12 de fev. de 2012

Publicidade com Responsabilidade Social é Válida?

......................Tráfico ou uso de drogas, violência contra pessoas ou animais, indivíduos procurados, homicídio, estelionato, fraude, falsificação, abandono e desmanche de veículos, roubos ou furtos, porte de arma ilegal, seqüestro, estupro, prostituição, contrabando, depósito clandestino, crimes contra a saúde pública, meio ambiente ou patrimônio, violências em geral.
......................Quem paga por este segundo minuto ou peça de publicidade? E para que? O custo de cada uma destas propagandas é um absurdo, é um dinheiro que pode ser inteiramente mal gasto. Uma coisa seriam propagandas de interesse público, use o cinto de segurança, jogue lixo no lixo e mais ainda assim acho um excesso se mal direcionada, especialmente em um período de crise como é tão falado pelos nossos governantes em solucionar os mesmos problemas que eles querem alertar.
......................É mais fácil investir em publicidade do que em realmente fazer acontecer. Punir quem não as cumprir é tão difícil que tudo fica por isso mesmo já que poucos realmente querem mudar as nossas já tão faladas Leis.
......................E a gente fica se perguntando: o que está acontecendo? Aonde é que a gente vai para com isso? O que pode ser feito para combater a violência contra a criança, idosos mulheres? De onde vem tanta violência seja no trânsito ou no consumo de drogas? Só ficar nas mensagens, vai chegar uma hora que tudo realmente estará perdido.
......................Um detalhe importante destacado pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), nesses últimos anos, foi à mudança no perfil dos anunciantes públicos, isto é, antes a grande a maioria das ações eram feitas para a esfera federal, de alguns anos para cá, houve um aumento considerável da participação das prefeituras, incluindo câmera de vereadores, tribunais de contas e assembléias legislativas que até então, não contratavam este tipo de serviço. Realmente os poderes públicos estão investindo muito em publicidade alertativas e poucos fazem para resolverem os problemas, como foi destacaddo por mim anteriormente.
......................Conscientiza a população a limparem suas casas no combate a Dengue, alerta ao motorista aos perigos do trânsito, o combate as drogas e por ai vai. Mas investimento em saneamentos, punição aos inflatores e deixar livre e soltos os viciados para fomentar o mercado do tráfico são algumas das principais causas de que essas campanhas não darão certo tão cedo.
......................Não quero deixar de mencionar as organizações do Terceiro Setor que representam, fundamentalmente, a busca do desenvolvimento de uma sociedade fundada nos valores da democracia, liberdade, igualdade, participação e solidariedade. Insertas nesta vocação também contribuem como pode em campanha de conscientizações sociais existem pelo mundo.
......................Quero deixar claro que não estou sendo contra esse tipo de publicidade. Todas são válidas, mas devemos pensar em quem deveria fazer valer as mensagens não a fazem; e isso é um risco para mim, você e todos nós, independente da classe social.
......................Abaixo algumas peças publicitárias voltadas ao tema aqui mencionado. São campanhas de vários países, muitos dos quais realmente são válidas e com resultados satisfatórios para a população.
(Clique na Imagem para Ampliar)



















6 comentários:

Evânia disse...

Propaganda feita para dengue é uma delas.

Paulo Henrique disse...

bom mesmo se as pessoas se conscientizassem. carnaval chegando e as campanhas passam batidas: álcool e direção, aids e prevenção. infelizmente é assim

Anônimo disse...

É mais fácil punir quem não usa o cinto de segurança do que mandar para a cadeia quem mata por estar alcoolizado. Os carros estão cada vez mais potentes. Para que? Ruas estreitas e estradas cheia de altos e baixos, fora os buracos.

Carlos disse...

Aqui no Rio a Dengue avança e somente campanha não vai dar resultado. Comodismo do povo e dos políticos, infelizmente pessoas vão morrer pelo descaso.

Publicidade na Web disse...

Uma foto melhor que a outra,estao de parabéns

Publicidade na Web disse...

Imagens bem criativas,gostei (:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage