26 de jan de 2013

Criatividade na Publicidade e Propaganda

A publicidade e a propaganda quase sempre
estão associadas à criatividade.

............A criatividade é uma excelente ferramenta para chamar a atenção. A ideia básica da propaganda é chamar, capturar a sua atenção e, em seguida, passar o recado. De preferência rapidamente, pois a atenção é fugidia. Pura e simplesmente isso, só isso.
............Só que para chamar a atenção fica sendo cada vez mais difícil pela multiplicidade de apelos, pela "gritaria", auditiva e visual, a que somos submetidos. E quanto mais "gritam", mais somos seletivos.
............Uma propaganda ou publicidade extremamente criativa, e que não produza resultados concentrados no cliente que a paga, é mais insignificante do que as propagandas não veiculadas, pois estas não "gastaram" tanto o tempo de veiculação como o tempo de atenção dos possíveis clientes.
............A propaganda e a publicidade precisam, preferencialmente, focar a sua vantagem competitiva, o seu diferencial, aquilo que só você oferece para o seu público-alvo, aquilo que só a sua oferta oferece.
............Mostrar a necessidade que os clientes têm do que você faz ou fazer publicidade do seu ramo de atividade, pode também, e frequentemente é isso o que acontece, incentivam a compra também nos seus concorrentes, pois, a princípio, você se coloca como uma opção, mais uma opção. Esta atividade é bem próxima de chover no molhado.
............Se você precisa falar com o seu público-alvo, lembre-se que o principal é capturar a atenção do seu cliente potencial e deixar o recado. E o recado deve ser o que só você oferece, aquilo que distingue sua oferta da oferta dos concorrentes. A propaganda também precisa ser segmentada, na medida em que tem ofertas diferentes a públicos-alvos diferentes.
............Veja, abaixo, alguns excelentes exemplos de Publicidade Criativa. Lembre-se de que a linha que separa o melhor humor e a completa babaquice é tênue, separada as vezes apenas, por uma vírgula no lugar certo. Não expliquem tanto, isso tira a graça, escreva nas entrelinha de forma que seja facilmente interpretada.
(Clique na Imagem para Ampliar)




















Texto Relacionado: Carlos Alberto de Faria (Merkatus: Ajudando clientes a atrair clientes)

Nenhum comentário:

Ocioso Links Interessantes

Visite e Compartlhe a Fanpage