3 de dez de 2011

Publicidade - Celebridades nos Anúncios Ajuda?

...................Celebridade é uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade. A palavra deriva-se do latim celebritas, sendo também um adjetivo para célebre, que quer dizer "famoso, celebrado". A fama é o principal pré-requisito para o status de celebridade, mas nem sempre é suficiente. De fato, como "infâmia" (um perfil igualmente bem reconhecido, mas no sentido de mau-exemplo, o antônimo de fama) que parece ter caído no uso comum - com até criminosos sendo considerados famosos, mesmo não sendo necessariamente celebridades - o perfil requer uma presença ativa, pelo menos na mídia, enquanto o crime geralmente requer publicidade.
...................Para uma empresa, usar pessoas famosas em uma campanha de publicidade traz muitas vantagens, desde a associação dos valores que representa uma pessoa conhecida do público como marca até o reconhecimento mais rápido do produto anunciado. Contudo, até o momento, era difícil calcular o retorno do investimento em um rosto conhecido. Uma pesquisa feita por Ana Rumschisky, professora de marketing da Escola de Negócios IE, mostrou que a utilização de celebridades em anúncios tem relação direta sobre o retorno do investimento feito. Entre outras razões, porque o público está disposto a pagar até 20% a mais por um mesmo item em função de quem o anuncia.
...................Por que as marcas usam celebridades em campanhas? Existem vários motivos. Em primeiro lugar, as empresas partem do princípio de que uma personalidade com expressão na mídia é admirada socialmente. Em alguns casos, trata-se modelos a serem copiados e seguidos; são referências para um bom contingente das pessoas no mundo inteiro, seja porque obtiveram sucesso e o público se projeta nelas para também alcançar seu próprio sucesso (profissional, financeiro, social etc.), seja porque tenham histórias interessantes a serem contadas (de conquistas, de dificuldades ultrapassadas, de momentos marcantes etc.).
...................Segundo Ana Rumschisky: "O personagem famoso ajuda a criar e a manter a atenção do consumidor na peça publicitária. Ele melhora a transmissão da mensagem, porque atravessa o “ruído” do processo de comunicação. O personagem famoso traz consigo um significado que confere clareza à mensagem e ao produto anunciado e, supostamente, economiza o tempo do anunciante na hora de passar a mensagem para o consumidor."
...................Um caso polêmico, bem recente, em que essa dúvida surgiu foi quando a cantora Sandy, garota-propaganda da cerveja Devassa, que declarou não gostar de cerveja e ainda questionou se outras celebridades realmente usam os produtos que anunciam. “Cerveja realmente não é minha bebida preferida. O que não gosto na cerveja é do gosto amargo. Eu gosto de bebida doce, vinho etc." Mas isso não tem problema. Ou todo mundo acha que a Xuxa usa Monange e que o Luciano Huck e a Angélica usam Niely Gold?”, declarou a cantora em entrevista. O questionamento foi respondido pelos apresentadores que afirmaram usarem sim os produtos.
...................Segundo uma pesquisa realizada em 2008 pela empresa Controle da Concorrência, cerca de 20% da publicidade na televisão brasileira tem celebridades anunciando algum produto ou serviço. Somente nos quatro primeiros meses de 2011, a cantora Ivete Sangalo, por exemplo, já apareceu em 1480 inserções comerciais na TV brasileira, entre anúncios de perfume, shampoo, cerveja, companhia aérea e campanhas governamentais.
...................Em contrapartida aos riscos, a escolha da celebridade certa aproxima o consumidor da marca. A ideia de que tal artista, com uma imagem de credibilidade, usa determinado produto faz com que o consumidor confie na marca e tome preferência por ela. Pesquisas apontam que marcas que se utilizam de celebridades têm retorno mais rápido em comparação as que optam por atores anônimos.
...................Abaixo peças gráficas de vários países que apostam em celebridade mundiais conhecidas sejam pelas suas qualidades quanto outras pelo seus defeitos. Enfim, dependendo do produto ou serviço anunciados cada um aposta naquele que mais pode dar credibilidade para seus objetivos junto as suas marcas.
(Clique para Ampliar)




















Textos Relacionados: Wikipedia / Wharton.Universia / Pcom / Colunistas.IG

2 comentários:

Agencia emarket disse...

Gostei das fotos.

Agencia emarket disse...

Parabéns amigo, seu blog é muito bom... Continue assim e terá muito sucesso.

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