15 de jul. de 2012

Publicidade com Criatividade Artesanal

...........O Publicitário tem que ser relevante sempre. A mais linda execução criativa irá render um grande “E daí?” se não fizer sentido na vida, família, trabalho, etc. Sempre prefira um anúncio relevante a outro excitante, porém irrelevante. Tem que ser simples e direto. Não bobo, mas decidido [concentre-se em uma coisa por vez]. Quem tem tempo ou desejo de ouvir/ver propaganda? Seja ousado. Ideias seguras podem lhe matar. Se já fou feito antes, seus concorrentes estarão prontos para elas. Sua única chance de ganhar a disputa é como algo que nunca foi feito antes. O que significa que nem você já viu antes. Seja corajoso!
...........Quando um cliente vai até uma agência querendo “fazer propaganda”, geralmente, ele tem uma coisa em mente: vender mais. No entanto, vender mais não é a função da propaganda. O que a empresa deve ter em mente ao contratar uma agência é que mais pessoas vão considerar comprar o seu produto. Simples assim. Mas bastante difícil em um mundo com tantas opções. Propaganda nenhuma vende um produto se quando o consumidor chegar pra comprar, está em falta, é mais caro do que ele pensava, a embalagem é frágil, o atendimento é fraco, etc. A propaganda leva o consumidor até a marca, mas é ele quem passa o cartão no final das contas.
...........Para aumentar a lembrança, o consumidor precisa se envolver emocionalmente, isso nada mais é que engajamento emocional. É difícil lembrar de algo que você não concorda, não gosta ou não se interessa. A palavra-chave para se conseguir isso é: relevância. Outro ponto importante é conhecer bem o seu público e com quem você está falando. Anúncios que vendem pra todo mundo costumam ser um fracasso nesse ponto.
...........Estudos demonstram que a memória funciona com base na quantidade que uma informação nova é associada a informações já gravadas na mente. Isso talvez explique porque os anúncios de hoje retratam pessoas mais comuns em situações do cotidiano, ao invés de super-humanos felizes, loiros de olhos azuis em cenários paradisíacos como costumava ser antigamente.
...........As pessoas adoram novidades. Criar algo novo é sempre mais uma oportunidade de estimular o boca a boca. Um bom comercial, por melhor que seja, só pode ser compartilhado uma vez. Coisas novas são motivos para que elas falem mais do mesmo.
...........Sempre que possível, use o produto como protagonista em cena, não apenas uma mercadoria. Isso se provou um método tremendamente eficiente em fazer as pessoas lembrarem dele. Porque o elemento provocante da propaganda é também o elemento que vende o seu produto. Isso é algo tão simples, e tão difícil se executar.
...........O Publicitário tem que andar antenado às novidades. Captar tudo que está ao alcance dos seus olhos e se possível guardar isso como um referencial de uma futura ideia a ser concebida. Uma máquina fotográfica é um elemento fundamental para isso. As feiras artesanais e alguns artistas plásticos são uma boa fontes de ideias nova para uma arte que pode casar com aquela peça que você quer dar uma tcham especial. Ai entra a criatividade de casar a mensagem, arte e produto.
...........Confira abaixo alguns casos de criatividade artesanal onde o diferencial é mostrar uma nova forma de atrair a atenção do consumidor. Mesmo em alguns casos onde a arte é digital, sua fonte de referência vem da cultura popular.
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