......................A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro em 1990, seguida da cidade de Salvador. O celular quando foi lançado, ainda na tecnologia analógica, era somente usado para falar. Hoje já é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponíveis para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-book a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.
......................Heinrich Hertz, em 1888, foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar. A descoberta tornou-se indefectível à idealização de rádio-transmissores. Além disso, proporcionou a primeira ligação por telefonia entre continentes, ocorrida no ano de 1914. A comunicação móvel era conhecida desde o começo do século XX. Desenvolvido inicialmente pela atriz hollywoodiana Hedwig Kiesler (Hedy Lamaar) e patenteado em 1940, o celular surge como um sistema de comunicação à distância que mudasse sempre de canal para que as frequências não fossem interceptadas.
......................O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) Ericsson MTA, pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. A empresa americana Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular e no dia 3 de abril de 1973, em Nova York, pesando 1 quilo.
......................Em 1989, existiam 4 milhões de assinantes do serviço móvel em todo o mundo. Em 2009 são 4,6 bilhões, a caminho de 6 bilhões antecipados para 2013.A União Internacional de Telecomunicações considera que "O telemóvel foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história".
......................Com o objetivo de tornar a mídia móvel uma plataforma de publicidade mais eficiente e eficaz para agências e profissionais de marketing, o IAB Brasil e a MMA - Mobile Marketing Association - iniciaram uma colaboração para o desenvolvimento e suporte a melhores práticas e diretrizes de uso, criação e mensuração. Este documento, em sua primeira versão, reproduz parcialmente o conteúdo das Mobile Advertising Guidelines Global, publicadas semestralmente pela MMA, e representa o primeiro resultado desta cooperação.
......................Assim, dessa forma logo teremos publicidade infinitamente variadas nos aparelhos móveis, além de muitos outros recursos. Abaixo, alguns exemplos de peças publicitárias desenvolvidas para anunciar serviços e aparelho de telefonia em geral.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário