual e digital; elaboradas de maneiras e forma diferentes conforme a criatividade do artista. As mensagens das peças fazem referência ao produto ou serviço dos clientes das agências.

(Clique na Imagem para Ampliar)
.




















TextosRelacionados: Uma.Coisa.e.Outra / OverMundo / Revista.Bula / IFD.Blog

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage