20 de mar. de 2012

Ajuda de Mãe - Gravidez na Adolescência

.................A Ajuda de Mãe é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos que foi fundada em 1991. Tem como objectivo apoiar mulheres grávidas e mães sós ou em dificuldades, criando assim condições para melhor receberem e criarem os seus bebês.
.................Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
.................A incidência de gravidez na adolescência está crescendo e, nos EUA, onde existem boas estatísticas, vê-se que de 1975 a 1989 a porcentagem dos nascimentos de adolescentes grávidas e solteiras aumentou 74,4%. Em 1990, os partos de mães adolescentes representaram 12,5% de todos os nascimentos no país. Lidando com esses números, estima-se que aos 20 anos, 40% das mulheres brancas e 64% de mulheres negras terão experimentado ao menos 1 gravidez nos EUA. Em alguns países, como Portugal, também é um problema social que preocupa as autoridades.
.................Em Portugal há uma infinidade de instituições que lutam pela Vida no dia a dia, resolvendo problemas concretos: acolhimento de grávidas, de mães, de bebés, apoio psicológico, apoio médico, aconselhamento jurídico etc.
.................A Ajuda de Mãe dispõe de uma linha S.O.S. Grávida - Linha telefônica anônima e confidencial onde quem telefona vê esclarecidas as suas dúvidas durante sua gravidez, sexualidade e planeamento familiar e partilha de expectativas e ansiedades. Através deste simples contacto telefônico poderá, se necessário, ser também encaminhado para os recursos disponíveis na comunidade.
.................A peça gráfica abaixo visa de forma clara e objetiva mobilizar a consciência das jovens adolescentes a se precaverem sobre a gravidez precoce. A mensagem é simples e direta, boa execução mais que pode causa certas informações erradas já que poderia ser entendida de várias formas. Mais um serviço de apoio poderá torná-la mais compreensível.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Uma gravidez precoce não é um conto de fadas.

Agência: Fuel / Lisboa - Portugal
Diretor de Arte: Bruna Gonzalez
Redator: João Silva
Diretores de Criação: Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Fotografia: Frederick VanZeller

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage