14 de dez. de 2011

Criatividade Publicidade - Fundamentos e Relações

......................A criatividade é o elemento essencial em qualquer trabalho, principalmente para a publicidade. Não somente na criação de campanhas inusitadas, mas na proposta de soluções novas. O publicitário é geralmente definido como um criativo.
......................Qual é a melhor propaganda ou publicidade? É aquela que apresenta resultados, e entre diversas publicidades só a comparação de resultados obtidos poderia dizer qual a melhor.
......................Os resultados devem estar concentrados em quem paga a publicidade, pois a dispersão de resultados entre os participantes do mesmo ramo de atividade faz crescer também os concorrentes, o que não é, certamente, o desejo de quem as paga.
......................No entanto, a criatividade na publicidade tem seus limites. A liberdade criativa que aspiramos esbarra com elementos como o orçamento do cliente, a manutenção da identidade visual, o posicionamento da empresa, enfim, tudo o que faz da publicidade uma ação com um propósito comercial ou institucional. Muitas vezes é difícil para o profissional lidar com esses limites, na ânsia de inovar, mas um bom publicitário sabe a hora de romper com algo, se isso for beneficiar o cliente.
......................A propaganda e a publicidade precisam, preferencialmente, focar a sua vantagem competitiva, o seu diferencial, aquilo que só você oferece para o seu público-alvo, aquilo que só a sua oferta oferece.
......................Mostrar a necessidade que os clientes têm do que você faz ou fazer publicidade do seu ramo de atividade, pode também, e ferequentemente é isso o que acontece, incentivam a compra também nos seus concorrentes, pois, a princípio, você se coloca como uma opção, mais uma opção. Esta atividade é bem próxima de chover no molhado.
......................O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma idéia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida, saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado. Enfim, é encontrar a proposição de compra (SANT’ANNA, 2005).
......................Se você precisa falar com o seu público-alvo, lembre-se que o principal é capturar a atenção do seu cliente potencial e deixar o recado. E o recado deve ser o que só você oferece, aquilo que distigue sua oferta da oferta dos concorrentes.
......................A verdade, como sempre acontece, contraria a imaginação. O criador de anúncios é um prisioneiro da técnica do planejamento de marketing, o salário já foi bom mas hoje não é lá essas coisas e a glória é pequena, efêmera, passageira. Dura o tempo em que um anúncio permanece na memória.
......................Abaixo, 20 exemplos de ideias criativas. Para entender gaste um tempo para relacionar a ideia ao produto/marca. Não espere que eu vá explicar essa relação para você. Eu também gastei meu tempo e aprendi com isso. Se não entender, pergunte ao "deus Google", ele tudo responde, basta saber perguntar e agir.
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Textos Relacionados: MG.Brás Comunicação / Merkatus (Carlos Alberto Farias)

Um comentário:

Rosinéia disse...

Eu não entendo praticamente nada desta área...Mas acho fascinante e muito criativo as formas e recursos usados para se elaborar um bom trabalho publicitário... Pois acredito q para ser criativo e dinâmico o Profissional desta área tem q buscar diariamente olhares diferentes e se reiventar, pois nesta vida há sempre algo q precisa ser criado ou transformado!!! bjos...

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