2 de jan. de 2012

Publicidades Criativas para Vender Carro

.....................Propaganda nunca foi a alma do negócio; a publicidade sim, porque sustenta esse corpo praticamente desde a sua criação terminológica pelo papa Gregório XV fundando a Congregatio Propaganda Fide (Congregação para a Propagação da Fé) em 1622. Era uma comissão de Cardeais que tinha como objetivo fundar seminários formadores de missionários que difundisse a religião católica, e supervisionar a propagação do Cristianismo pelo mundo. Ou seja, a propaganda é uma atividade voltada para promover o sistema ideológico, como doutrinas religiosas ou princípios políticos.
.....................A publicidade deriva de público (do latim publicus) e é conceituada como a arte de tornar público, divulgar um fato ou uma idéia, já com objetivos comerciais, uma vez que pode despertar o desejo da compra, levando-o à ação. É um conjunto de técnicas de ações coletivas com o propósito de tornar conhecido um produto, um serviço, uma marca, promovendo assim uma atividade comercial. É mais ampla que a propaganda e engloba todas as formas de comunicação, tornando-se uma técnica comercial de comunicação em massa.
.....................De maneira bem simples, podemos entender que a publicidade nasceu quando “alguém disse a alguém que tinha alguma coisa a oferecer”, fosse um produto, fosse um serviço. O fato é que há vários registros identificando ações publicitárias no decorrer da história. Há relatos que contam sobre uma tabuleta na China, datada aproximadamente de 3 000 a.C, que indicava a casa de um alfaiate. (Martins, 2002).
.....................A propaganda que conhecemos, começou a tomar forma mesmo com a igreja católica, com a criação de uma congregação religiosa para propagar a fé no mundo. Após este período, a propaganda consegue um novo avanço considerável, no aspecto eficiência, somente depois da Primeira Guerra Mundial, quando o alemão Paul Joseph Goebbles desenvolve um produto de sucesso chamado Adolf Hitler.
.....................Doutor em humanidades, Goebbles estudou o comportamento e, principalmente, a sociedade alemã da época, conhecendo assim as necessidades e ansiedades do povo, desenvolvendo técnicas de convencimento individuais e coletivas, que trabalhadas com ações psicológicas, tornou Hitler convincente. Muito do que Goebbles criou foi melhorado, estudado e incorporado na comunicação, especialmente a comunicação em massa.
.....................Muitos anúncios publicitários nos encantam pela criatividade, especialmente quando são engraçados e quando tocam em alguns dos nossos sentimentos e desejos mais importantes. Não é novidade que carros são a paixão de muita gente. E parece que a publicidade para o anúncio de automóveis é uma das áreas da propaganda onde os publicitários mais conseguem extravasar sua criatividade.
.....................Abaixo, uma seleção de anúncios feitas para vender carros que, com certeza, encantam tanto quanto o produto que anunciam pois a criatividade é cada vez mais diferenciadas.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionados: Rafa Morawski / Quintal Virtual

Um comentário:

Agencia emarket disse...

Parabéns pelo post, além de criativo você mostrou outro ponto de vista.

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage